Práticas para o desenvolvimento da autonomia moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Larissa Liss Cardoso de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150643
Resumo: Este trabalho trata sobre o desenvolvimento da autonomia moral a partir da perspectiva piagetiana, segundo a qual a capacidade moral é uma latência que o jovem pode desenvolver, tal qual o desenvolvimento sensório-motor ou intelectual. O objetivo é exemplificar e analisar, através de situações típicas de sala de aula encontradas em material audiovisual, procedimentos de professores que oportunizem o desevolvimento da autonomia moral pelos alunos. Foram analisadas cenas do filme “Entre os Muros da Escola” (2009) e do documentário “Quando sinto que já sei” (2014). Os procedimentos pedagógicos foram classificados segundo as categorias: mediação de conflitos, princípio do respito mútuo, vigilância tranquila, sanções por recriprocidade e espaço de reflexão moral e ética. Além de analisadas as cenas, foram sugeridas formas de intervenção alternativas visando a criação de um espaço de convivência baseado no princípio do respeito mútuo e favorável à construção da autonomia dos estudantes. O estudo evidenciou a necessidade do planejamento de práticas pedagógicas que oportunizem aos estudantes espaços de reflexão e de decisão acerca de suas condutas, levando em conta as perspectivas dos demais envolvidos sobre os problemas. Tal ambiente de convivência é necessário para que os alunos construam seus próprios valores a partir de princípios e normas compartilhados.
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