QUANTITATIVE AND QUALITATIVE COMPONENTS AND INDICATORS OF PRODUCTIVITY IN EDUCATIONAL CENTERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talebian, Amir Hassan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vaisi, Gholamreza, Ellahi, Seifollah Fazl
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6375
Resumo: O papel dos recursos humanos na promoção da produtividade das organizações de serviços é importante devido à produção e entrega direta de serviços humanos. A aplicação de mão-de-obra motivada, capacitada e produtiva, além de fornecer serviços de qualidade, pode utilizar outros recursos dentro da organização de maneira eficiente e desejável e realizar os vários aspectos da produtividade e, finalmente, beneficiar a organização. Portanto, o objetivo deste artigo é componentes e indicadores quantitativos e qualitativos em centros educacionais. Esta pesquisa foi prática e descritiva. A população deste estudo incluiu todos os centros educacionais em 2018. O tamanho da amostra foi estimado com base em Krejcie e Morgan Table (123 pessoas) selecionadas por amostragem aleatória estratificada. A ferramenta de coleta de dados foi um questionário composto por 4 componentes de requisitos educacionais (4 itens), indicadores quantitativos de educação (4 itens), indicadores qualitativos de educação (8 itens), especificidade externa do ambiente (6 itens), características ambientais internas (7 itens) ), características do ambiente psicológico (11 itens) e gestão estratégica de recursos humanos (5 itens) que, com base em uma escala Likert de cinco pontos, de fortemente discordado a fortemente aceito. A validade do conteúdo do questionário foi confirmada pela opinião de especialistas. O coeficiente alfa de Cranach das variáveis também foi superior a 0,7, indicando consistência interna dos itens e confirmação de confiabilidade. O método dos mínimos quadrados parciais foi utilizado para testar o modelo de pesquisa usando o software PLS. Com base nos resultados, todos os componentes identificados foram significativos no modelo conceitual padrão e apenas os componentes "qualidade da educação" e "características do ambiente psicológico" não tiveram importância na formação do modelo de produtividade educacional no presente estudo.
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spelling QUANTITATIVE AND QUALITATIVE COMPONENTS AND INDICATORS OF PRODUCTIVITY IN EDUCATIONAL CENTERSQUANTITATIVE AND QUALITATIVE COMPONENTS AND INDICATORS OF PRODUCTIVITY IN EDUCATIONAL CENTERSCOMPONENTES CUANTITATIVOS Y CUALITATIVOS E INDICADORES DE PRODUCTIVIDAD EN CENTROS EDUCATIVOSComponentes Quantitativos e QualitativosIndicadores Qualitativos e QuantitativosCentros EducacionaisProdutividadecomponentes cuantitativos y cualitativosindicadores cualitativos y cuantitativoscentros educativosproductividadQuantitative and Qualitative ComponentsQualitative and Quantitative IndicatorsEducational CentersProductivityO papel dos recursos humanos na promoção da produtividade das organizações de serviços é importante devido à produção e entrega direta de serviços humanos. A aplicação de mão-de-obra motivada, capacitada e produtiva, além de fornecer serviços de qualidade, pode utilizar outros recursos dentro da organização de maneira eficiente e desejável e realizar os vários aspectos da produtividade e, finalmente, beneficiar a organização. Portanto, o objetivo deste artigo é componentes e indicadores quantitativos e qualitativos em centros educacionais. Esta pesquisa foi prática e descritiva. A população deste estudo incluiu todos os centros educacionais em 2018. O tamanho da amostra foi estimado com base em Krejcie e Morgan Table (123 pessoas) selecionadas por amostragem aleatória estratificada. A ferramenta de coleta de dados foi um questionário composto por 4 componentes de requisitos educacionais (4 itens), indicadores quantitativos de educação (4 itens), indicadores qualitativos de educação (8 itens), especificidade externa do ambiente (6 itens), características ambientais internas (7 itens) ), características do ambiente psicológico (11 itens) e gestão estratégica de recursos humanos (5 itens) que, com base em uma escala Likert de cinco pontos, de fortemente discordado a fortemente aceito. A validade do conteúdo do questionário foi confirmada pela opinião de especialistas. O coeficiente alfa de Cranach das variáveis também foi superior a 0,7, indicando consistência interna dos itens e confirmação de confiabilidade. O método dos mínimos quadrados parciais foi utilizado para testar o modelo de pesquisa usando o software PLS. Com base nos resultados, todos os componentes identificados foram significativos no modelo conceitual padrão e apenas os componentes "qualidade da educação" e "características do ambiente psicológico" não tiveram importância na formação do modelo de produtividade educacional no presente estudo.El papel de los recursos humanos en la promoción de la productividad de las organizaciones de servicios es importante debido a la producción y entrega directa de servicios humanos. La aplicación de mano de obra motivada, empoderada y productiva, además de proporcionar servicios de calidad, puede utilizar otros recursos dentro de la organización de manera eficiente y deseable y darse cuenta de los diversos aspectos de la productividad y, en última instancia, beneficiar a la organización. Por lo tanto, el propósito de este artículo es para componentes e indicadores cuantitativos y cualitativos en centros educativos. Esta investigación fue práctica y descriptiva. La población de este estudio incluyó todos los centros educativos en 2018. El tamaño de la muestra se estimó en base a Krejcie y Morgan Table (123 personas) que seleccionaron mediante muestreo aleatorio estratificado. La herramienta de recolección de datos fue un cuestionario que consta de 4 componentes de requisitos educativos (4 ítems), indicadores cuantitativos de educación (4 ítems), indicadores cualitativos de educación (8 ítems), especificidad del ambiente externo (6 ítems), características ambientales interiores (7 ítems) ), las características del entorno psicológico (11 ítems) y la gestión estratégica de los recursos humanos (5 ítems) que se basa en una escala Likert de cinco puntos desde muy en desacuerdo hasta muy de acuerdo. La validez de contenido del cuestionario fue confirmada por la opinión de expertos. El coeficiente alfa de Cranach de las variables también fue superior a 0.7, lo que indica la consistencia interna de los ítems y la confirmación de confiabilidad. Se usó el método de mínimos cuadrados parciales para probar el modelo de investigación utilizando el software PLS. Con base en los resultados, todos los componentes identificados fueron significativos en el modelo conceptual predeterminado y solo los componentes de "calidad de la educación" y "características del entorno psicológico" no tuvieron un significado en la formación del modelo de productividad educativa en el presente estudio.The role of human resources in promoting productivity of service organizations is important due to the direct production and delivery of human services. Applying manpower motivated, empowered and productive, in addition to providing quality services, can utilize other resources within the organization efficiently and desirably and realize the various aspects of productivity and ultimately benefit the organization. Therefore, the purpose of this article is to quantitative and qualitative components and indicators in educational centers. This research was practical and descriptive. The population of this study included all educational centers in 2018. Sample size was estimated based on Krejcie and Morgan Table (123 people) that selected by stratified random sampling. Data collection tool was a questionnaire consisting of 4 components of educational requirements (4 items), quantitative indicators of education (4 items), qualitative indicators of education (8 items), external environment specificity (6 items), indoor environmental characteristics (7 items), characteristics of psychological environment (11 items) and strategic human resource management (5 items) that based on a five-point Likert scale from strongly disagreed to strongly agreed. The content validity of the questionnaire was confirmed by expert opinion. Cranach’s alpha coefficient of the variables was also higher than 0.7 that indicating internal consistency of the items and confirmation of reliability. Partial least squares method was used to test the research model by using PLS software. Based on the results, all identified components were significant in the default conceptual model and only the components of "quality of education" and "characteristics of the psychological environment" did not have a significance in forming the model of educational productivity in the present study.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637510.22481/praxisedu.v16i39.6375Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 217-237Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 217-237Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 217-2372178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBenghttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6375/4701Talebian, Amir HassanVaisi, GholamrezaEllahi, Seifollah Fazlinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6375Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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