O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Aline Milena Borges da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10761
Resumo: Este trabalho é resultante de um projeto didático desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Português III, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que objetiva despertar, em alunos do sexto ano da modalidade regular de uma escola estadual de Igarassu-PE, além do interesse e curiosidade pela leitura do texto literário, um senso criativo para construção de releituras das histórias atemporais dos contos de fadas. O projeto atende a uma regência de 20 horas-aula e foi realizado em sequência ao período de observação da escola e da turma, realizado no mesmo tempo de duração. Sendo assim, para o seu planejamento, foram analisadas questões do cotidiano e cultura escolar, das relações em sala de aula e da prática pedagógica da professora supervisora do estágio. Portanto, a partir das provocações geradas pela leitura/escuta dos contos de fadas e do tensionamento dos elementos que compõem a sua materialidade multissemiótica, foram conduzidos momentos de pesquisa, reconto e produção de releituras, nos quais foi possível aprofundar (e mesmo introduzir) os alunos no universo mágico dessas histórias bem como recriá-las ludicamente através de modos alternativos de imaginar e conceber seus personagens.
id UESB-8_0b7c4ef42881411dea20c1458fa6abd0
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10761
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino FundamentalThe fairy tale crossing the world: creativity, imagination and fantasy in the Portuguese Language ClassesLiteraturaEstágioContos de fadasNarrativasReleituraLiteratureInternshipFairy talesNarrativeRereadingEste trabalho é resultante de um projeto didático desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Português III, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que objetiva despertar, em alunos do sexto ano da modalidade regular de uma escola estadual de Igarassu-PE, além do interesse e curiosidade pela leitura do texto literário, um senso criativo para construção de releituras das histórias atemporais dos contos de fadas. O projeto atende a uma regência de 20 horas-aula e foi realizado em sequência ao período de observação da escola e da turma, realizado no mesmo tempo de duração. Sendo assim, para o seu planejamento, foram analisadas questões do cotidiano e cultura escolar, das relações em sala de aula e da prática pedagógica da professora supervisora do estágio. Portanto, a partir das provocações geradas pela leitura/escuta dos contos de fadas e do tensionamento dos elementos que compõem a sua materialidade multissemiótica, foram conduzidos momentos de pesquisa, reconto e produção de releituras, nos quais foi possível aprofundar (e mesmo introduzir) os alunos no universo mágico dessas histórias bem como recriá-las ludicamente através de modos alternativos de imaginar e conceber seus personagens.This work is the result of a didactic project developed in the discipline of Supervised Curricular Internship in Portuguese III at the Federal University of Pernambuco (UFPE), which aims to awaken, in sixth year students of the regular modality of a state school of Igarassu-PE, besides the interest and curiosity for reading the literary text, a creative sense for building rereadings of the timeless stories of fairy tales. The project meets a regency of 20 hours-class and was held following the period of observation of the school and class, held in the same duration. Thus, for its planning, issues of daily life and school culture, classroom relations and the teacher’s (a) supervisor(a) pedagogical practice were analyzed. Therefore, from the provocations generated by the reading/listening of fairy tales and the tension of the elements that make up its multi-semiotic materiality, moments of research, reconversion and production of rereadings were conducted, in which it was possible to deepen (and even introduce) students into the magical universe of these stories as well as recreate them ludically through alternative ways of imagining and conceiving their characters.Edições UESB2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1076110.22481/riduesb.v7i2.10761Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 10-252525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10761/7199Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Aline Milena Borges da Silva2022-12-27T00:35:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10761Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-12-27T00:35:08Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
The fairy tale crossing the world: creativity, imagination and fantasy in the Portuguese Language Classes
title O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
spellingShingle O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
Dias, Aline Milena Borges da Silva
Literatura
Estágio
Contos de fadas
Narrativas
Releitura
Literature
Internship
Fairy tales
Narrative
Rereading
title_short O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
title_full O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
title_fullStr O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
title_sort O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
author Dias, Aline Milena Borges da Silva
author_facet Dias, Aline Milena Borges da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Aline Milena Borges da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Estágio
Contos de fadas
Narrativas
Releitura
Literature
Internship
Fairy tales
Narrative
Rereading
topic Literatura
Estágio
Contos de fadas
Narrativas
Releitura
Literature
Internship
Fairy tales
Narrative
Rereading
description Este trabalho é resultante de um projeto didático desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Português III, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que objetiva despertar, em alunos do sexto ano da modalidade regular de uma escola estadual de Igarassu-PE, além do interesse e curiosidade pela leitura do texto literário, um senso criativo para construção de releituras das histórias atemporais dos contos de fadas. O projeto atende a uma regência de 20 horas-aula e foi realizado em sequência ao período de observação da escola e da turma, realizado no mesmo tempo de duração. Sendo assim, para o seu planejamento, foram analisadas questões do cotidiano e cultura escolar, das relações em sala de aula e da prática pedagógica da professora supervisora do estágio. Portanto, a partir das provocações geradas pela leitura/escuta dos contos de fadas e do tensionamento dos elementos que compõem a sua materialidade multissemiótica, foram conduzidos momentos de pesquisa, reconto e produção de releituras, nos quais foi possível aprofundar (e mesmo introduzir) os alunos no universo mágico dessas histórias bem como recriá-las ludicamente através de modos alternativos de imaginar e conceber seus personagens.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10761
10.22481/riduesb.v7i2.10761
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10761
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v7i2.10761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10761/7199
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 2 (2022): v. 7 n. 2: (jul. - dez., 2022); 10-25
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188134334464