A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mônica Araújo da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira Jr, Wenceslao Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9390
Resumo: O artigo tem como objetivo aproveitar as experiências dos autores com música e cinema na escola de Educação Infantil e perceber nelas o que pode vir a ser música para cinema. Há vivências que aconteceram sem intervenção ou planejamento, assim como outras que foram pensadas e planejadas. Apresentando a potência das narrativas docentes para as investigações sobre a formação de professores, o texto tem como matéria-prima principal quatro relatos da educadora-autora sobre suas primeiras experimentações com a criação de música para pequenos filmes produzidos na Educação Infantil. Esses relatos foram realizados no projeto de extensão e pesquisa Lugar-escola e Cinema, situado no Cineclube Regente/Cha e no Programa Cinema e Educação, da Prefeitura Municipal de Campinas. Ao manter os relatos (quase) na íntegra, garante-se o frescor, a simplicidade e a singularidade de cada uma das vivências autobiográficas relatadas logo após terem ocorrido, com maior proximidade do percurso de aprendizado docente operado pelos problemas colocados da música para o cinema e do cinema para a música na escola de Educação Infantil. O texto analisa os modos de envolvimento das crianças pequenas nesses processos de criação, tendo como mote a pergunta: o que seria música para cinema numa escola de Educação Infantil?
id UESB-8_26f33e24446ca1f6b6e8e9a073451135
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9390
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantilMusic happens: experiences with music and cinema at the early childhood schoolEducação InfantilCinemaMúsicaFormação de professoreschild education; cinema; music; teacher trainingO artigo tem como objetivo aproveitar as experiências dos autores com música e cinema na escola de Educação Infantil e perceber nelas o que pode vir a ser música para cinema. Há vivências que aconteceram sem intervenção ou planejamento, assim como outras que foram pensadas e planejadas. Apresentando a potência das narrativas docentes para as investigações sobre a formação de professores, o texto tem como matéria-prima principal quatro relatos da educadora-autora sobre suas primeiras experimentações com a criação de música para pequenos filmes produzidos na Educação Infantil. Esses relatos foram realizados no projeto de extensão e pesquisa Lugar-escola e Cinema, situado no Cineclube Regente/Cha e no Programa Cinema e Educação, da Prefeitura Municipal de Campinas. Ao manter os relatos (quase) na íntegra, garante-se o frescor, a simplicidade e a singularidade de cada uma das vivências autobiográficas relatadas logo após terem ocorrido, com maior proximidade do percurso de aprendizado docente operado pelos problemas colocados da música para o cinema e do cinema para a música na escola de Educação Infantil. O texto analisa os modos de envolvimento das crianças pequenas nesses processos de criação, tendo como mote a pergunta: o que seria música para cinema numa escola de Educação Infantil?The article aims to take advantage of our experiences with music and cinema at the early childhood education school and to understand in them what can be music for cinema. Experiences that happened without intervention or planning, as well as others that were thought and planned. Presenting the potence of teaching narratives for research on teacher education, the main raw material of the text is four reports by the educator-author about her first experiments with the creation of music for short films produced in early childhood education. These reports were made in the extension and research project Place-school and Cinema, located in the Cineclub Regente/Cha and in the Cinema and Education Program, of the Municipality of Campinas, Brazil. By keeping the reports (almost) in full, the freshness, simplicity and uniqueness of each of the autobiographical experiences reported are maintained right after they have occurred, with greater proximity to the teaching learning path operated by the problems posed by music for cinema and from cinema to music in the early childhood school. The text analyzes the ways in which young children are involved in these creative processes, with the motto of the question: what would be music for cinema in early children's school?Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/939010.22481/riduesb.v6i2.9390Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 71-902525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9390/6399Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mônica Araújo daOliveira Jr, Wenceslao Machado de2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9390Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil
Music happens: experiences with music and cinema at the early childhood school
title A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil
spellingShingle A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil
Silva, Mônica Araújo da
Educação Infantil
Cinema
Música
Formação de professores
child education; cinema; music; teacher training
title_short A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil
title_full A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil
title_fullStr A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil
title_full_unstemmed A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil
title_sort A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil
author Silva, Mônica Araújo da
author_facet Silva, Mônica Araújo da
Oliveira Jr, Wenceslao Machado de
author_role author
author2 Oliveira Jr, Wenceslao Machado de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mônica Araújo da
Oliveira Jr, Wenceslao Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Cinema
Música
Formação de professores
child education; cinema; music; teacher training
topic Educação Infantil
Cinema
Música
Formação de professores
child education; cinema; music; teacher training
description O artigo tem como objetivo aproveitar as experiências dos autores com música e cinema na escola de Educação Infantil e perceber nelas o que pode vir a ser música para cinema. Há vivências que aconteceram sem intervenção ou planejamento, assim como outras que foram pensadas e planejadas. Apresentando a potência das narrativas docentes para as investigações sobre a formação de professores, o texto tem como matéria-prima principal quatro relatos da educadora-autora sobre suas primeiras experimentações com a criação de música para pequenos filmes produzidos na Educação Infantil. Esses relatos foram realizados no projeto de extensão e pesquisa Lugar-escola e Cinema, situado no Cineclube Regente/Cha e no Programa Cinema e Educação, da Prefeitura Municipal de Campinas. Ao manter os relatos (quase) na íntegra, garante-se o frescor, a simplicidade e a singularidade de cada uma das vivências autobiográficas relatadas logo após terem ocorrido, com maior proximidade do percurso de aprendizado docente operado pelos problemas colocados da música para o cinema e do cinema para a música na escola de Educação Infantil. O texto analisa os modos de envolvimento das crianças pequenas nesses processos de criação, tendo como mote a pergunta: o que seria música para cinema numa escola de Educação Infantil?
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9390
10.22481/riduesb.v6i2.9390
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9390
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i2.9390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9390/6399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 71-90
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188070371328