Música na educação infantil: experiências sonoras significativas para a formação integral da criança.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11144 |
Resumo: | Tecemos, neste estudo, sobre a música na Educação Infantil, assim, partimos do problema de pesquisa: Ocorre o processo de musicalização na Educação Infantil? Neste sentido, buscamos apresentar experiências sonoras que contribuem para o desenvolvimento da criança por meio da linguagem musical. Tivemos como objetivo geral: Conhecer as concepções de professores, que atuam na Educação Infantil, acerca da utilização da música para desenvolver a linguagem musical das crianças de forma integral, considerando os aspectos cognitivos, afetivos e motores. E como objetivos específicos: refletir a música como uma linguagem cultural contribuinte ao desenvolvimento integral da criança; identificar as experiências pedagógicas, vivenciadas em sala de aula, que priorizam os diferentes sons; analisar a função da música na Educação Infantil em uma escola pública na cidade de Cachoeira dos Índios/PB. A pesquisa foi embasada à luz de autores como: Andries Nogueira (2017); Ribeiro (2016); Penna (2014); Azevedo (2013); Andrade (2012); Reis et al (2012); Veríssimo (2012); Angotti (2010); Gohn e Stavracas (2010); Guilherme (2010); Garcia (2008); Tardif (2007); Oliveira (2007); Aranha (2006); Brito (2003) Craidy e Kaercher (2001); Loureiro (2001) e Oliveira (2001), dentre outros que nos possibilitaram uma incursão história no entendimento da música enquanto manifestação artística e cultural, bem como a realização de uma articulação com a discussão da Educação Infantil. Em relação ao percurso metodológico adotamos a pesquisa de campo de caráter qualitativa, como instrumento de coleta de dados optamos pela entrevista semiestruturada. A análise de dados deu-se pela análise de conteúdo na modalidade temática. Por fim, entendemos com esta pesquisa, a partir dos resultados obtidos que, embora exista a Lei sobre a obrigatoriedade da música na educação, as práticas cotidianas em sala de aula com a música continuam sendo canções prontas, por conseguinte são mecânicas e estão inseridas como suporte pedagógico. A Educação Infantil é a primeira instituição social em que a criança faz parte, diretamente, e é por meio da socialização que suas habilidades e potencialidades serão desenvolvidas. Nesse contexto, a mediação docente é determinante para o desenvolvimento das linguagens verbais e não verbais, das crianças, em fase de desenvolvimento e a música consiste em uma linguagem musical que possibilita a criança apreciá-la e expressar-se, bem como, conhecer e explorar a diversidade cultural, entre outras habilidades intrínseca ao ser humano. |
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Música na educação infantil: experiências sonoras significativas para a formação integral da criança.Music in early childhood education: significant sound experiences for the integral education of children.MusicalizaçãoEducação infantilMúsicaFormação de professoresMusicalizationChild EducationMusicTeacher TrainingEducação.Tecemos, neste estudo, sobre a música na Educação Infantil, assim, partimos do problema de pesquisa: Ocorre o processo de musicalização na Educação Infantil? Neste sentido, buscamos apresentar experiências sonoras que contribuem para o desenvolvimento da criança por meio da linguagem musical. Tivemos como objetivo geral: Conhecer as concepções de professores, que atuam na Educação Infantil, acerca da utilização da música para desenvolver a linguagem musical das crianças de forma integral, considerando os aspectos cognitivos, afetivos e motores. E como objetivos específicos: refletir a música como uma linguagem cultural contribuinte ao desenvolvimento integral da criança; identificar as experiências pedagógicas, vivenciadas em sala de aula, que priorizam os diferentes sons; analisar a função da música na Educação Infantil em uma escola pública na cidade de Cachoeira dos Índios/PB. A pesquisa foi embasada à luz de autores como: Andries Nogueira (2017); Ribeiro (2016); Penna (2014); Azevedo (2013); Andrade (2012); Reis et al (2012); Veríssimo (2012); Angotti (2010); Gohn e Stavracas (2010); Guilherme (2010); Garcia (2008); Tardif (2007); Oliveira (2007); Aranha (2006); Brito (2003) Craidy e Kaercher (2001); Loureiro (2001) e Oliveira (2001), dentre outros que nos possibilitaram uma incursão história no entendimento da música enquanto manifestação artística e cultural, bem como a realização de uma articulação com a discussão da Educação Infantil. Em relação ao percurso metodológico adotamos a pesquisa de campo de caráter qualitativa, como instrumento de coleta de dados optamos pela entrevista semiestruturada. A análise de dados deu-se pela análise de conteúdo na modalidade temática. Por fim, entendemos com esta pesquisa, a partir dos resultados obtidos que, embora exista a Lei sobre a obrigatoriedade da música na educação, as práticas cotidianas em sala de aula com a música continuam sendo canções prontas, por conseguinte são mecânicas e estão inseridas como suporte pedagógico. A Educação Infantil é a primeira instituição social em que a criança faz parte, diretamente, e é por meio da socialização que suas habilidades e potencialidades serão desenvolvidas. Nesse contexto, a mediação docente é determinante para o desenvolvimento das linguagens verbais e não verbais, das crianças, em fase de desenvolvimento e a música consiste em uma linguagem musical que possibilita a criança apreciá-la e expressar-se, bem como, conhecer e explorar a diversidade cultural, entre outras habilidades intrínseca ao ser humano.We weave, in this study, about music in Child education, thus, we start from the research problem: Does the process of musicalization in early childhood occurs? In this sense, we seek to present sound experiences that contribute to the child's development through musical language. Our general objective was: To understand the understanding of teachers, who work in early childhood education, about the use of music to develop children's musical language in an integral way, considering cognitive, affective and motor aspects. And as specific objectives: to reflect music as a cultural language contributing to the integral development of the child; identify the pedagogical experiences lived in the classroom that prioritize the different sounds; to analyze the role of music in early childhood education in a public school in the city of Cachoeira dos Índios / PB. The research was based on the authors: Andries Nogueira (2017); Ribeiro (2016); Penna (2014); Azevedo (2013); Andrade (2012); Reis et al (2012); Verissimo (2012); Angotti (2010); Gohn and Stavracas (2010); Guilherme (2010); Garcia (2008); Tardif (2007); Oliveira (2007); Spider (2006); Brito (2003) Craidy and Kaercher (2001); Loureiro (2001) and Oliveira (2001), among others that allowed us a historical foray into the understanding of music as an artistic and cultural manifestation, as well as an articulation with the discussion of Early Childhood Education. Regarding the methodological path we adopted the qualitative field research, as a data collection instrument we opted for the semi-structured interview. Data analysis was performed by thematic content analysis. Finally, we understand from this research, from the results obtained that, although there is the Law on the obligation of music in education, everyday classroom practices with music are still ready-made songs, therefore they are mechanical and are inserted as pedagogical support. Early childhood education is the first social institution in which the child is a direct member, and it is through socialization that their skills and potentialities will be developed. In this context, the teaching mediation is crucial for the development of the verbal and nonverbal languages of the children, in development phase and the music consists of a musical language that allows the child to appreciate and express themselves, as well as to know and explore cultural diversity, among other skills intrinsic to humans.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501SOARES , Luisa de Marillac Ramos.CAMPOS, Maria de Lourdes.BARROS, Cintia Baião de.2019-11-192020-01-23T11:08:41Z2020-01-232020-01-23T11:08:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11144BARROS, Cintia Baião. Música na educação infantil: experiências sonoras significativas para a formação integral da criança. 2019. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T15:01:09Zoai:localhost:riufcg/11144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T15:01:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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