Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros da Fonseca, Eril
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Krause Bierhalz, Crisna Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9458
Resumo: This work seeks to identify thematic, theoretical and methodological trends in the pedagogical practices carried out by PIBID, in the Nature Sciences subproject, linked to Unipampa – Dom Pedrito Campus. Thus, the production reports of the Program (2018-2019) were analyzed at first from three specific axes: thematic, theoretical and methodological trends. The information was organized through the  content analysis following the reading steps; approximation with the thematic axes and systematization of information. It was noticed the approach of environmental themes such as the Pampa Biome and the aspects present in the student's reality; there is no defined methodology, but the practices are generally based according to a progressive conception of teaching. Furthermore, the Program seems to be supported by references close to the idea of contextualization. We can still highlight the dialogue approach in teaching practices, collective planning and the contribution to the constitution of the teacher's identity.
id UESB-8_37bbba76958e0c5ab953345c4cb1fedf
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9458
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendênciasPedagogical practices of Pibid Science of Nature: mapping trendsEnsino de CiênciasContextualizaçãoRelatórios de produçãoTeaching ScienceContextualizationReport ProductionThis work seeks to identify thematic, theoretical and methodological trends in the pedagogical practices carried out by PIBID, in the Nature Sciences subproject, linked to Unipampa – Dom Pedrito Campus. Thus, the production reports of the Program (2018-2019) were analyzed at first from three specific axes: thematic, theoretical and methodological trends. The information was organized through the  content analysis following the reading steps; approximation with the thematic axes and systematization of information. It was noticed the approach of environmental themes such as the Pampa Biome and the aspects present in the student's reality; there is no defined methodology, but the practices are generally based according to a progressive conception of teaching. Furthermore, the Program seems to be supported by references close to the idea of contextualization. We can still highlight the dialogue approach in teaching practices, collective planning and the contribution to the constitution of the teacher's identity.Este trabalho busca identificar tendências temáticas, teóricas e metodológicas nas práticas pedagógicas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no subprojeto Ciências da Natureza, vinculado à Unipampa – Campus Dom Pedrito. Para isso analisaram-se os relatórios de produção do Programa (2018-2019) a partir de três eixos definidos a priori: abordagem de temas, tendências teóricas e metodológicas. As informações foram organizadas por meio da análise de conteúdo seguindo as etapas de leitura, aproximação com os eixos temáticos e sistematização das informações. Verificou-se que a abordagem de temáticas ambientais, como as relacionadas ao bioma Pampa e aspectos presentes na realidade do estudante prevaleceu nas práticas analisadas. Pôde-se notar que não há uma metodologia definida, mas as práticas são balizadas, em geral, por uma concepção progressista de ensino. Além disso, o Programa parece ancorar-se em referenciais próximos a ideia de contextualização. Destaca-se, ainda, a abordagem dialogada nas práticas de ensino, os planejamentos coletivos e a contribuição para constituição da identidade do professor.Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/945810.22481/riduesb.v6i2.9458Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 91-1052525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9458/6402Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros da Fonseca, ErilKrause Bierhalz, Crisna Daniela 2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9458Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
Pedagogical practices of Pibid Science of Nature: mapping trends
title Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
spellingShingle Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
Medeiros da Fonseca, Eril
Ensino de Ciências
Contextualização
Relatórios de produção
Teaching Science
Contextualization
Report Production
title_short Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
title_full Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
title_fullStr Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
title_sort Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
author Medeiros da Fonseca, Eril
author_facet Medeiros da Fonseca, Eril
Krause Bierhalz, Crisna Daniela
author_role author
author2 Krause Bierhalz, Crisna Daniela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros da Fonseca, Eril
Krause Bierhalz, Crisna Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Contextualização
Relatórios de produção
Teaching Science
Contextualization
Report Production
topic Ensino de Ciências
Contextualização
Relatórios de produção
Teaching Science
Contextualization
Report Production
description This work seeks to identify thematic, theoretical and methodological trends in the pedagogical practices carried out by PIBID, in the Nature Sciences subproject, linked to Unipampa – Dom Pedrito Campus. Thus, the production reports of the Program (2018-2019) were analyzed at first from three specific axes: thematic, theoretical and methodological trends. The information was organized through the  content analysis following the reading steps; approximation with the thematic axes and systematization of information. It was noticed the approach of environmental themes such as the Pampa Biome and the aspects present in the student's reality; there is no defined methodology, but the practices are generally based according to a progressive conception of teaching. Furthermore, the Program seems to be supported by references close to the idea of contextualization. We can still highlight the dialogue approach in teaching practices, collective planning and the contribution to the constitution of the teacher's identity.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9458
10.22481/riduesb.v6i2.9458
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9458
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i2.9458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9458/6402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 91-105
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188090294272