Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12397 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial do professor de Matemática, em particular uma experiência vivenciada pela autora e, desse modo, compreender como se caracteriza a relação entre a instituição e escola. Esta pesquisa teve como procedimento metodológico duas fontes principais, sendo a pesquisa bibliográfica, com amparo na literatura existente sobre o PRP. E a outra parte da pesquisa, aconteceu por meio da observação participativa. Concluímos que, o PRP permite ao estagiário desenvolver a prática docente em um ambiente supervisionado, promovendo a apropriação de conteúdos teóricos, metodológicos e práticos, que estão intimamente relacionados com a construção do conhecimento sobre o ensino da matemática. Além disso, as atividades desenvolvidas no PRP promovem a reflexão do estagiário sobre sua prática de ensino, favorecendo o uso de múltiplos recursos de aprendizagem e a construção de um aprendizado significativo. |
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Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemáticaPedagogical Residency Program: contributions to the initial training of mathematics teachersFormação inicialResidência pedagógicaLicenciatura em MatemáticaInitial formationPedagogical residenceDegree in MathematicsEste trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial do professor de Matemática, em particular uma experiência vivenciada pela autora e, desse modo, compreender como se caracteriza a relação entre a instituição e escola. Esta pesquisa teve como procedimento metodológico duas fontes principais, sendo a pesquisa bibliográfica, com amparo na literatura existente sobre o PRP. E a outra parte da pesquisa, aconteceu por meio da observação participativa. Concluímos que, o PRP permite ao estagiário desenvolver a prática docente em um ambiente supervisionado, promovendo a apropriação de conteúdos teóricos, metodológicos e práticos, que estão intimamente relacionados com a construção do conhecimento sobre o ensino da matemática. Além disso, as atividades desenvolvidas no PRP promovem a reflexão do estagiário sobre sua prática de ensino, favorecendo o uso de múltiplos recursos de aprendizagem e a construção de um aprendizado significativo.This paper aims to analyze the contribution of the Pedagogical Residency Program (PRP) to the initial training of mathematics teachers, in particular an experience lived by the author, as a student of the Degree in Mathematics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Northern Minas Gerais (IFNMG), Salinas Campus and, thus, understand how the relationship between the institution and the school is characterized. This research had two main methodological sources, the bibliographic research, supported by existing literature on PRP. The other part of the research was carried out through participative observation. We conclude that PRP allows the trainee to develop the teaching practice in a supervised environment, promoting the appropriation of theoretical, methodological, and practical content, which are closely related to the construction of knowledge about teaching mathematics. In addition, the activities developed in PRP promote trainee reflection on their teaching practice, favoring the use of multiple learning resources and the construction of meaningful learning.Edições UESB2023-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1239710.22481/riduesb.v8i1.12397Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e12397, 1-162525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12397/8023Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Adriele Oliveira2023-05-30T11:07:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12397Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-05-30T11:07:11Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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