O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Luiz Gustavo Lima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Serra, Larissa Santos, Longuinhos, Rafael Ramos, Oliveira, Simone Souza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11973
Resumo: O presente artigo descreve o desenvolvimento e aplicação de um projeto de Iniciação Científica Júnior chamado “Astrobiologia: um universo de possibilidades”, o qual aborda, de maneira interdisciplinar, conteúdos referentes à Astrobiologia para turmas de 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada na cidade de Feira de Santana, Bahia. Esse projeto resultou das ações de intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no âmbito do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. A partir dele, desenvolveram-se estratégias para facilitar e motivar o aprendizado sobre as Ciências Naturais, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e contribuindo para a alfabetização científica e letramento digital. Destarte, objetivou-se familiarizar os estudantes participantes a temas da Astrobiologia, apresentando novas perspectivas sobre a Ciência como um fator acessível em seu cotidiano. Observou-se que a maioria dos alunos avaliaram de forma positiva as temáticas abordadas e o desempenho dos bolsistas na mediação das atividades, constatando o potencial da inserção de TDICs no processo de ensino-aprendizagem.
id UESB-8_5313d5e634abb2dbdb8413f609a66dc2
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11973
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICsTeaching Astrobiology as an Interdisciplinary Alternative Based on the Use of DICTsLa Enseñanza de la Astrobiología como una Alternativa Interdisciplinaria Basada en el Uso de las TDICsAlfabetização científicaEnsino de ciênciasTecnologias digitais de informação e comunicaçãoScientific literacyScience teachingDigital information and communication technologiesAlfabetización científicaEnseñanza de las cienciasTecnologias digitales de la informacion y la comunicacionO presente artigo descreve o desenvolvimento e aplicação de um projeto de Iniciação Científica Júnior chamado “Astrobiologia: um universo de possibilidades”, o qual aborda, de maneira interdisciplinar, conteúdos referentes à Astrobiologia para turmas de 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada na cidade de Feira de Santana, Bahia. Esse projeto resultou das ações de intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no âmbito do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. A partir dele, desenvolveram-se estratégias para facilitar e motivar o aprendizado sobre as Ciências Naturais, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e contribuindo para a alfabetização científica e letramento digital. Destarte, objetivou-se familiarizar os estudantes participantes a temas da Astrobiologia, apresentando novas perspectivas sobre a Ciência como um fator acessível em seu cotidiano. Observou-se que a maioria dos alunos avaliaram de forma positiva as temáticas abordadas e o desempenho dos bolsistas na mediação das atividades, constatando o potencial da inserção de TDICs no processo de ensino-aprendizagem.Este artículo describe el desarrollo y aplicación de un proyecto de Iniciación Científica Junior denominado “Astrobiología: un universo de posibilidades”, que aborda, de manera interdisciplinaria, contenidos relacionados con la Astrobiología para clases de 1° año de secundaria en una escuela pública. de la red estatal, ubicada en la ciudad de Feira de Santana, Bahia. Este proyecto resultó de las acciones de intervención de los becarios del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Enseñanza, en el ámbito del subproyecto de Biología de la Universidad Estadual de Feira de Santana. A partir de ella se desarrollaron estrategias para facilitar y motivar el aprendizaje de las Ciencias Naturales, utilizando a su favor las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TICD), contribuyendo a la alfabetización científica y la alfabetización digital. Así, el objetivo fue familiarizar a los estudiantes participantes con temas de Astrobiología, presentando nuevas perspectivas sobre la Ciencia como un factor accesible en su vida cotidiana. Se observó que la mayoría de los estudiantes evaluó positivamente los temas abordados y el desempeño de los becarios en la mediación de actividades, notando el potencial de la inserción de las TIC en el proceso de enseñanza-aprendizaje.This article describes the development and application of a Junior Scientific Initiation project called "Astrobiology: a universe of possibilities", which addresses, in an interdisciplinary way, contents related to Astrobiology for 1st year high school classes in a public school. of the state network, located in the city of Feira de Santana, Bahia. This project resulted from the intervention actions of the scholarship holders of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching, within the scope of the Biology subproject of the State University of Feira de Santana. From it, strategies were developed to facilitate and motivate learning about Natural Sciences, using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in their favor, contributing to scientific literacy and digital literacy. Thus, the objective was to familiarize the participating students with Astrobiology topics, presenting new perspectives on Science as an accessible factor in their daily lives. It was observed that most students positively evaluated the topics addressed and the performance of the scholarship holders in the mediation of activities, noting the potential of inserting DICTs in the teaching-learning process.Edições UESB2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1197310.22481/riduesb.v8i1.11973Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11973, 1-172525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11973/7557Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Luiz Gustavo LimaSerra, Larissa SantosLonguinhos, Rafael RamosOliveira, Simone Souza de2023-04-11T16:03:37Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11973Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-04-11T16:03:37Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs
Teaching Astrobiology as an Interdisciplinary Alternative Based on the Use of DICTs
La Enseñanza de la Astrobiología como una Alternativa Interdisciplinaria Basada en el Uso de las TDICs
title O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs
spellingShingle O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs
Cordeiro, Luiz Gustavo Lima
Alfabetização científica
Ensino de ciências
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Scientific literacy
Science teaching
Digital information and communication technologies
Alfabetización científica
Enseñanza de las ciencias
Tecnologias digitales de la informacion y la comunicacion
title_short O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs
title_full O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs
title_fullStr O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs
title_full_unstemmed O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs
title_sort O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs
author Cordeiro, Luiz Gustavo Lima
author_facet Cordeiro, Luiz Gustavo Lima
Serra, Larissa Santos
Longuinhos, Rafael Ramos
Oliveira, Simone Souza de
author_role author
author2 Serra, Larissa Santos
Longuinhos, Rafael Ramos
Oliveira, Simone Souza de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Luiz Gustavo Lima
Serra, Larissa Santos
Longuinhos, Rafael Ramos
Oliveira, Simone Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Ensino de ciências
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Scientific literacy
Science teaching
Digital information and communication technologies
Alfabetización científica
Enseñanza de las ciencias
Tecnologias digitales de la informacion y la comunicacion
topic Alfabetização científica
Ensino de ciências
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Scientific literacy
Science teaching
Digital information and communication technologies
Alfabetización científica
Enseñanza de las ciencias
Tecnologias digitales de la informacion y la comunicacion
description O presente artigo descreve o desenvolvimento e aplicação de um projeto de Iniciação Científica Júnior chamado “Astrobiologia: um universo de possibilidades”, o qual aborda, de maneira interdisciplinar, conteúdos referentes à Astrobiologia para turmas de 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada na cidade de Feira de Santana, Bahia. Esse projeto resultou das ações de intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no âmbito do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. A partir dele, desenvolveram-se estratégias para facilitar e motivar o aprendizado sobre as Ciências Naturais, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e contribuindo para a alfabetização científica e letramento digital. Destarte, objetivou-se familiarizar os estudantes participantes a temas da Astrobiologia, apresentando novas perspectivas sobre a Ciência como um fator acessível em seu cotidiano. Observou-se que a maioria dos alunos avaliaram de forma positiva as temáticas abordadas e o desempenho dos bolsistas na mediação das atividades, constatando o potencial da inserção de TDICs no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11973
10.22481/riduesb.v8i1.11973
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11973
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v8i1.11973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11973/7557
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11973, 1-17
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188340903936