O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11973 |
Resumo: | O presente artigo descreve o desenvolvimento e aplicação de um projeto de Iniciação Científica Júnior chamado “Astrobiologia: um universo de possibilidades”, o qual aborda, de maneira interdisciplinar, conteúdos referentes à Astrobiologia para turmas de 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada na cidade de Feira de Santana, Bahia. Esse projeto resultou das ações de intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no âmbito do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. A partir dele, desenvolveram-se estratégias para facilitar e motivar o aprendizado sobre as Ciências Naturais, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e contribuindo para a alfabetização científica e letramento digital. Destarte, objetivou-se familiarizar os estudantes participantes a temas da Astrobiologia, apresentando novas perspectivas sobre a Ciência como um fator acessível em seu cotidiano. Observou-se que a maioria dos alunos avaliaram de forma positiva as temáticas abordadas e o desempenho dos bolsistas na mediação das atividades, constatando o potencial da inserção de TDICs no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UESB-8_5313d5e634abb2dbdb8413f609a66dc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11973 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICsTeaching Astrobiology as an Interdisciplinary Alternative Based on the Use of DICTsLa Enseñanza de la Astrobiología como una Alternativa Interdisciplinaria Basada en el Uso de las TDICsAlfabetização científicaEnsino de ciênciasTecnologias digitais de informação e comunicaçãoScientific literacyScience teachingDigital information and communication technologiesAlfabetización científicaEnseñanza de las cienciasTecnologias digitales de la informacion y la comunicacionO presente artigo descreve o desenvolvimento e aplicação de um projeto de Iniciação Científica Júnior chamado “Astrobiologia: um universo de possibilidades”, o qual aborda, de maneira interdisciplinar, conteúdos referentes à Astrobiologia para turmas de 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada na cidade de Feira de Santana, Bahia. Esse projeto resultou das ações de intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no âmbito do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. A partir dele, desenvolveram-se estratégias para facilitar e motivar o aprendizado sobre as Ciências Naturais, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e contribuindo para a alfabetização científica e letramento digital. Destarte, objetivou-se familiarizar os estudantes participantes a temas da Astrobiologia, apresentando novas perspectivas sobre a Ciência como um fator acessível em seu cotidiano. Observou-se que a maioria dos alunos avaliaram de forma positiva as temáticas abordadas e o desempenho dos bolsistas na mediação das atividades, constatando o potencial da inserção de TDICs no processo de ensino-aprendizagem.Este artículo describe el desarrollo y aplicación de un proyecto de Iniciación Científica Junior denominado “Astrobiología: un universo de posibilidades”, que aborda, de manera interdisciplinaria, contenidos relacionados con la Astrobiología para clases de 1° año de secundaria en una escuela pública. de la red estatal, ubicada en la ciudad de Feira de Santana, Bahia. Este proyecto resultó de las acciones de intervención de los becarios del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Enseñanza, en el ámbito del subproyecto de Biología de la Universidad Estadual de Feira de Santana. A partir de ella se desarrollaron estrategias para facilitar y motivar el aprendizaje de las Ciencias Naturales, utilizando a su favor las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TICD), contribuyendo a la alfabetización científica y la alfabetización digital. Así, el objetivo fue familiarizar a los estudiantes participantes con temas de Astrobiología, presentando nuevas perspectivas sobre la Ciencia como un factor accesible en su vida cotidiana. Se observó que la mayoría de los estudiantes evaluó positivamente los temas abordados y el desempeño de los becarios en la mediación de actividades, notando el potencial de la inserción de las TIC en el proceso de enseñanza-aprendizaje.This article describes the development and application of a Junior Scientific Initiation project called "Astrobiology: a universe of possibilities", which addresses, in an interdisciplinary way, contents related to Astrobiology for 1st year high school classes in a public school. of the state network, located in the city of Feira de Santana, Bahia. This project resulted from the intervention actions of the scholarship holders of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching, within the scope of the Biology subproject of the State University of Feira de Santana. From it, strategies were developed to facilitate and motivate learning about Natural Sciences, using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in their favor, contributing to scientific literacy and digital literacy. Thus, the objective was to familiarize the participating students with Astrobiology topics, presenting new perspectives on Science as an accessible factor in their daily lives. It was observed that most students positively evaluated the topics addressed and the performance of the scholarship holders in the mediation of activities, noting the potential of inserting DICTs in the teaching-learning process.Edições UESB2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1197310.22481/riduesb.v8i1.11973Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11973, 1-172525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11973/7557Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Luiz Gustavo LimaSerra, Larissa SantosLonguinhos, Rafael RamosOliveira, Simone Souza de2023-04-11T16:03:37Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11973Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-04-11T16:03:37Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs Teaching Astrobiology as an Interdisciplinary Alternative Based on the Use of DICTs La Enseñanza de la Astrobiología como una Alternativa Interdisciplinaria Basada en el Uso de las TDICs |
title |
O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs |
spellingShingle |
O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs Cordeiro, Luiz Gustavo Lima Alfabetização científica Ensino de ciências Tecnologias digitais de informação e comunicação Scientific literacy Science teaching Digital information and communication technologies Alfabetización científica Enseñanza de las ciencias Tecnologias digitales de la informacion y la comunicacion |
title_short |
O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs |
title_full |
O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs |
title_fullStr |
O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs |
title_full_unstemmed |
O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs |
title_sort |
O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs |
author |
Cordeiro, Luiz Gustavo Lima |
author_facet |
Cordeiro, Luiz Gustavo Lima Serra, Larissa Santos Longuinhos, Rafael Ramos Oliveira, Simone Souza de |
author_role |
author |
author2 |
Serra, Larissa Santos Longuinhos, Rafael Ramos Oliveira, Simone Souza de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Luiz Gustavo Lima Serra, Larissa Santos Longuinhos, Rafael Ramos Oliveira, Simone Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização científica Ensino de ciências Tecnologias digitais de informação e comunicação Scientific literacy Science teaching Digital information and communication technologies Alfabetización científica Enseñanza de las ciencias Tecnologias digitales de la informacion y la comunicacion |
topic |
Alfabetização científica Ensino de ciências Tecnologias digitais de informação e comunicação Scientific literacy Science teaching Digital information and communication technologies Alfabetización científica Enseñanza de las ciencias Tecnologias digitales de la informacion y la comunicacion |
description |
O presente artigo descreve o desenvolvimento e aplicação de um projeto de Iniciação Científica Júnior chamado “Astrobiologia: um universo de possibilidades”, o qual aborda, de maneira interdisciplinar, conteúdos referentes à Astrobiologia para turmas de 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada na cidade de Feira de Santana, Bahia. Esse projeto resultou das ações de intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no âmbito do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. A partir dele, desenvolveram-se estratégias para facilitar e motivar o aprendizado sobre as Ciências Naturais, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e contribuindo para a alfabetização científica e letramento digital. Destarte, objetivou-se familiarizar os estudantes participantes a temas da Astrobiologia, apresentando novas perspectivas sobre a Ciência como um fator acessível em seu cotidiano. Observou-se que a maioria dos alunos avaliaram de forma positiva as temáticas abordadas e o desempenho dos bolsistas na mediação das atividades, constatando o potencial da inserção de TDICs no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11973 10.22481/riduesb.v8i1.11973 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11973 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v8i1.11973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11973/7557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11973, 1-17 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188340903936 |