Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6222 |
Resumo: | O texto discute a importância das narrativas como estratégia formativa dos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, destacando esse espaço multirreferencial de reflexões sobre a prática docente nas escolas, bem como lócus em que os sujeitos vivenciaram o processo de falar de si para si mesmo, num constante diálogo interior, ao mesmo tempo em que tiveram a oportunidade de compartilhar suas reflexões. Assim, a partir da experiência empírica com os bolsistas, identificamos o diário online como uma interface potencializadora para a socialização das narrativas de formação durante o Pibid, pois elas são responsáveis pela construção entre as circunstâncias, os acontecimentos, as ações, as relações de causa, de meio e de fim. A metodologia utilizada foi a pesquisa-formação na cibercultura, por possibilitar aos sujeitos aprendentes um olhar sobre si mesmos ao longo de suas vidas. Nesta perspectiva, como professora pesquisadora que se inspira nos pressupostos da multirreferencialidade, dialoguei com a pluralidade encontrada no campo de pesquisa, fazendo aflorar a noção subsunçora: Narrativas de si e processos de alteridade, emergindo assim reflexões acerca das fontes pré-profissionais dos sujeitos, as primeiras reflexões na sala de aula da educação básica, e as mudanças proporcionadas pelo processo formativo do Pibid. |
id |
UESB-8_535b50eab9fdf100b8cb10bcf9175297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6222 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docênciaPibid; Diários Online; Iniciação à Docência; Alteridade.O texto discute a importância das narrativas como estratégia formativa dos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, destacando esse espaço multirreferencial de reflexões sobre a prática docente nas escolas, bem como lócus em que os sujeitos vivenciaram o processo de falar de si para si mesmo, num constante diálogo interior, ao mesmo tempo em que tiveram a oportunidade de compartilhar suas reflexões. Assim, a partir da experiência empírica com os bolsistas, identificamos o diário online como uma interface potencializadora para a socialização das narrativas de formação durante o Pibid, pois elas são responsáveis pela construção entre as circunstâncias, os acontecimentos, as ações, as relações de causa, de meio e de fim. A metodologia utilizada foi a pesquisa-formação na cibercultura, por possibilitar aos sujeitos aprendentes um olhar sobre si mesmos ao longo de suas vidas. Nesta perspectiva, como professora pesquisadora que se inspira nos pressupostos da multirreferencialidade, dialoguei com a pluralidade encontrada no campo de pesquisa, fazendo aflorar a noção subsunçora: Narrativas de si e processos de alteridade, emergindo assim reflexões acerca das fontes pré-profissionais dos sujeitos, as primeiras reflexões na sala de aula da educação básica, e as mudanças proporcionadas pelo processo formativo do Pibid.Edições UESB2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/622210.22481/rid-uesb.v4i2.6222Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 60-702525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6222/4650PEREIRA, SOCORRO APARECIDA CABRALinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:51:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6222Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:51:06Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência |
title |
Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência |
spellingShingle |
Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência PEREIRA, SOCORRO APARECIDA CABRAL Pibid; Diários Online; Iniciação à Docência; Alteridade. |
title_short |
Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência |
title_full |
Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência |
title_fullStr |
Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência |
title_full_unstemmed |
Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência |
title_sort |
Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência |
author |
PEREIRA, SOCORRO APARECIDA CABRAL |
author_facet |
PEREIRA, SOCORRO APARECIDA CABRAL |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, SOCORRO APARECIDA CABRAL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pibid; Diários Online; Iniciação à Docência; Alteridade. |
topic |
Pibid; Diários Online; Iniciação à Docência; Alteridade. |
description |
O texto discute a importância das narrativas como estratégia formativa dos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, destacando esse espaço multirreferencial de reflexões sobre a prática docente nas escolas, bem como lócus em que os sujeitos vivenciaram o processo de falar de si para si mesmo, num constante diálogo interior, ao mesmo tempo em que tiveram a oportunidade de compartilhar suas reflexões. Assim, a partir da experiência empírica com os bolsistas, identificamos o diário online como uma interface potencializadora para a socialização das narrativas de formação durante o Pibid, pois elas são responsáveis pela construção entre as circunstâncias, os acontecimentos, as ações, as relações de causa, de meio e de fim. A metodologia utilizada foi a pesquisa-formação na cibercultura, por possibilitar aos sujeitos aprendentes um olhar sobre si mesmos ao longo de suas vidas. Nesta perspectiva, como professora pesquisadora que se inspira nos pressupostos da multirreferencialidade, dialoguei com a pluralidade encontrada no campo de pesquisa, fazendo aflorar a noção subsunçora: Narrativas de si e processos de alteridade, emergindo assim reflexões acerca das fontes pré-profissionais dos sujeitos, as primeiras reflexões na sala de aula da educação básica, e as mudanças proporcionadas pelo processo formativo do Pibid. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6222 10.22481/rid-uesb.v4i2.6222 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6222 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v4i2.6222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6222/4650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 60-70 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187279745024 |