Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, SOCORRO APARECIDA CABRAL
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6222
Resumo: O texto discute a importância das narrativas como estratégia formativa dos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, destacando esse espaço multirreferencial de reflexões sobre a prática docente nas escolas, bem como lócus em que os sujeitos vivenciaram o processo de falar de si para si mesmo, num constante diálogo interior, ao mesmo tempo em que tiveram a oportunidade de compartilhar suas reflexões. Assim, a partir da experiência empírica com os bolsistas, identificamos o diário online como uma interface potencializadora para a socialização das narrativas de formação durante o Pibid, pois elas são responsáveis pela construção entre as circunstâncias, os acontecimentos, as ações, as relações de causa, de meio e de fim. A metodologia utilizada foi a pesquisa-formação na cibercultura, por possibilitar aos sujeitos aprendentes um olhar sobre si mesmos ao longo de suas vidas. Nesta perspectiva, como professora pesquisadora que se inspira nos pressupostos da multirreferencialidade, dialoguei com a pluralidade encontrada no campo de pesquisa, fazendo aflorar a noção subsunçora: Narrativas de si e processos de alteridade, emergindo assim reflexões acerca das fontes pré-profissionais dos sujeitos,  as primeiras reflexões na sala de aula da educação básica, e as mudanças proporcionadas pelo processo formativo do Pibid.
id UESB-8_535b50eab9fdf100b8cb10bcf9175297
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6222
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docênciaPibid; Diários Online; Iniciação à Docência; Alteridade.O texto discute a importância das narrativas como estratégia formativa dos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, destacando esse espaço multirreferencial de reflexões sobre a prática docente nas escolas, bem como lócus em que os sujeitos vivenciaram o processo de falar de si para si mesmo, num constante diálogo interior, ao mesmo tempo em que tiveram a oportunidade de compartilhar suas reflexões. Assim, a partir da experiência empírica com os bolsistas, identificamos o diário online como uma interface potencializadora para a socialização das narrativas de formação durante o Pibid, pois elas são responsáveis pela construção entre as circunstâncias, os acontecimentos, as ações, as relações de causa, de meio e de fim. A metodologia utilizada foi a pesquisa-formação na cibercultura, por possibilitar aos sujeitos aprendentes um olhar sobre si mesmos ao longo de suas vidas. Nesta perspectiva, como professora pesquisadora que se inspira nos pressupostos da multirreferencialidade, dialoguei com a pluralidade encontrada no campo de pesquisa, fazendo aflorar a noção subsunçora: Narrativas de si e processos de alteridade, emergindo assim reflexões acerca das fontes pré-profissionais dos sujeitos,  as primeiras reflexões na sala de aula da educação básica, e as mudanças proporcionadas pelo processo formativo do Pibid.Edições UESB2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/622210.22481/rid-uesb.v4i2.6222Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 60-702525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6222/4650PEREIRA, SOCORRO APARECIDA CABRALinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:51:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6222Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:51:06Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência
title Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência
spellingShingle Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência
PEREIRA, SOCORRO APARECIDA CABRAL
Pibid; Diários Online; Iniciação à Docência; Alteridade.
title_short Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência
title_full Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência
title_fullStr Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência
title_full_unstemmed Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência
title_sort Narrativas de si e processos de alteridade: a experiência dos diários online na formação dos bolsistas de iniciação à docência
author PEREIRA, SOCORRO APARECIDA CABRAL
author_facet PEREIRA, SOCORRO APARECIDA CABRAL
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, SOCORRO APARECIDA CABRAL
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid; Diários Online; Iniciação à Docência; Alteridade.
topic Pibid; Diários Online; Iniciação à Docência; Alteridade.
description O texto discute a importância das narrativas como estratégia formativa dos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, destacando esse espaço multirreferencial de reflexões sobre a prática docente nas escolas, bem como lócus em que os sujeitos vivenciaram o processo de falar de si para si mesmo, num constante diálogo interior, ao mesmo tempo em que tiveram a oportunidade de compartilhar suas reflexões. Assim, a partir da experiência empírica com os bolsistas, identificamos o diário online como uma interface potencializadora para a socialização das narrativas de formação durante o Pibid, pois elas são responsáveis pela construção entre as circunstâncias, os acontecimentos, as ações, as relações de causa, de meio e de fim. A metodologia utilizada foi a pesquisa-formação na cibercultura, por possibilitar aos sujeitos aprendentes um olhar sobre si mesmos ao longo de suas vidas. Nesta perspectiva, como professora pesquisadora que se inspira nos pressupostos da multirreferencialidade, dialoguei com a pluralidade encontrada no campo de pesquisa, fazendo aflorar a noção subsunçora: Narrativas de si e processos de alteridade, emergindo assim reflexões acerca das fontes pré-profissionais dos sujeitos,  as primeiras reflexões na sala de aula da educação básica, e as mudanças proporcionadas pelo processo formativo do Pibid.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6222
10.22481/rid-uesb.v4i2.6222
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6222
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v4i2.6222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6222/4650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 60-70
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187279745024