O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaefer, Maria Teresinha Verle
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chaves, Taniamara Vizzotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9409
Resumo: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) situado na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul, a partir de dois espaços formativos de professores. O primeiro, um espaço institucionalizado/formal desenvolvido nos Cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFFar, campus São Borja. O segundo, um espaço de educação não formal, desenvolvido a partir de um projeto de extensão aberto à comunidade regional num cenário de educação popular denominado “Café com Paulo Freire”. Os espaços formativos aqui mencionados, têm se constituído e se caracterizado como importantes ferramentas no sentido de buscar a formação identitária dos Cursos de Formação de Professores no IFFar campus São Borja, a medida em que se compreende que os princípios que constituem a Educação Profissional e Tecnológica e organizam a educação preconizada nos Institutos Federais, aproximam-se com as proposições teóricas e filosóficas presentes em Freire. Ademais, estes espaços se constituem na atualidade como locais de resistência e formação no sentido de fortalecer a busca por políticas emancipatórias e progressistas.
id UESB-8_551af10c13a693ad21df88006ead0646
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9409
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensinoPaulo Freire's legacy in the training of Educators in formal and non-formal teaching spacesPaulo FreireFormação Inicial e ContinuadaResistênciaPaulo Freire; Initial and Continuing TrainingResistanceO presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) situado na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul, a partir de dois espaços formativos de professores. O primeiro, um espaço institucionalizado/formal desenvolvido nos Cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFFar, campus São Borja. O segundo, um espaço de educação não formal, desenvolvido a partir de um projeto de extensão aberto à comunidade regional num cenário de educação popular denominado “Café com Paulo Freire”. Os espaços formativos aqui mencionados, têm se constituído e se caracterizado como importantes ferramentas no sentido de buscar a formação identitária dos Cursos de Formação de Professores no IFFar campus São Borja, a medida em que se compreende que os princípios que constituem a Educação Profissional e Tecnológica e organizam a educação preconizada nos Institutos Federais, aproximam-se com as proposições teóricas e filosóficas presentes em Freire. Ademais, estes espaços se constituem na atualidade como locais de resistência e formação no sentido de fortalecer a busca por políticas emancipatórias e progressistas.The present work is an experience report developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology Farroupilha (IFFa) located in the central-west region of the state of Rio Grande do Sul, from two training spaces for teachers. The first, an institutionalized/formal space developed in the Licentiate Degree in Physics and Degree in Mathematics Courses at IFFa, São Borja campus. The second, a non-formal education space, developed from an extension project open to the regional community in a popular education scenario called “Café com Paulo Freire”. The training spaces mentioned here have been constituted and characterized as important tools in order to seek the identity formation of Teacher Training Courses at the IFFa campus São Borja, as it is understood that the principles that constitute Professional and Technological Education and organize the education advocated in the Federal Institutes, approaching the theoretical and philosophical propositions present in Freire. Furthermore, these spaces are currently constituted as places of resistance and training in order to strengthen the search for emancipatory and progressive policies.Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/940910.22481/riduesb.v6i2.9409Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 397-4142525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9409/6436Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKaefer, Maria Teresinha VerleChaves, Taniamara Vizzotto2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9409Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
Paulo Freire's legacy in the training of Educators in formal and non-formal teaching spaces
title O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
spellingShingle O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
Kaefer, Maria Teresinha Verle
Paulo Freire
Formação Inicial e Continuada
Resistência
Paulo Freire
; Initial and Continuing Training
Resistance
title_short O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
title_full O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
title_fullStr O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
title_full_unstemmed O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
title_sort O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
author Kaefer, Maria Teresinha Verle
author_facet Kaefer, Maria Teresinha Verle
Chaves, Taniamara Vizzotto
author_role author
author2 Chaves, Taniamara Vizzotto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaefer, Maria Teresinha Verle
Chaves, Taniamara Vizzotto
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Formação Inicial e Continuada
Resistência
Paulo Freire
; Initial and Continuing Training
Resistance
topic Paulo Freire
Formação Inicial e Continuada
Resistência
Paulo Freire
; Initial and Continuing Training
Resistance
description O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) situado na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul, a partir de dois espaços formativos de professores. O primeiro, um espaço institucionalizado/formal desenvolvido nos Cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFFar, campus São Borja. O segundo, um espaço de educação não formal, desenvolvido a partir de um projeto de extensão aberto à comunidade regional num cenário de educação popular denominado “Café com Paulo Freire”. Os espaços formativos aqui mencionados, têm se constituído e se caracterizado como importantes ferramentas no sentido de buscar a formação identitária dos Cursos de Formação de Professores no IFFar campus São Borja, a medida em que se compreende que os princípios que constituem a Educação Profissional e Tecnológica e organizam a educação preconizada nos Institutos Federais, aproximam-se com as proposições teóricas e filosóficas presentes em Freire. Ademais, estes espaços se constituem na atualidade como locais de resistência e formação no sentido de fortalecer a busca por políticas emancipatórias e progressistas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9409
10.22481/riduesb.v6i2.9409
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9409
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i2.9409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9409/6436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 397-414
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188076662784