O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9409 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) situado na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul, a partir de dois espaços formativos de professores. O primeiro, um espaço institucionalizado/formal desenvolvido nos Cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFFar, campus São Borja. O segundo, um espaço de educação não formal, desenvolvido a partir de um projeto de extensão aberto à comunidade regional num cenário de educação popular denominado “Café com Paulo Freire”. Os espaços formativos aqui mencionados, têm se constituído e se caracterizado como importantes ferramentas no sentido de buscar a formação identitária dos Cursos de Formação de Professores no IFFar campus São Borja, a medida em que se compreende que os princípios que constituem a Educação Profissional e Tecnológica e organizam a educação preconizada nos Institutos Federais, aproximam-se com as proposições teóricas e filosóficas presentes em Freire. Ademais, estes espaços se constituem na atualidade como locais de resistência e formação no sentido de fortalecer a busca por políticas emancipatórias e progressistas. |
id |
UESB-8_551af10c13a693ad21df88006ead0646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9409 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensinoPaulo Freire's legacy in the training of Educators in formal and non-formal teaching spacesPaulo FreireFormação Inicial e ContinuadaResistênciaPaulo Freire; Initial and Continuing TrainingResistanceO presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) situado na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul, a partir de dois espaços formativos de professores. O primeiro, um espaço institucionalizado/formal desenvolvido nos Cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFFar, campus São Borja. O segundo, um espaço de educação não formal, desenvolvido a partir de um projeto de extensão aberto à comunidade regional num cenário de educação popular denominado “Café com Paulo Freire”. Os espaços formativos aqui mencionados, têm se constituído e se caracterizado como importantes ferramentas no sentido de buscar a formação identitária dos Cursos de Formação de Professores no IFFar campus São Borja, a medida em que se compreende que os princípios que constituem a Educação Profissional e Tecnológica e organizam a educação preconizada nos Institutos Federais, aproximam-se com as proposições teóricas e filosóficas presentes em Freire. Ademais, estes espaços se constituem na atualidade como locais de resistência e formação no sentido de fortalecer a busca por políticas emancipatórias e progressistas.The present work is an experience report developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology Farroupilha (IFFa) located in the central-west region of the state of Rio Grande do Sul, from two training spaces for teachers. The first, an institutionalized/formal space developed in the Licentiate Degree in Physics and Degree in Mathematics Courses at IFFa, São Borja campus. The second, a non-formal education space, developed from an extension project open to the regional community in a popular education scenario called “Café com Paulo Freire”. The training spaces mentioned here have been constituted and characterized as important tools in order to seek the identity formation of Teacher Training Courses at the IFFa campus São Borja, as it is understood that the principles that constitute Professional and Technological Education and organize the education advocated in the Federal Institutes, approaching the theoretical and philosophical propositions present in Freire. Furthermore, these spaces are currently constituted as places of resistance and training in order to strengthen the search for emancipatory and progressive policies.Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/940910.22481/riduesb.v6i2.9409Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 397-4142525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9409/6436Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKaefer, Maria Teresinha VerleChaves, Taniamara Vizzotto2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9409Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino Paulo Freire's legacy in the training of Educators in formal and non-formal teaching spaces |
title |
O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino |
spellingShingle |
O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino Kaefer, Maria Teresinha Verle Paulo Freire Formação Inicial e Continuada Resistência Paulo Freire ; Initial and Continuing Training Resistance |
title_short |
O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino |
title_full |
O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino |
title_fullStr |
O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino |
title_full_unstemmed |
O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino |
title_sort |
O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino |
author |
Kaefer, Maria Teresinha Verle |
author_facet |
Kaefer, Maria Teresinha Verle Chaves, Taniamara Vizzotto |
author_role |
author |
author2 |
Chaves, Taniamara Vizzotto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kaefer, Maria Teresinha Verle Chaves, Taniamara Vizzotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire Formação Inicial e Continuada Resistência Paulo Freire ; Initial and Continuing Training Resistance |
topic |
Paulo Freire Formação Inicial e Continuada Resistência Paulo Freire ; Initial and Continuing Training Resistance |
description |
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) situado na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul, a partir de dois espaços formativos de professores. O primeiro, um espaço institucionalizado/formal desenvolvido nos Cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFFar, campus São Borja. O segundo, um espaço de educação não formal, desenvolvido a partir de um projeto de extensão aberto à comunidade regional num cenário de educação popular denominado “Café com Paulo Freire”. Os espaços formativos aqui mencionados, têm se constituído e se caracterizado como importantes ferramentas no sentido de buscar a formação identitária dos Cursos de Formação de Professores no IFFar campus São Borja, a medida em que se compreende que os princípios que constituem a Educação Profissional e Tecnológica e organizam a educação preconizada nos Institutos Federais, aproximam-se com as proposições teóricas e filosóficas presentes em Freire. Ademais, estes espaços se constituem na atualidade como locais de resistência e formação no sentido de fortalecer a busca por políticas emancipatórias e progressistas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9409 10.22481/riduesb.v6i2.9409 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9409 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v6i2.9409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9409/6436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 397-414 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188076662784 |