Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lepre, Rita Melissa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Campos, Isabel Cristina de, Silva Benetti, Eduardo, Silva, Matheus Estevão Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9375
Resumo: O presente artigo tem como objetivo compartilhar um estudo teórico-metodológico relacionado às possíveis aproximações entre o trabalho pedagógico voltado à Educação em Direitos Humanos, à Educação em Valores na escola e à Educação Libertadora em Paulo Freire.  A Educação em Direitos Humanos, a Educação em Valores e a Educação Libertadora, ainda que possuam especificidades epistemológicas e metodológicas, convergem para o objetivo comum de almejar a autonomia moral dos sujeitos, para que a partir de raciocínios e juízos morais mais elevados, baseados em princípios universais, seja possível a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
id UESB-8_723347bdaf7ba1f6b34dba63a655a4e4
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9375
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escolaHuman rights, moral values, and libertarian education: dialogues for the construction of autonomy in schoolAutonomiaEducação em Direitos HumanosEducação em ValoresEducação LibertadoraAutonomyEducation in Human RightsEducation in ValuesLiberating EducationO presente artigo tem como objetivo compartilhar um estudo teórico-metodológico relacionado às possíveis aproximações entre o trabalho pedagógico voltado à Educação em Direitos Humanos, à Educação em Valores na escola e à Educação Libertadora em Paulo Freire.  A Educação em Direitos Humanos, a Educação em Valores e a Educação Libertadora, ainda que possuam especificidades epistemológicas e metodológicas, convergem para o objetivo comum de almejar a autonomia moral dos sujeitos, para que a partir de raciocínios e juízos morais mais elevados, baseados em princípios universais, seja possível a construção de uma sociedade mais justa e democrática.This article aims to share a theoretical-methodological study related to possible approaches between the pedagogical work aimed at Education in Human Rights, Education in Values at school and Liberating Education in Paulo Freire. Education in Human Rights, Education in Values and Liberating Education, even though they have epistemological and methodological specificities, converge to the common objective of aiming for the moral autonomy of subjects, so that, it is possible to build a fairer and more democratic society from higher moral reasoning and judgments, based on universal principles.Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/937510.22481/riduesb.v6i2.9375Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 675-6892525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9375/6441Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLepre, Rita MelissaCampos, Isabel Cristina deSilva Benetti, EduardoSilva, Matheus Estevão Ferreira da2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9375Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola
Human rights, moral values, and libertarian education: dialogues for the construction of autonomy in school
title Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola
spellingShingle Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola
Lepre, Rita Melissa
Autonomia
Educação em Direitos Humanos
Educação em Valores
Educação Libertadora
Autonomy
Education in Human Rights
Education in Values
Liberating Education
title_short Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola
title_full Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola
title_fullStr Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola
title_full_unstemmed Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola
title_sort Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola
author Lepre, Rita Melissa
author_facet Lepre, Rita Melissa
Campos, Isabel Cristina de
Silva Benetti, Eduardo
Silva, Matheus Estevão Ferreira da
author_role author
author2 Campos, Isabel Cristina de
Silva Benetti, Eduardo
Silva, Matheus Estevão Ferreira da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lepre, Rita Melissa
Campos, Isabel Cristina de
Silva Benetti, Eduardo
Silva, Matheus Estevão Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Educação em Direitos Humanos
Educação em Valores
Educação Libertadora
Autonomy
Education in Human Rights
Education in Values
Liberating Education
topic Autonomia
Educação em Direitos Humanos
Educação em Valores
Educação Libertadora
Autonomy
Education in Human Rights
Education in Values
Liberating Education
description O presente artigo tem como objetivo compartilhar um estudo teórico-metodológico relacionado às possíveis aproximações entre o trabalho pedagógico voltado à Educação em Direitos Humanos, à Educação em Valores na escola e à Educação Libertadora em Paulo Freire.  A Educação em Direitos Humanos, a Educação em Valores e a Educação Libertadora, ainda que possuam especificidades epistemológicas e metodológicas, convergem para o objetivo comum de almejar a autonomia moral dos sujeitos, para que a partir de raciocínios e juízos morais mais elevados, baseados em princípios universais, seja possível a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9375
10.22481/riduesb.v6i2.9375
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9375
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i2.9375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9375/6441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 675-689
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188068274176