Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9375 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo compartilhar um estudo teórico-metodológico relacionado às possíveis aproximações entre o trabalho pedagógico voltado à Educação em Direitos Humanos, à Educação em Valores na escola e à Educação Libertadora em Paulo Freire. A Educação em Direitos Humanos, a Educação em Valores e a Educação Libertadora, ainda que possuam especificidades epistemológicas e metodológicas, convergem para o objetivo comum de almejar a autonomia moral dos sujeitos, para que a partir de raciocínios e juízos morais mais elevados, baseados em princípios universais, seja possível a construção de uma sociedade mais justa e democrática. |
id |
UESB-8_723347bdaf7ba1f6b34dba63a655a4e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9375 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escolaHuman rights, moral values, and libertarian education: dialogues for the construction of autonomy in schoolAutonomiaEducação em Direitos HumanosEducação em ValoresEducação LibertadoraAutonomyEducation in Human RightsEducation in ValuesLiberating EducationO presente artigo tem como objetivo compartilhar um estudo teórico-metodológico relacionado às possíveis aproximações entre o trabalho pedagógico voltado à Educação em Direitos Humanos, à Educação em Valores na escola e à Educação Libertadora em Paulo Freire. A Educação em Direitos Humanos, a Educação em Valores e a Educação Libertadora, ainda que possuam especificidades epistemológicas e metodológicas, convergem para o objetivo comum de almejar a autonomia moral dos sujeitos, para que a partir de raciocínios e juízos morais mais elevados, baseados em princípios universais, seja possível a construção de uma sociedade mais justa e democrática.This article aims to share a theoretical-methodological study related to possible approaches between the pedagogical work aimed at Education in Human Rights, Education in Values at school and Liberating Education in Paulo Freire. Education in Human Rights, Education in Values and Liberating Education, even though they have epistemological and methodological specificities, converge to the common objective of aiming for the moral autonomy of subjects, so that, it is possible to build a fairer and more democratic society from higher moral reasoning and judgments, based on universal principles.Edições UESB2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/937510.22481/riduesb.v6i2.9375Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 675-6892525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9375/6441Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLepre, Rita MelissaCampos, Isabel Cristina deSilva Benetti, EduardoSilva, Matheus Estevão Ferreira da2021-12-25T21:22:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9375Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-12-25T21:22:51Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola Human rights, moral values, and libertarian education: dialogues for the construction of autonomy in school |
title |
Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola |
spellingShingle |
Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola Lepre, Rita Melissa Autonomia Educação em Direitos Humanos Educação em Valores Educação Libertadora Autonomy Education in Human Rights Education in Values Liberating Education |
title_short |
Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola |
title_full |
Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola |
title_fullStr |
Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola |
title_full_unstemmed |
Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola |
title_sort |
Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola |
author |
Lepre, Rita Melissa |
author_facet |
Lepre, Rita Melissa Campos, Isabel Cristina de Silva Benetti, Eduardo Silva, Matheus Estevão Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Isabel Cristina de Silva Benetti, Eduardo Silva, Matheus Estevão Ferreira da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lepre, Rita Melissa Campos, Isabel Cristina de Silva Benetti, Eduardo Silva, Matheus Estevão Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Educação em Direitos Humanos Educação em Valores Educação Libertadora Autonomy Education in Human Rights Education in Values Liberating Education |
topic |
Autonomia Educação em Direitos Humanos Educação em Valores Educação Libertadora Autonomy Education in Human Rights Education in Values Liberating Education |
description |
O presente artigo tem como objetivo compartilhar um estudo teórico-metodológico relacionado às possíveis aproximações entre o trabalho pedagógico voltado à Educação em Direitos Humanos, à Educação em Valores na escola e à Educação Libertadora em Paulo Freire. A Educação em Direitos Humanos, a Educação em Valores e a Educação Libertadora, ainda que possuam especificidades epistemológicas e metodológicas, convergem para o objetivo comum de almejar a autonomia moral dos sujeitos, para que a partir de raciocínios e juízos morais mais elevados, baseados em princípios universais, seja possível a construção de uma sociedade mais justa e democrática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9375 10.22481/riduesb.v6i2.9375 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9375 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v6i2.9375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9375/6441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021); 675-689 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188068274176 |