A arte do sensível na docência universitária: narrativas poéticas acerca do brincar de estudantes de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Marilete Calegari
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6809
Resumo: O estudo aponta as narrativas experipoiéticas como um caminho alternativo para a uma didática lúdica docente e como uma forma de aprendizagens das dimensões sensíveis no ensino superior. Analisa as experiências de estudantes do curso Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública da Bahia, acerca do brincar de crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma experiência de formação sensível, embasada numa concepção orgânica e estética, mediada por narrativas em forma de poesias e relatos escritos. As análises descritivas foram ancoradas na fenomenologia compreensiva de Michel Maffesoli. Os principais resultados demonstram que: a) os sentidos produzidos pelas graduandas, mediado pelas narrativas experipoiéticas, podem ser reconhecidos como uma formação sensível e de aprendizagem significativa; b) as narrativas das estudantes, em forma de poemas, alteram os experiências/sentidos produzidos acerca do brincar, desse modo, destacamos o papel da arte na docência universitária aguçando a sensibilidade na formação humana.
id UESB-8_8ae49ce4606d16079b2a6405f5c07024
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6809
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling A arte do sensível na docência universitária: narrativas poéticas acerca do brincar de estudantes de pedagogiaLúdico; Narrativas Experipoiéticas; Pedagogia; Sensibilidade.O estudo aponta as narrativas experipoiéticas como um caminho alternativo para a uma didática lúdica docente e como uma forma de aprendizagens das dimensões sensíveis no ensino superior. Analisa as experiências de estudantes do curso Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública da Bahia, acerca do brincar de crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma experiência de formação sensível, embasada numa concepção orgânica e estética, mediada por narrativas em forma de poesias e relatos escritos. As análises descritivas foram ancoradas na fenomenologia compreensiva de Michel Maffesoli. Os principais resultados demonstram que: a) os sentidos produzidos pelas graduandas, mediado pelas narrativas experipoiéticas, podem ser reconhecidos como uma formação sensível e de aprendizagem significativa; b) as narrativas das estudantes, em forma de poemas, alteram os experiências/sentidos produzidos acerca do brincar, desse modo, destacamos o papel da arte na docência universitária aguçando a sensibilidade na formação humana.Edições UESB2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/680910.22481/rid-uesb.v5i1.6809Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 1 (2020): v. 5, n. 1 (2020): (Dossiê Especial: Docência Universitária); 70-832525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6809/4793Cardoso, Marilete Calegariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:51:32Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6809Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:51:32Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte do sensível na docência universitária: narrativas poéticas acerca do brincar de estudantes de pedagogia
title A arte do sensível na docência universitária: narrativas poéticas acerca do brincar de estudantes de pedagogia
spellingShingle A arte do sensível na docência universitária: narrativas poéticas acerca do brincar de estudantes de pedagogia
Cardoso, Marilete Calegari
Lúdico; Narrativas Experipoiéticas; Pedagogia; Sensibilidade.
title_short A arte do sensível na docência universitária: narrativas poéticas acerca do brincar de estudantes de pedagogia
title_full A arte do sensível na docência universitária: narrativas poéticas acerca do brincar de estudantes de pedagogia
title_fullStr A arte do sensível na docência universitária: narrativas poéticas acerca do brincar de estudantes de pedagogia
title_full_unstemmed A arte do sensível na docência universitária: narrativas poéticas acerca do brincar de estudantes de pedagogia
title_sort A arte do sensível na docência universitária: narrativas poéticas acerca do brincar de estudantes de pedagogia
author Cardoso, Marilete Calegari
author_facet Cardoso, Marilete Calegari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Marilete Calegari
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico; Narrativas Experipoiéticas; Pedagogia; Sensibilidade.
topic Lúdico; Narrativas Experipoiéticas; Pedagogia; Sensibilidade.
description O estudo aponta as narrativas experipoiéticas como um caminho alternativo para a uma didática lúdica docente e como uma forma de aprendizagens das dimensões sensíveis no ensino superior. Analisa as experiências de estudantes do curso Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública da Bahia, acerca do brincar de crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma experiência de formação sensível, embasada numa concepção orgânica e estética, mediada por narrativas em forma de poesias e relatos escritos. As análises descritivas foram ancoradas na fenomenologia compreensiva de Michel Maffesoli. Os principais resultados demonstram que: a) os sentidos produzidos pelas graduandas, mediado pelas narrativas experipoiéticas, podem ser reconhecidos como uma formação sensível e de aprendizagem significativa; b) as narrativas das estudantes, em forma de poemas, alteram os experiências/sentidos produzidos acerca do brincar, desse modo, destacamos o papel da arte na docência universitária aguçando a sensibilidade na formação humana.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6809
10.22481/rid-uesb.v5i1.6809
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6809
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v5i1.6809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6809/4793
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 1 (2020): v. 5, n. 1 (2020): (Dossiê Especial: Docência Universitária); 70-83
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187293376512