A importância do brincar na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45531 |
Resumo: | O tema deste trabalho é a importância do brincar na educação infantil. Brincar é ser livre, é fazer algo prazeroso, expressar sua identidade, sua personalidade, é deixar a fantasia tomar conta do seu consciente, compartilhar experiências, explorar a natureza e tudo que ela nos proporciona, comunicar-se e assim entender a cultura lúdica. Como justificativa analisa-se que a brincadeira faz parte da infância e possui um papel de extrema importância na vida dos pequenos, por esse motivo torna-se essencial que a escola trabalhe em conjunto, transformando a educação e o ambiente educativo em um lugar mais produtivo para seus filhos, mais harmonioso, demonstrando afeto para com os mesmos. A problemática consiste em compreender como o brincar pode estimular a criatividade e a imaginação e de que maneira a ludicidade pode auxiliar a criança em sua aprendizagem? O objetivo geral é refletir sobre a importância do ato de brincar como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem. E os objetivos específicos são apresentar o conceito de ludicidade que contempla também o brincar, demonstrar a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e como recurso pedagógico e apresentar a relevância da atuação do professor na educação infantil diante a proposta lúdica. |
id |
Krot_99b664e774ec274428d10394c34b9693 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45531 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
TOBALDINI, Thais2022-08-11T19:53:19Z2022-08-11T19:53:19Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45531O tema deste trabalho é a importância do brincar na educação infantil. Brincar é ser livre, é fazer algo prazeroso, expressar sua identidade, sua personalidade, é deixar a fantasia tomar conta do seu consciente, compartilhar experiências, explorar a natureza e tudo que ela nos proporciona, comunicar-se e assim entender a cultura lúdica. Como justificativa analisa-se que a brincadeira faz parte da infância e possui um papel de extrema importância na vida dos pequenos, por esse motivo torna-se essencial que a escola trabalhe em conjunto, transformando a educação e o ambiente educativo em um lugar mais produtivo para seus filhos, mais harmonioso, demonstrando afeto para com os mesmos. A problemática consiste em compreender como o brincar pode estimular a criatividade e a imaginação e de que maneira a ludicidade pode auxiliar a criança em sua aprendizagem? O objetivo geral é refletir sobre a importância do ato de brincar como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem. E os objetivos específicos são apresentar o conceito de ludicidade que contempla também o brincar, demonstrar a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e como recurso pedagógico e apresentar a relevância da atuação do professor na educação infantil diante a proposta lúdica.BrincarLúdicoAprendizagemDesenvolvimentoPedagógicoA importância do brincar na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTHAIS_TOBALDINI_ATIVIDADE3.pdfTHAIS_TOBALDINI_ATIVIDADE3.pdfapplication/pdf132807https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45531/1/THAIS_TOBALDINI_ATIVIDADE3.pdf35b598d54728964afd416cc8dc478b05MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45531/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/455312022-08-11 16:53:19.814oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45531Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T19:53:19falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T19:53:19Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do brincar na educação infantil |
title |
A importância do brincar na educação infantil |
spellingShingle |
A importância do brincar na educação infantil TOBALDINI, Thais Brincar Lúdico Aprendizagem Desenvolvimento Pedagógico |
title_short |
A importância do brincar na educação infantil |
title_full |
A importância do brincar na educação infantil |
title_fullStr |
A importância do brincar na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A importância do brincar na educação infantil |
title_sort |
A importância do brincar na educação infantil |
author |
TOBALDINI, Thais |
author_facet |
TOBALDINI, Thais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TOBALDINI, Thais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Lúdico Aprendizagem Desenvolvimento Pedagógico |
topic |
Brincar Lúdico Aprendizagem Desenvolvimento Pedagógico |
description |
O tema deste trabalho é a importância do brincar na educação infantil. Brincar é ser livre, é fazer algo prazeroso, expressar sua identidade, sua personalidade, é deixar a fantasia tomar conta do seu consciente, compartilhar experiências, explorar a natureza e tudo que ela nos proporciona, comunicar-se e assim entender a cultura lúdica. Como justificativa analisa-se que a brincadeira faz parte da infância e possui um papel de extrema importância na vida dos pequenos, por esse motivo torna-se essencial que a escola trabalhe em conjunto, transformando a educação e o ambiente educativo em um lugar mais produtivo para seus filhos, mais harmonioso, demonstrando afeto para com os mesmos. A problemática consiste em compreender como o brincar pode estimular a criatividade e a imaginação e de que maneira a ludicidade pode auxiliar a criança em sua aprendizagem? O objetivo geral é refletir sobre a importância do ato de brincar como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem. E os objetivos específicos são apresentar o conceito de ludicidade que contempla também o brincar, demonstrar a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e como recurso pedagógico e apresentar a relevância da atuação do professor na educação infantil diante a proposta lúdica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T19:53:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T19:53:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45531 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45531/1/THAIS_TOBALDINI_ATIVIDADE3.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45531/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35b598d54728964afd416cc8dc478b05 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460282417741824 |