Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Marilete Calegari
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Figueiredo, Sandra de Oliveira, Soares, Sara Evangelista da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1590
Resumo: As reflexões a que este texto convida têm origem numa pesquisa exploratória, para produção do vídeo intitulado: “Memórias e imagens dos docentes das escolas João Calmon e CAP”, realizada a partir do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, subprojeto de Pedagogia - na linha de Gestão Pedagógica no Ensino Fundamental – sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB campus de Jequié. Interessa a este trabalho, como um dos recortes da referida pesquisa, compreender as percepções das professoras acerca da atratividade da carreira docente que se adentra no conteúdo das “falas” e “sinalizações” de docentes que atuam como gestoras no âmbito da educação básica, considerando as experiências relacionais vivenciadas por elas e com a organização da instituição em que trabalham. Objetivou-se, também, com este estudo apreender as complexas relações entre as dimensões subjetivas e objetivas da profissionalização docente na educação básica.
id UESB-8_abadf4c38e125f341ea408e2c85d4fce
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1590
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidadeAs reflexões a que este texto convida têm origem numa pesquisa exploratória, para produção do vídeo intitulado: “Memórias e imagens dos docentes das escolas João Calmon e CAP”, realizada a partir do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, subprojeto de Pedagogia - na linha de Gestão Pedagógica no Ensino Fundamental – sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB campus de Jequié. Interessa a este trabalho, como um dos recortes da referida pesquisa, compreender as percepções das professoras acerca da atratividade da carreira docente que se adentra no conteúdo das “falas” e “sinalizações” de docentes que atuam como gestoras no âmbito da educação básica, considerando as experiências relacionais vivenciadas por elas e com a organização da instituição em que trabalham. Objetivou-se, também, com este estudo apreender as complexas relações entre as dimensões subjetivas e objetivas da profissionalização docente na educação básica.Edições UESB2016-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/159010.22481/rid-uesb.v1i1.1590Revista de Iniciação à Docência; v. 1 n. 1 (2016): v.1, n.1, jan./jun. 2016; 25-362525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1590/1371Cardoso, Marilete CalegariFigueiredo, Sandra de OliveiraSoares, Sara Evangelista da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:48:46Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1590Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:48:46Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade
title Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade
spellingShingle Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade
Cardoso, Marilete Calegari
title_short Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade
title_full Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade
title_fullStr Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade
title_full_unstemmed Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade
title_sort Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade
author Cardoso, Marilete Calegari
author_facet Cardoso, Marilete Calegari
Figueiredo, Sandra de Oliveira
Soares, Sara Evangelista da Conceição
author_role author
author2 Figueiredo, Sandra de Oliveira
Soares, Sara Evangelista da Conceição
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Marilete Calegari
Figueiredo, Sandra de Oliveira
Soares, Sara Evangelista da Conceição
description As reflexões a que este texto convida têm origem numa pesquisa exploratória, para produção do vídeo intitulado: “Memórias e imagens dos docentes das escolas João Calmon e CAP”, realizada a partir do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, subprojeto de Pedagogia - na linha de Gestão Pedagógica no Ensino Fundamental – sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB campus de Jequié. Interessa a este trabalho, como um dos recortes da referida pesquisa, compreender as percepções das professoras acerca da atratividade da carreira docente que se adentra no conteúdo das “falas” e “sinalizações” de docentes que atuam como gestoras no âmbito da educação básica, considerando as experiências relacionais vivenciadas por elas e com a organização da instituição em que trabalham. Objetivou-se, também, com este estudo apreender as complexas relações entre as dimensões subjetivas e objetivas da profissionalização docente na educação básica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1590
10.22481/rid-uesb.v1i1.1590
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1590
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v1i1.1590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1590/1371
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 1 n. 1 (2016): v.1, n.1, jan./jun. 2016; 25-36
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187165450240