Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1590 |
Resumo: | As reflexões a que este texto convida têm origem numa pesquisa exploratória, para produção do vídeo intitulado: “Memórias e imagens dos docentes das escolas João Calmon e CAP”, realizada a partir do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, subprojeto de Pedagogia - na linha de Gestão Pedagógica no Ensino Fundamental – sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB campus de Jequié. Interessa a este trabalho, como um dos recortes da referida pesquisa, compreender as percepções das professoras acerca da atratividade da carreira docente que se adentra no conteúdo das “falas” e “sinalizações” de docentes que atuam como gestoras no âmbito da educação básica, considerando as experiências relacionais vivenciadas por elas e com a organização da instituição em que trabalham. Objetivou-se, também, com este estudo apreender as complexas relações entre as dimensões subjetivas e objetivas da profissionalização docente na educação básica. |
id |
UESB-8_abadf4c38e125f341ea408e2c85d4fce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1590 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidadeAs reflexões a que este texto convida têm origem numa pesquisa exploratória, para produção do vídeo intitulado: “Memórias e imagens dos docentes das escolas João Calmon e CAP”, realizada a partir do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, subprojeto de Pedagogia - na linha de Gestão Pedagógica no Ensino Fundamental – sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB campus de Jequié. Interessa a este trabalho, como um dos recortes da referida pesquisa, compreender as percepções das professoras acerca da atratividade da carreira docente que se adentra no conteúdo das “falas” e “sinalizações” de docentes que atuam como gestoras no âmbito da educação básica, considerando as experiências relacionais vivenciadas por elas e com a organização da instituição em que trabalham. Objetivou-se, também, com este estudo apreender as complexas relações entre as dimensões subjetivas e objetivas da profissionalização docente na educação básica.Edições UESB2016-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/159010.22481/rid-uesb.v1i1.1590Revista de Iniciação à Docência; v. 1 n. 1 (2016): v.1, n.1, jan./jun. 2016; 25-362525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1590/1371Cardoso, Marilete CalegariFigueiredo, Sandra de OliveiraSoares, Sara Evangelista da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:48:46Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1590Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:48:46Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade |
title |
Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade |
spellingShingle |
Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade Cardoso, Marilete Calegari |
title_short |
Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade |
title_full |
Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade |
title_fullStr |
Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade |
title_full_unstemmed |
Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade |
title_sort |
Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade |
author |
Cardoso, Marilete Calegari |
author_facet |
Cardoso, Marilete Calegari Figueiredo, Sandra de Oliveira Soares, Sara Evangelista da Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Sandra de Oliveira Soares, Sara Evangelista da Conceição |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Marilete Calegari Figueiredo, Sandra de Oliveira Soares, Sara Evangelista da Conceição |
description |
As reflexões a que este texto convida têm origem numa pesquisa exploratória, para produção do vídeo intitulado: “Memórias e imagens dos docentes das escolas João Calmon e CAP”, realizada a partir do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, subprojeto de Pedagogia - na linha de Gestão Pedagógica no Ensino Fundamental – sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB campus de Jequié. Interessa a este trabalho, como um dos recortes da referida pesquisa, compreender as percepções das professoras acerca da atratividade da carreira docente que se adentra no conteúdo das “falas” e “sinalizações” de docentes que atuam como gestoras no âmbito da educação básica, considerando as experiências relacionais vivenciadas por elas e com a organização da instituição em que trabalham. Objetivou-se, também, com este estudo apreender as complexas relações entre as dimensões subjetivas e objetivas da profissionalização docente na educação básica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1590 10.22481/rid-uesb.v1i1.1590 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1590 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v1i1.1590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1590/1371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 1 n. 1 (2016): v.1, n.1, jan./jun. 2016; 25-36 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187165450240 |