Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chapani, Daisi Teresinha
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Shigunov Neto, Alexandre, Duarte, Ana Cristina Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14668
Resumo: Therefore, the objective of this editorial is to highlight the importance of specialized journals for the configuration of teacher training as a field of knowledge, as well as to point out the limits and difficulties in consolidating journals in this field. We hope that the reflections made here can expand current discussions on the processes of evaluating academic production, especially with regard to pressure for impact, and shed light on the role of young journals in disseminating research results and experiences in this field.
id UESB-8_acc20460afe86cd7d9ac10dcfeb5e09a
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/14668
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à DocênciaPeriódicosFormação de ProfessoresDivulgação CientíficaPeriódicos JovensPeriodicalsTeacher trainingScientific divulgationYoung PeriodicalsPublicaciones periódicasFormación de profesoresDivulgación científicaRevistas jóvenesTherefore, the objective of this editorial is to highlight the importance of specialized journals for the configuration of teacher training as a field of knowledge, as well as to point out the limits and difficulties in consolidating journals in this field. We hope that the reflections made here can expand current discussions on the processes of evaluating academic production, especially with regard to pressure for impact, and shed light on the role of young journals in disseminating research results and experiences in this field.Por tanto, el objetivo de este editorial es resaltar la importancia de las revistas especializadas para la configuración de la formación docente como campo de conocimiento, así como señalar los límites y dificultades para consolidar revistas en este campo. Esperamos que las reflexiones aquí realizadas puedan ampliar las discusiones actuales sobre los procesos de evaluación de la producción académica, especialmente en lo que respecta a la presión por el impacto, y arrojar luz sobre el papel de las revistas jóvenes en la difusión de resultados de investigación y experiencias en este campo.Desse modo, o objetivo deste editorial é destacar a importância dos periódicos especializados para a configuração da formação docente como campo de conhecimentos, assim como apontar os limites e as dificuldades para a consolidação de periódicos nesse campo. Esperamos que as reflexões aqui desenvolvidas possam ampliar as discussões atuais sobre os processos de avaliação da produção acadêmica, em especial no que concerne à pressão por impacto, e jogar luz sobre o papel dos periódicos jovens para a divulgação dos resultados de pesquisa e de experiências nesse campo.Edições UESB2024-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14668Revista de Iniciação à Docência; v. 9 n. 1 (2024): (jan. - dez., 2024); e14668, 1-122525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14668/8507Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChapani, Daisi TeresinhaShigunov Neto, AlexandreDuarte, Ana Cristina Santos2024-04-17T17:52:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/14668Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2024-04-17T17:52:54Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência
title Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência
spellingShingle Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência
Chapani, Daisi Teresinha
Periódicos
Formação de Professores
Divulgação Científica
Periódicos Jovens
Periodicals
Teacher training
Scientific divulgation
Young Periodicals
Publicaciones periódicas
Formación de profesores
Divulgación científica
Revistas jóvenes
title_short Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência
title_full Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência
title_fullStr Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência
title_full_unstemmed Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência
title_sort Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência
author Chapani, Daisi Teresinha
author_facet Chapani, Daisi Teresinha
Shigunov Neto, Alexandre
Duarte, Ana Cristina Santos
author_role author
author2 Shigunov Neto, Alexandre
Duarte, Ana Cristina Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chapani, Daisi Teresinha
Shigunov Neto, Alexandre
Duarte, Ana Cristina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Periódicos
Formação de Professores
Divulgação Científica
Periódicos Jovens
Periodicals
Teacher training
Scientific divulgation
Young Periodicals
Publicaciones periódicas
Formación de profesores
Divulgación científica
Revistas jóvenes
topic Periódicos
Formação de Professores
Divulgação Científica
Periódicos Jovens
Periodicals
Teacher training
Scientific divulgation
Young Periodicals
Publicaciones periódicas
Formación de profesores
Divulgación científica
Revistas jóvenes
description Therefore, the objective of this editorial is to highlight the importance of specialized journals for the configuration of teacher training as a field of knowledge, as well as to point out the limits and difficulties in consolidating journals in this field. We hope that the reflections made here can expand current discussions on the processes of evaluating academic production, especially with regard to pressure for impact, and shed light on the role of young journals in disseminating research results and experiences in this field.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14668
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14668/8507
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 9 n. 1 (2024): (jan. - dez., 2024); e14668, 1-12
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187156013056