Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14668 |
Resumo: | Therefore, the objective of this editorial is to highlight the importance of specialized journals for the configuration of teacher training as a field of knowledge, as well as to point out the limits and difficulties in consolidating journals in this field. We hope that the reflections made here can expand current discussions on the processes of evaluating academic production, especially with regard to pressure for impact, and shed light on the role of young journals in disseminating research results and experiences in this field. |
id |
UESB-8_acc20460afe86cd7d9ac10dcfeb5e09a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/14668 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à DocênciaPeriódicosFormação de ProfessoresDivulgação CientíficaPeriódicos JovensPeriodicalsTeacher trainingScientific divulgationYoung PeriodicalsPublicaciones periódicasFormación de profesoresDivulgación científicaRevistas jóvenesTherefore, the objective of this editorial is to highlight the importance of specialized journals for the configuration of teacher training as a field of knowledge, as well as to point out the limits and difficulties in consolidating journals in this field. We hope that the reflections made here can expand current discussions on the processes of evaluating academic production, especially with regard to pressure for impact, and shed light on the role of young journals in disseminating research results and experiences in this field.Por tanto, el objetivo de este editorial es resaltar la importancia de las revistas especializadas para la configuración de la formación docente como campo de conocimiento, así como señalar los límites y dificultades para consolidar revistas en este campo. Esperamos que las reflexiones aquí realizadas puedan ampliar las discusiones actuales sobre los procesos de evaluación de la producción académica, especialmente en lo que respecta a la presión por el impacto, y arrojar luz sobre el papel de las revistas jóvenes en la difusión de resultados de investigación y experiencias en este campo.Desse modo, o objetivo deste editorial é destacar a importância dos periódicos especializados para a configuração da formação docente como campo de conhecimentos, assim como apontar os limites e as dificuldades para a consolidação de periódicos nesse campo. Esperamos que as reflexões aqui desenvolvidas possam ampliar as discussões atuais sobre os processos de avaliação da produção acadêmica, em especial no que concerne à pressão por impacto, e jogar luz sobre o papel dos periódicos jovens para a divulgação dos resultados de pesquisa e de experiências nesse campo.Edições UESB2024-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14668Revista de Iniciação à Docência; v. 9 n. 1 (2024): (jan. - dez., 2024); e14668, 1-122525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14668/8507Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChapani, Daisi TeresinhaShigunov Neto, AlexandreDuarte, Ana Cristina Santos2024-04-17T17:52:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/14668Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2024-04-17T17:52:54Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência |
title |
Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência |
spellingShingle |
Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência Chapani, Daisi Teresinha Periódicos Formação de Professores Divulgação Científica Periódicos Jovens Periodicals Teacher training Scientific divulgation Young Periodicals Publicaciones periódicas Formación de profesores Divulgación científica Revistas jóvenes |
title_short |
Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência |
title_full |
Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência |
title_fullStr |
Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência |
title_full_unstemmed |
Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência |
title_sort |
Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência |
author |
Chapani, Daisi Teresinha |
author_facet |
Chapani, Daisi Teresinha Shigunov Neto, Alexandre Duarte, Ana Cristina Santos |
author_role |
author |
author2 |
Shigunov Neto, Alexandre Duarte, Ana Cristina Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chapani, Daisi Teresinha Shigunov Neto, Alexandre Duarte, Ana Cristina Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Periódicos Formação de Professores Divulgação Científica Periódicos Jovens Periodicals Teacher training Scientific divulgation Young Periodicals Publicaciones periódicas Formación de profesores Divulgación científica Revistas jóvenes |
topic |
Periódicos Formação de Professores Divulgação Científica Periódicos Jovens Periodicals Teacher training Scientific divulgation Young Periodicals Publicaciones periódicas Formación de profesores Divulgación científica Revistas jóvenes |
description |
Therefore, the objective of this editorial is to highlight the importance of specialized journals for the configuration of teacher training as a field of knowledge, as well as to point out the limits and difficulties in consolidating journals in this field. We hope that the reflections made here can expand current discussions on the processes of evaluating academic production, especially with regard to pressure for impact, and shed light on the role of young journals in disseminating research results and experiences in this field. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14668 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/14668/8507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 9 n. 1 (2024): (jan. - dez., 2024); e14668, 1-12 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187156013056 |