Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carlos Alex
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Freitas, Tiêgo dos Santos, Silveira, Adriano Alves da, Abreu, Jair Dias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11766
Resumo: Este artigo objetiva discutir a formação docente para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social à luz da produção científica do Educador Ubiratan D’Ambrosio, buscando respostas para o seguinte problema de pesquisa: como a produção científica do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio contribui para formar docentes em prol de uma educação planetária mais justa e solidária? Os pressupostos metodológicos vinculam-se à pesquisa descritiva bibliográfica numa abordagem qualitativa, sendo nosso corpus investigativo composto por 10 artigos científicos de Ubiratan, validados em pesquisa realizada junto à base de dados Google Acadêmico. Esses artigos foram analisados sob três categorias: (i) Formar Docentes para a Paz; (ii) Formar Docentes para a Sustentabilidade; e (iii) Formar Docentes para a Justiça Social. Os principais resultados revelaram que a formação docente pode ser orientada e fundamentada numa cultura de Paz Total (Paz Interior, Paz Social, Paz Ambiental, Paz Militar), na integração do conhecimento a partir da transdisciplinaridade como premissa chave para promover a educação planetária e a Sustentabilidade e na atuação responsável e lúcida desses profissionais visando potencializar seus estudantes para desempenharem papel ativo e crítico na sociedade, combatendo injustiças sociais e compreendendo como suas ações podem garantir a Paz e a dignidade humana.
id UESB-8_b3a3e40f0956d9c83451efe7a89547dc
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11766
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’AmbrosioTraining Teachers for Peace, Sustainability and Social Justice: a Look at the Mathematics Educator Ubiratan D'AmbrosioFormar Docentes para la Paz, la Sostenibilidad y la Justicia Social: Perspectivas del Educador Matemático Ubiratan D’AmbrosioUbiratan D’AmbrosioEducação matemáticaEducação planetáriaFormação docentePaz totalDignidade humanaUbiratan D'AmbrosioMathematics educationPlanetary educationTeacher educationTotal peaceHuman dignityEducacion matematicaEducación planetariaFormación de profesoresPaz totalDignidad humanaEste artigo objetiva discutir a formação docente para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social à luz da produção científica do Educador Ubiratan D’Ambrosio, buscando respostas para o seguinte problema de pesquisa: como a produção científica do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio contribui para formar docentes em prol de uma educação planetária mais justa e solidária? Os pressupostos metodológicos vinculam-se à pesquisa descritiva bibliográfica numa abordagem qualitativa, sendo nosso corpus investigativo composto por 10 artigos científicos de Ubiratan, validados em pesquisa realizada junto à base de dados Google Acadêmico. Esses artigos foram analisados sob três categorias: (i) Formar Docentes para a Paz; (ii) Formar Docentes para a Sustentabilidade; e (iii) Formar Docentes para a Justiça Social. Os principais resultados revelaram que a formação docente pode ser orientada e fundamentada numa cultura de Paz Total (Paz Interior, Paz Social, Paz Ambiental, Paz Militar), na integração do conhecimento a partir da transdisciplinaridade como premissa chave para promover a educação planetária e a Sustentabilidade e na atuação responsável e lúcida desses profissionais visando potencializar seus estudantes para desempenharem papel ativo e crítico na sociedade, combatendo injustiças sociais e compreendendo como suas ações podem garantir a Paz e a dignidade humana.This article aims to discuss teacher education for peace, sustainability and social justice in the light of the scientific production of Educator Ubiratan D'Ambrosio, with the following problem: how does the scientific production of Mathematics Educator Ubiratan D'Ambrosio contribute to train teachers in favor of a more just and solidary planetary education? The methodology used was descriptive bibliographical research in a qualitative approach, and our investigative corpus was 10 scientific articles by Ubiratan, validated in a search carried out in the Google Academic database. These articles were analyzed under three categories: (i) Training Teachers for Peace; (ii) Training Teachers for Sustainability; and (iii) Training Teachers for Social Justice. The results revealed that teacher education can be oriented and based on a culture of Total Peace (Inner Peace, Social Peace, Environmental Peace, Military Peace), on the integration of knowledge based on transdisciplinarity as a key premise to promote planetary education and sustainability, and on the responsible and lucid performance of these professionals in the treatment of empowering their students to play an active and critical role in society, fighting social injustices and understanding how their actions can guarantee peace and human dignity.Edições UESB2023-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1176610.22481/riduesb.v8i1.11766Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11766, 1-222525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11766/7661Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Carlos AlexFreitas, Tiêgo dos SantosSilveira, Adriano Alves da Abreu, Jair Dias de2023-04-11T16:03:37Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11766Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-04-11T16:03:37Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio
Training Teachers for Peace, Sustainability and Social Justice: a Look at the Mathematics Educator Ubiratan D'Ambrosio
Formar Docentes para la Paz, la Sostenibilidad y la Justicia Social: Perspectivas del Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio
title Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio
spellingShingle Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio
Alves, Carlos Alex
Ubiratan D’Ambrosio
Educação matemática
Educação planetária
Formação docente
Paz total
Dignidade humana
Ubiratan D'Ambrosio
Mathematics education
Planetary education
Teacher education
Total peace
Human dignity
Educacion matematica
Educación planetaria
Formación de profesores
Paz total
Dignidad humana
title_short Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio
title_full Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio
title_fullStr Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio
title_full_unstemmed Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio
title_sort Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio
author Alves, Carlos Alex
author_facet Alves, Carlos Alex
Freitas, Tiêgo dos Santos
Silveira, Adriano Alves da
Abreu, Jair Dias de
author_role author
author2 Freitas, Tiêgo dos Santos
Silveira, Adriano Alves da
Abreu, Jair Dias de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carlos Alex
Freitas, Tiêgo dos Santos
Silveira, Adriano Alves da
Abreu, Jair Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Ubiratan D’Ambrosio
Educação matemática
Educação planetária
Formação docente
Paz total
Dignidade humana
Ubiratan D'Ambrosio
Mathematics education
Planetary education
Teacher education
Total peace
Human dignity
Educacion matematica
Educación planetaria
Formación de profesores
Paz total
Dignidad humana
topic Ubiratan D’Ambrosio
Educação matemática
Educação planetária
Formação docente
Paz total
Dignidade humana
Ubiratan D'Ambrosio
Mathematics education
Planetary education
Teacher education
Total peace
Human dignity
Educacion matematica
Educación planetaria
Formación de profesores
Paz total
Dignidad humana
description Este artigo objetiva discutir a formação docente para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social à luz da produção científica do Educador Ubiratan D’Ambrosio, buscando respostas para o seguinte problema de pesquisa: como a produção científica do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio contribui para formar docentes em prol de uma educação planetária mais justa e solidária? Os pressupostos metodológicos vinculam-se à pesquisa descritiva bibliográfica numa abordagem qualitativa, sendo nosso corpus investigativo composto por 10 artigos científicos de Ubiratan, validados em pesquisa realizada junto à base de dados Google Acadêmico. Esses artigos foram analisados sob três categorias: (i) Formar Docentes para a Paz; (ii) Formar Docentes para a Sustentabilidade; e (iii) Formar Docentes para a Justiça Social. Os principais resultados revelaram que a formação docente pode ser orientada e fundamentada numa cultura de Paz Total (Paz Interior, Paz Social, Paz Ambiental, Paz Militar), na integração do conhecimento a partir da transdisciplinaridade como premissa chave para promover a educação planetária e a Sustentabilidade e na atuação responsável e lúcida desses profissionais visando potencializar seus estudantes para desempenharem papel ativo e crítico na sociedade, combatendo injustiças sociais e compreendendo como suas ações podem garantir a Paz e a dignidade humana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11766
10.22481/riduesb.v8i1.11766
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11766
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v8i1.11766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11766/7661
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11766, 1-22
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188326223872