Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11766 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir a formação docente para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social à luz da produção científica do Educador Ubiratan D’Ambrosio, buscando respostas para o seguinte problema de pesquisa: como a produção científica do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio contribui para formar docentes em prol de uma educação planetária mais justa e solidária? Os pressupostos metodológicos vinculam-se à pesquisa descritiva bibliográfica numa abordagem qualitativa, sendo nosso corpus investigativo composto por 10 artigos científicos de Ubiratan, validados em pesquisa realizada junto à base de dados Google Acadêmico. Esses artigos foram analisados sob três categorias: (i) Formar Docentes para a Paz; (ii) Formar Docentes para a Sustentabilidade; e (iii) Formar Docentes para a Justiça Social. Os principais resultados revelaram que a formação docente pode ser orientada e fundamentada numa cultura de Paz Total (Paz Interior, Paz Social, Paz Ambiental, Paz Militar), na integração do conhecimento a partir da transdisciplinaridade como premissa chave para promover a educação planetária e a Sustentabilidade e na atuação responsável e lúcida desses profissionais visando potencializar seus estudantes para desempenharem papel ativo e crítico na sociedade, combatendo injustiças sociais e compreendendo como suas ações podem garantir a Paz e a dignidade humana. |
id |
UESB-8_b3a3e40f0956d9c83451efe7a89547dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11766 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’AmbrosioTraining Teachers for Peace, Sustainability and Social Justice: a Look at the Mathematics Educator Ubiratan D'AmbrosioFormar Docentes para la Paz, la Sostenibilidad y la Justicia Social: Perspectivas del Educador Matemático Ubiratan D’AmbrosioUbiratan D’AmbrosioEducação matemáticaEducação planetáriaFormação docentePaz totalDignidade humanaUbiratan D'AmbrosioMathematics educationPlanetary educationTeacher educationTotal peaceHuman dignityEducacion matematicaEducación planetariaFormación de profesoresPaz totalDignidad humanaEste artigo objetiva discutir a formação docente para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social à luz da produção científica do Educador Ubiratan D’Ambrosio, buscando respostas para o seguinte problema de pesquisa: como a produção científica do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio contribui para formar docentes em prol de uma educação planetária mais justa e solidária? Os pressupostos metodológicos vinculam-se à pesquisa descritiva bibliográfica numa abordagem qualitativa, sendo nosso corpus investigativo composto por 10 artigos científicos de Ubiratan, validados em pesquisa realizada junto à base de dados Google Acadêmico. Esses artigos foram analisados sob três categorias: (i) Formar Docentes para a Paz; (ii) Formar Docentes para a Sustentabilidade; e (iii) Formar Docentes para a Justiça Social. Os principais resultados revelaram que a formação docente pode ser orientada e fundamentada numa cultura de Paz Total (Paz Interior, Paz Social, Paz Ambiental, Paz Militar), na integração do conhecimento a partir da transdisciplinaridade como premissa chave para promover a educação planetária e a Sustentabilidade e na atuação responsável e lúcida desses profissionais visando potencializar seus estudantes para desempenharem papel ativo e crítico na sociedade, combatendo injustiças sociais e compreendendo como suas ações podem garantir a Paz e a dignidade humana.This article aims to discuss teacher education for peace, sustainability and social justice in the light of the scientific production of Educator Ubiratan D'Ambrosio, with the following problem: how does the scientific production of Mathematics Educator Ubiratan D'Ambrosio contribute to train teachers in favor of a more just and solidary planetary education? The methodology used was descriptive bibliographical research in a qualitative approach, and our investigative corpus was 10 scientific articles by Ubiratan, validated in a search carried out in the Google Academic database. These articles were analyzed under three categories: (i) Training Teachers for Peace; (ii) Training Teachers for Sustainability; and (iii) Training Teachers for Social Justice. The results revealed that teacher education can be oriented and based on a culture of Total Peace (Inner Peace, Social Peace, Environmental Peace, Military Peace), on the integration of knowledge based on transdisciplinarity as a key premise to promote planetary education and sustainability, and on the responsible and lucid performance of these professionals in the treatment of empowering their students to play an active and critical role in society, fighting social injustices and understanding how their actions can guarantee peace and human dignity.Edições UESB2023-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1176610.22481/riduesb.v8i1.11766Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11766, 1-222525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11766/7661Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Carlos AlexFreitas, Tiêgo dos SantosSilveira, Adriano Alves da Abreu, Jair Dias de2023-04-11T16:03:37Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11766Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-04-11T16:03:37Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio Training Teachers for Peace, Sustainability and Social Justice: a Look at the Mathematics Educator Ubiratan D'Ambrosio Formar Docentes para la Paz, la Sostenibilidad y la Justicia Social: Perspectivas del Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio |
title |
Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio |
spellingShingle |
Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio Alves, Carlos Alex Ubiratan D’Ambrosio Educação matemática Educação planetária Formação docente Paz total Dignidade humana Ubiratan D'Ambrosio Mathematics education Planetary education Teacher education Total peace Human dignity Educacion matematica Educación planetaria Formación de profesores Paz total Dignidad humana |
title_short |
Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio |
title_full |
Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio |
title_fullStr |
Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio |
title_full_unstemmed |
Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio |
title_sort |
Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio |
author |
Alves, Carlos Alex |
author_facet |
Alves, Carlos Alex Freitas, Tiêgo dos Santos Silveira, Adriano Alves da Abreu, Jair Dias de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Tiêgo dos Santos Silveira, Adriano Alves da Abreu, Jair Dias de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Carlos Alex Freitas, Tiêgo dos Santos Silveira, Adriano Alves da Abreu, Jair Dias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ubiratan D’Ambrosio Educação matemática Educação planetária Formação docente Paz total Dignidade humana Ubiratan D'Ambrosio Mathematics education Planetary education Teacher education Total peace Human dignity Educacion matematica Educación planetaria Formación de profesores Paz total Dignidad humana |
topic |
Ubiratan D’Ambrosio Educação matemática Educação planetária Formação docente Paz total Dignidade humana Ubiratan D'Ambrosio Mathematics education Planetary education Teacher education Total peace Human dignity Educacion matematica Educación planetaria Formación de profesores Paz total Dignidad humana |
description |
Este artigo objetiva discutir a formação docente para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social à luz da produção científica do Educador Ubiratan D’Ambrosio, buscando respostas para o seguinte problema de pesquisa: como a produção científica do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio contribui para formar docentes em prol de uma educação planetária mais justa e solidária? Os pressupostos metodológicos vinculam-se à pesquisa descritiva bibliográfica numa abordagem qualitativa, sendo nosso corpus investigativo composto por 10 artigos científicos de Ubiratan, validados em pesquisa realizada junto à base de dados Google Acadêmico. Esses artigos foram analisados sob três categorias: (i) Formar Docentes para a Paz; (ii) Formar Docentes para a Sustentabilidade; e (iii) Formar Docentes para a Justiça Social. Os principais resultados revelaram que a formação docente pode ser orientada e fundamentada numa cultura de Paz Total (Paz Interior, Paz Social, Paz Ambiental, Paz Militar), na integração do conhecimento a partir da transdisciplinaridade como premissa chave para promover a educação planetária e a Sustentabilidade e na atuação responsável e lúcida desses profissionais visando potencializar seus estudantes para desempenharem papel ativo e crítico na sociedade, combatendo injustiças sociais e compreendendo como suas ações podem garantir a Paz e a dignidade humana. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11766 10.22481/riduesb.v8i1.11766 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11766 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v8i1.11766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11766/7661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11766, 1-22 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188326223872 |