Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11569 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo discutir possibilidades de elaboração de materiais didáticos a partir da apresentação do gênero roteiro de aprendizagem (FARIAS, 2019) e análise de um roteiro tomando por base as contribuições teóricas acerca da temática (PAIVA, 2014; RAJAGOPALAN, 2012; SCHEYERL, 2012, entre outros). Assim, fundamentados numa abordagem qualitativa de pesquisa de caráter documental, apresentamos a análise de um roteiro de aprendizagem elaborado por educadores da rede pública e privada de ensino, fundamentados em teorias para o ensino de línguas, produção e análise de materiais didáticos. Os resultados da análise apontam que o gênero roteiro de aprendizagem possui características fundamentais para um material didático como: capacidade de reusabilidade, contextualização, personalização, construção colaborativa, hipertextualidade e a autonomia do professor. |
id |
UESB-8_b6e401f08397f0a577062acd37cae3cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11569 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English languageRoteiros de Aprendizagem como gênero para produção de material didático para o ensino e aprendizagem de Língua InglesaMaterial DidáticoRoteiro de AprendizagemEnsino e aprendizagem de línguas estrangeirasDidactic MaterialsLearning ItineraryForeign language teaching and learningO presente estudo tem por objetivo discutir possibilidades de elaboração de materiais didáticos a partir da apresentação do gênero roteiro de aprendizagem (FARIAS, 2019) e análise de um roteiro tomando por base as contribuições teóricas acerca da temática (PAIVA, 2014; RAJAGOPALAN, 2012; SCHEYERL, 2012, entre outros). Assim, fundamentados numa abordagem qualitativa de pesquisa de caráter documental, apresentamos a análise de um roteiro de aprendizagem elaborado por educadores da rede pública e privada de ensino, fundamentados em teorias para o ensino de línguas, produção e análise de materiais didáticos. Os resultados da análise apontam que o gênero roteiro de aprendizagem possui características fundamentais para um material didático como: capacidade de reusabilidade, contextualização, personalização, construção colaborativa, hipertextualidade e a autonomia do professor.The present study aims to discuss possibilities for the elaboration of didactic materials by presenting the genre learning itinerary and an analysis of a learning itinerary based on the theoretical contributions on the topic (PAIVA, 2014; RAJAGOPALAN, 2012; SCHEYERL, 2012, among others). Thus, based on a documentary qualitative research, we present the analysis of a learning script developed by educators from public and private education systems, based on theories for language teaching, production and analysis of teaching materials. The results show that the learning itinerary has fundamental characteristics for didactic materials, such as: reusability, contextualization, personalization, collaborative construction, hypertextuality and teacher autonomy.Edições UESB2023-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1156910.22481/riduesb.v8i1.11569Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11569, 1-152525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11569/7411Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Diana Ketlem Paula doSantos, Tamara Afonso dos Guedes, Luiz EduardoMoura, Sonaira de Araújo2023-04-11T16:03:37Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11569Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-04-11T16:03:37Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language Roteiros de Aprendizagem como gênero para produção de material didático para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa |
title |
Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language |
spellingShingle |
Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language Nascimento, Diana Ketlem Paula do Material Didático Roteiro de Aprendizagem Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras Didactic Materials Learning Itinerary Foreign language teaching and learning |
title_short |
Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language |
title_full |
Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language |
title_fullStr |
Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language |
title_full_unstemmed |
Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language |
title_sort |
Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language |
author |
Nascimento, Diana Ketlem Paula do |
author_facet |
Nascimento, Diana Ketlem Paula do Santos, Tamara Afonso dos Guedes, Luiz Eduardo Moura, Sonaira de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Tamara Afonso dos Guedes, Luiz Eduardo Moura, Sonaira de Araújo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Diana Ketlem Paula do Santos, Tamara Afonso dos Guedes, Luiz Eduardo Moura, Sonaira de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material Didático Roteiro de Aprendizagem Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras Didactic Materials Learning Itinerary Foreign language teaching and learning |
topic |
Material Didático Roteiro de Aprendizagem Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras Didactic Materials Learning Itinerary Foreign language teaching and learning |
description |
O presente estudo tem por objetivo discutir possibilidades de elaboração de materiais didáticos a partir da apresentação do gênero roteiro de aprendizagem (FARIAS, 2019) e análise de um roteiro tomando por base as contribuições teóricas acerca da temática (PAIVA, 2014; RAJAGOPALAN, 2012; SCHEYERL, 2012, entre outros). Assim, fundamentados numa abordagem qualitativa de pesquisa de caráter documental, apresentamos a análise de um roteiro de aprendizagem elaborado por educadores da rede pública e privada de ensino, fundamentados em teorias para o ensino de línguas, produção e análise de materiais didáticos. Os resultados da análise apontam que o gênero roteiro de aprendizagem possui características fundamentais para um material didático como: capacidade de reusabilidade, contextualização, personalização, construção colaborativa, hipertextualidade e a autonomia do professor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11569 10.22481/riduesb.v8i1.11569 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11569 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v8i1.11569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11569/7411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11569, 1-15 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188177326080 |