Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Diana Ketlem Paula do
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Tamara Afonso dos, Guedes, Luiz Eduardo, Moura, Sonaira de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11569
Resumo: O presente estudo tem por objetivo discutir possibilidades de elaboração de materiais didáticos a partir da apresentação do gênero roteiro de aprendizagem (FARIAS, 2019) e análise de um roteiro tomando por base as contribuições teóricas acerca da temática (PAIVA, 2014; RAJAGOPALAN, 2012; SCHEYERL, 2012, entre outros). Assim, fundamentados numa abordagem qualitativa de pesquisa de caráter documental, apresentamos a análise de um roteiro de aprendizagem elaborado por educadores da rede pública e privada de ensino, fundamentados em teorias para o ensino de línguas, produção e análise de materiais didáticos. Os resultados da análise apontam que o gênero roteiro de aprendizagem possui características fundamentais para um material didático como: capacidade de reusabilidade, contextualização, personalização, construção colaborativa, hipertextualidade e a autonomia do professor.
id UESB-8_b6e401f08397f0a577062acd37cae3cb
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11569
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English languageRoteiros de Aprendizagem como gênero para produção de material didático para o ensino e aprendizagem de Língua InglesaMaterial DidáticoRoteiro de AprendizagemEnsino e aprendizagem de línguas estrangeirasDidactic MaterialsLearning ItineraryForeign language teaching and learningO presente estudo tem por objetivo discutir possibilidades de elaboração de materiais didáticos a partir da apresentação do gênero roteiro de aprendizagem (FARIAS, 2019) e análise de um roteiro tomando por base as contribuições teóricas acerca da temática (PAIVA, 2014; RAJAGOPALAN, 2012; SCHEYERL, 2012, entre outros). Assim, fundamentados numa abordagem qualitativa de pesquisa de caráter documental, apresentamos a análise de um roteiro de aprendizagem elaborado por educadores da rede pública e privada de ensino, fundamentados em teorias para o ensino de línguas, produção e análise de materiais didáticos. Os resultados da análise apontam que o gênero roteiro de aprendizagem possui características fundamentais para um material didático como: capacidade de reusabilidade, contextualização, personalização, construção colaborativa, hipertextualidade e a autonomia do professor.The present study aims to discuss possibilities for the elaboration of didactic materials by presenting the genre learning itinerary and an analysis of a learning itinerary based on the theoretical contributions on the topic (PAIVA, 2014; RAJAGOPALAN, 2012; SCHEYERL, 2012, among others). Thus, based on a documentary qualitative research, we present the analysis of a learning script developed by educators from public and private education systems, based on theories for language teaching, production and analysis of teaching materials. The results show that the learning itinerary has fundamental characteristics for didactic materials, such as: reusability, contextualization, personalization, collaborative construction, hypertextuality and teacher autonomy.Edições UESB2023-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1156910.22481/riduesb.v8i1.11569Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11569, 1-152525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11569/7411Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Diana Ketlem Paula doSantos, Tamara Afonso dos Guedes, Luiz EduardoMoura, Sonaira de Araújo2023-04-11T16:03:37Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11569Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-04-11T16:03:37Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language
Roteiros de Aprendizagem como gênero para produção de material didático para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa
title Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language
spellingShingle Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language
Nascimento, Diana Ketlem Paula do
Material Didático
Roteiro de Aprendizagem
Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
Didactic Materials
Learning Itinerary
Foreign language teaching and learning
title_short Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language
title_full Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language
title_fullStr Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language
title_full_unstemmed Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language
title_sort Learning Scripts as a genre to create materials for teaching and learning the English language
author Nascimento, Diana Ketlem Paula do
author_facet Nascimento, Diana Ketlem Paula do
Santos, Tamara Afonso dos
Guedes, Luiz Eduardo
Moura, Sonaira de Araújo
author_role author
author2 Santos, Tamara Afonso dos
Guedes, Luiz Eduardo
Moura, Sonaira de Araújo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Diana Ketlem Paula do
Santos, Tamara Afonso dos
Guedes, Luiz Eduardo
Moura, Sonaira de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Material Didático
Roteiro de Aprendizagem
Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
Didactic Materials
Learning Itinerary
Foreign language teaching and learning
topic Material Didático
Roteiro de Aprendizagem
Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
Didactic Materials
Learning Itinerary
Foreign language teaching and learning
description O presente estudo tem por objetivo discutir possibilidades de elaboração de materiais didáticos a partir da apresentação do gênero roteiro de aprendizagem (FARIAS, 2019) e análise de um roteiro tomando por base as contribuições teóricas acerca da temática (PAIVA, 2014; RAJAGOPALAN, 2012; SCHEYERL, 2012, entre outros). Assim, fundamentados numa abordagem qualitativa de pesquisa de caráter documental, apresentamos a análise de um roteiro de aprendizagem elaborado por educadores da rede pública e privada de ensino, fundamentados em teorias para o ensino de línguas, produção e análise de materiais didáticos. Os resultados da análise apontam que o gênero roteiro de aprendizagem possui características fundamentais para um material didático como: capacidade de reusabilidade, contextualização, personalização, construção colaborativa, hipertextualidade e a autonomia do professor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11569
10.22481/riduesb.v8i1.11569
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11569
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v8i1.11569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/11569/7411
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e11569, 1-15
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188177326080