Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Naiara Fonseca de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13367
Resumo: A realidade educacional, no que se refere a aprendizagem da Matemática, tem sido tema de pesquisas em diferentes perspectivas, desde a formação inicial ou continuada de professores, até a aprendizagem dos estudantes. Com o objetivo de Investigar a Matemática elencada nas ementas dos cursos de Pedagogia e suas conexões com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, esse artigo buscou responder a seguinte questão: Quais as aproximações e distanciamentos entre as orientações da BNCC para o ensino de Matemática nos anos iniciais e as ementas dos cursos de Pedagogia em universidades do estado da Bahia? Para respondê-la, foi realizada uma análise das orientações presentes na BNCC voltando o olhar para as unidades temáticas e os respectivos conteúdos e habilidades que se deseja desenvolver nos anos iniciais, e das ementas dos cursos de Pedagogia de universidades públicas no estado da Bahia com o intuito de refletir sobre a Matemática que tem sido contemplada nesses documentos. As análises possibilitaram concluir que as ementas dos cursos têm voltado a atenção para teorias e metodologias e apesar de concordar com sua importância defendo a necessidade do foco não se restringir a elas.
id UESB-8_ba8eada15583f4f6200ce4aa3655ddce
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13367
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da BahiaMathematical education of future teachers of the initial years: a study on the Pedagogy courses in the state of Bahia, BrazilPedagogiaEducação MatemáticaBNCCLetramento matemáticoAlfabetização MatemáticaPedagogyMathematics educationBNCCMathematical literacyA realidade educacional, no que se refere a aprendizagem da Matemática, tem sido tema de pesquisas em diferentes perspectivas, desde a formação inicial ou continuada de professores, até a aprendizagem dos estudantes. Com o objetivo de Investigar a Matemática elencada nas ementas dos cursos de Pedagogia e suas conexões com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, esse artigo buscou responder a seguinte questão: Quais as aproximações e distanciamentos entre as orientações da BNCC para o ensino de Matemática nos anos iniciais e as ementas dos cursos de Pedagogia em universidades do estado da Bahia? Para respondê-la, foi realizada uma análise das orientações presentes na BNCC voltando o olhar para as unidades temáticas e os respectivos conteúdos e habilidades que se deseja desenvolver nos anos iniciais, e das ementas dos cursos de Pedagogia de universidades públicas no estado da Bahia com o intuito de refletir sobre a Matemática que tem sido contemplada nesses documentos. As análises possibilitaram concluir que as ementas dos cursos têm voltado a atenção para teorias e metodologias e apesar de concordar com sua importância defendo a necessidade do foco não se restringir a elas.The educational reality, in terms of learning mathematics, has been the subject of research from different perspectives, from initial or continuing teacher training to student learning. With the aim of investigating the Mathematics listed in the syllabuses of Pedagogy courses and their connections with the National Common Curriculum Base - BNCC, this article sought to answer the following question: What are the approximations and distances between the BNCC guidelines for teaching Mathematics in the early years and the syllabuses of Pedagogy courses at universities in the state of Bahia? In order to answer this question, an analysis was carried out of the BNCC's guidelines, looking at the thematic units and the respective contents and skills to be developed in the early years, and the syllabuses of the Pedagogy courses at public universities in the state of Bahia, with the aim of reflecting on the mathematics that has been covered in these documents. The analysis led to the conclusion that the course syllabuses have focused on theories and methodologies, and although I agree with their importance, I would argue that the focus should not be restricted to them.Edições UESB2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1336710.22481/riduesb.v8i1.13367Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e13367, 1-152525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13367/8075Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Naiara Fonseca de2023-09-11T13:13:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13367Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-09-11T13:13Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia
Mathematical education of future teachers of the initial years: a study on the Pedagogy courses in the state of Bahia, Brazil
title Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia
spellingShingle Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia
Souza, Naiara Fonseca de
Pedagogia
Educação Matemática
BNCC
Letramento matemático
Alfabetização Matemática
Pedagogy
Mathematics education
BNCC
Mathematical literacy
title_short Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia
title_full Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia
title_fullStr Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia
title_full_unstemmed Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia
title_sort Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia
author Souza, Naiara Fonseca de
author_facet Souza, Naiara Fonseca de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Naiara Fonseca de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Educação Matemática
BNCC
Letramento matemático
Alfabetização Matemática
Pedagogy
Mathematics education
BNCC
Mathematical literacy
topic Pedagogia
Educação Matemática
BNCC
Letramento matemático
Alfabetização Matemática
Pedagogy
Mathematics education
BNCC
Mathematical literacy
description A realidade educacional, no que se refere a aprendizagem da Matemática, tem sido tema de pesquisas em diferentes perspectivas, desde a formação inicial ou continuada de professores, até a aprendizagem dos estudantes. Com o objetivo de Investigar a Matemática elencada nas ementas dos cursos de Pedagogia e suas conexões com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, esse artigo buscou responder a seguinte questão: Quais as aproximações e distanciamentos entre as orientações da BNCC para o ensino de Matemática nos anos iniciais e as ementas dos cursos de Pedagogia em universidades do estado da Bahia? Para respondê-la, foi realizada uma análise das orientações presentes na BNCC voltando o olhar para as unidades temáticas e os respectivos conteúdos e habilidades que se deseja desenvolver nos anos iniciais, e das ementas dos cursos de Pedagogia de universidades públicas no estado da Bahia com o intuito de refletir sobre a Matemática que tem sido contemplada nesses documentos. As análises possibilitaram concluir que as ementas dos cursos têm voltado a atenção para teorias e metodologias e apesar de concordar com sua importância defendo a necessidade do foco não se restringir a elas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13367
10.22481/riduesb.v8i1.13367
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13367
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v8i1.13367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13367/8075
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e13367, 1-15
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187144478720