Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13367 |
Resumo: | A realidade educacional, no que se refere a aprendizagem da Matemática, tem sido tema de pesquisas em diferentes perspectivas, desde a formação inicial ou continuada de professores, até a aprendizagem dos estudantes. Com o objetivo de Investigar a Matemática elencada nas ementas dos cursos de Pedagogia e suas conexões com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, esse artigo buscou responder a seguinte questão: Quais as aproximações e distanciamentos entre as orientações da BNCC para o ensino de Matemática nos anos iniciais e as ementas dos cursos de Pedagogia em universidades do estado da Bahia? Para respondê-la, foi realizada uma análise das orientações presentes na BNCC voltando o olhar para as unidades temáticas e os respectivos conteúdos e habilidades que se deseja desenvolver nos anos iniciais, e das ementas dos cursos de Pedagogia de universidades públicas no estado da Bahia com o intuito de refletir sobre a Matemática que tem sido contemplada nesses documentos. As análises possibilitaram concluir que as ementas dos cursos têm voltado a atenção para teorias e metodologias e apesar de concordar com sua importância defendo a necessidade do foco não se restringir a elas. |
id |
UESB-8_ba8eada15583f4f6200ce4aa3655ddce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13367 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da BahiaMathematical education of future teachers of the initial years: a study on the Pedagogy courses in the state of Bahia, BrazilPedagogiaEducação MatemáticaBNCCLetramento matemáticoAlfabetização MatemáticaPedagogyMathematics educationBNCCMathematical literacyA realidade educacional, no que se refere a aprendizagem da Matemática, tem sido tema de pesquisas em diferentes perspectivas, desde a formação inicial ou continuada de professores, até a aprendizagem dos estudantes. Com o objetivo de Investigar a Matemática elencada nas ementas dos cursos de Pedagogia e suas conexões com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, esse artigo buscou responder a seguinte questão: Quais as aproximações e distanciamentos entre as orientações da BNCC para o ensino de Matemática nos anos iniciais e as ementas dos cursos de Pedagogia em universidades do estado da Bahia? Para respondê-la, foi realizada uma análise das orientações presentes na BNCC voltando o olhar para as unidades temáticas e os respectivos conteúdos e habilidades que se deseja desenvolver nos anos iniciais, e das ementas dos cursos de Pedagogia de universidades públicas no estado da Bahia com o intuito de refletir sobre a Matemática que tem sido contemplada nesses documentos. As análises possibilitaram concluir que as ementas dos cursos têm voltado a atenção para teorias e metodologias e apesar de concordar com sua importância defendo a necessidade do foco não se restringir a elas.The educational reality, in terms of learning mathematics, has been the subject of research from different perspectives, from initial or continuing teacher training to student learning. With the aim of investigating the Mathematics listed in the syllabuses of Pedagogy courses and their connections with the National Common Curriculum Base - BNCC, this article sought to answer the following question: What are the approximations and distances between the BNCC guidelines for teaching Mathematics in the early years and the syllabuses of Pedagogy courses at universities in the state of Bahia? In order to answer this question, an analysis was carried out of the BNCC's guidelines, looking at the thematic units and the respective contents and skills to be developed in the early years, and the syllabuses of the Pedagogy courses at public universities in the state of Bahia, with the aim of reflecting on the mathematics that has been covered in these documents. The analysis led to the conclusion that the course syllabuses have focused on theories and methodologies, and although I agree with their importance, I would argue that the focus should not be restricted to them.Edições UESB2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1336710.22481/riduesb.v8i1.13367Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e13367, 1-152525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13367/8075Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Naiara Fonseca de2023-09-11T13:13:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13367Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-09-11T13:13Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia Mathematical education of future teachers of the initial years: a study on the Pedagogy courses in the state of Bahia, Brazil |
title |
Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia |
spellingShingle |
Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia Souza, Naiara Fonseca de Pedagogia Educação Matemática BNCC Letramento matemático Alfabetização Matemática Pedagogy Mathematics education BNCC Mathematical literacy |
title_short |
Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia |
title_full |
Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia |
title_fullStr |
Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia |
title_full_unstemmed |
Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia |
title_sort |
Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia |
author |
Souza, Naiara Fonseca de |
author_facet |
Souza, Naiara Fonseca de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Naiara Fonseca de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Educação Matemática BNCC Letramento matemático Alfabetização Matemática Pedagogy Mathematics education BNCC Mathematical literacy |
topic |
Pedagogia Educação Matemática BNCC Letramento matemático Alfabetização Matemática Pedagogy Mathematics education BNCC Mathematical literacy |
description |
A realidade educacional, no que se refere a aprendizagem da Matemática, tem sido tema de pesquisas em diferentes perspectivas, desde a formação inicial ou continuada de professores, até a aprendizagem dos estudantes. Com o objetivo de Investigar a Matemática elencada nas ementas dos cursos de Pedagogia e suas conexões com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, esse artigo buscou responder a seguinte questão: Quais as aproximações e distanciamentos entre as orientações da BNCC para o ensino de Matemática nos anos iniciais e as ementas dos cursos de Pedagogia em universidades do estado da Bahia? Para respondê-la, foi realizada uma análise das orientações presentes na BNCC voltando o olhar para as unidades temáticas e os respectivos conteúdos e habilidades que se deseja desenvolver nos anos iniciais, e das ementas dos cursos de Pedagogia de universidades públicas no estado da Bahia com o intuito de refletir sobre a Matemática que tem sido contemplada nesses documentos. As análises possibilitaram concluir que as ementas dos cursos têm voltado a atenção para teorias e metodologias e apesar de concordar com sua importância defendo a necessidade do foco não se restringir a elas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13367 10.22481/riduesb.v8i1.13367 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13367 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v8i1.13367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13367/8075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e13367, 1-15 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187144478720 |