ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/351 |
Resumo: | Tem-se como propósito compartilhar por meio deste artigo os experimentos vividos por nós residentes durante o Projeto de Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José – USJ em parceria com Ministério da Educação e Cultura (MEC) e coma Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa experiência se configura como qualitativa e de campo em que os residentes estiveram, nessa primeira etapa, imersos na sala de aula compondo momentos de observação e intervenção. Todas as atuações pautaram-se nos aspectos relacionados a alfabetização matemática. Após o período de observação participativa e em conversa com a preceptora da turma, chegamos à conclusão que poderíamos trabalhar dentro da matemática alguns conteúdos que necessitam de uma atenção especial. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direcionou nossa atuação na área da matemática por consideramos que não basta para a criança apenas aprender conceitos matemáticos, mas aprender a utilizar esses saberes na vida real, tornando-se ser criativo e crítico”. |
id |
UNIPLAC_a867b9225d3646cdbfbe1340264bdbee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/351 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP)Alfabetização matemática. Residência pedagógica. BNCC.Tem-se como propósito compartilhar por meio deste artigo os experimentos vividos por nós residentes durante o Projeto de Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José – USJ em parceria com Ministério da Educação e Cultura (MEC) e coma Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa experiência se configura como qualitativa e de campo em que os residentes estiveram, nessa primeira etapa, imersos na sala de aula compondo momentos de observação e intervenção. Todas as atuações pautaram-se nos aspectos relacionados a alfabetização matemática. Após o período de observação participativa e em conversa com a preceptora da turma, chegamos à conclusão que poderíamos trabalhar dentro da matemática alguns conteúdos que necessitam de uma atenção especial. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direcionou nossa atuação na área da matemática por consideramos que não basta para a criança apenas aprender conceitos matemáticos, mas aprender a utilizar esses saberes na vida real, tornando-se ser criativo e crítico”.Editora ICEPDomingues, IzadoraCoelho de Macedo, PatríciaCoelho, Taiany Regina2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/351Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/351/181info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/351Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) |
title |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) |
spellingShingle |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) Domingues, Izadora Alfabetização matemática. Residência pedagógica. BNCC. |
title_short |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) |
title_full |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) |
title_fullStr |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) |
title_full_unstemmed |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) |
title_sort |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) |
author |
Domingues, Izadora |
author_facet |
Domingues, Izadora Coelho de Macedo, Patrícia Coelho, Taiany Regina |
author_role |
author |
author2 |
Coelho de Macedo, Patrícia Coelho, Taiany Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Izadora Coelho de Macedo, Patrícia Coelho, Taiany Regina |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização matemática. Residência pedagógica. BNCC. |
topic |
Alfabetização matemática. Residência pedagógica. BNCC. |
description |
Tem-se como propósito compartilhar por meio deste artigo os experimentos vividos por nós residentes durante o Projeto de Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José – USJ em parceria com Ministério da Educação e Cultura (MEC) e coma Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa experiência se configura como qualitativa e de campo em que os residentes estiveram, nessa primeira etapa, imersos na sala de aula compondo momentos de observação e intervenção. Todas as atuações pautaram-se nos aspectos relacionados a alfabetização matemática. Após o período de observação participativa e em conversa com a preceptora da turma, chegamos à conclusão que poderíamos trabalhar dentro da matemática alguns conteúdos que necessitam de uma atenção especial. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direcionou nossa atuação na área da matemática por consideramos que não basta para a criança apenas aprender conceitos matemáticos, mas aprender a utilizar esses saberes na vida real, tornando-se ser criativo e crítico”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/351 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/351/181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699468259328 |