Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10416 |
Resumo: | Neste trabalho, objetiva-se analisar o papel da brincadeira e da participação infantil em atividades propostas em um livro didático da Educação Infantil. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental, a qual tomou como objeto de estudo o livro manual do professor da Pré-escola para crianças de quatro anos. O livro foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva, a partir das seguintes categorias: a) O brincar como ferramenta pedagógica e b) Participação e o desenvolvimento das múltiplas linguagens infantis. Dentre os resultados, constatou-se que apesar da boa qualidade gráfica da coleção e das ilustrações retratarem a diversidade cultural do nosso país, as atividades sugeridas para crianças de quatro anos apresentam exercícios similares àqueles propostos para os anos iniciais do ensino fundamental, estimulando de forma precoce a alfabetização e o letramento, por explorar exclusivamente a literacia e a numeracia. Sendo assim, a brincadeira e a participação infantil considerados, desde então, como eixos fundamentais a serem explorados nesta etapa da educação básica, aparecem de forma superficial, descaracterizando a criança enquanto sujeito ativo que aprende brincando e interagindo, os quais por meio das experiências é que desenvolve o pensamento simbólico e produz cultura. |
id |
UESB-8_c26e6889f64daca65fb92db9593ab91c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10416 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não?Didactic book in the Child Education: to use them or not? Educação infantilBrincadeiraAlfabetizaçãoeducação infantil. brincadeira. alfabetização. livro didático.Child educationPlayLiteracyTextbookNeste trabalho, objetiva-se analisar o papel da brincadeira e da participação infantil em atividades propostas em um livro didático da Educação Infantil. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental, a qual tomou como objeto de estudo o livro manual do professor da Pré-escola para crianças de quatro anos. O livro foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva, a partir das seguintes categorias: a) O brincar como ferramenta pedagógica e b) Participação e o desenvolvimento das múltiplas linguagens infantis. Dentre os resultados, constatou-se que apesar da boa qualidade gráfica da coleção e das ilustrações retratarem a diversidade cultural do nosso país, as atividades sugeridas para crianças de quatro anos apresentam exercícios similares àqueles propostos para os anos iniciais do ensino fundamental, estimulando de forma precoce a alfabetização e o letramento, por explorar exclusivamente a literacia e a numeracia. Sendo assim, a brincadeira e a participação infantil considerados, desde então, como eixos fundamentais a serem explorados nesta etapa da educação básica, aparecem de forma superficial, descaracterizando a criança enquanto sujeito ativo que aprende brincando e interagindo, os quais por meio das experiências é que desenvolve o pensamento simbólico e produz cultura.In this work, the objective is to analyze the role of children's play and participation in activities proposed in an Early Childhood Education textbook. Methodologically, a qualitative documental research was carried out, which took as its object of study the preschool teacher's manual book for four-year-old children. The book was analyzed through Discursive Textual Analysis, based on the following categories: a) Playing as a pedagogical tool and b) Participation and development of multiple children's languages. Among the results, it was found that despite the good graphic quality of the collection and the illustrations depicting the cultural diversity of our country, the activities suggested for four-year-olds present exercises similar to those proposed for the early years of elementary school, stimulating in a early literacy and literacy, by exclusively exploring literacy and numeracy. Therefore, children's play and participation, considered since then as fundamental axes to be explored in this stage of basic education, appear in a superficial way, mischaracterizing the child as an active subject who learns by playing and interacting, which through experiences develops. symbolic thought and produces culture.Edições UESB2022-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1041610.22481/riduesb.v7i1.10416Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 58-762525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10416/6931Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Isaura Lays Sá Fernandes deBastos, Ana Paula SolinoMota, Maria Danielle Araújo2022-07-10T23:15:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10416Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-07-10T23:15:39Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não? Didactic book in the Child Education: to use them or not? |
title |
Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não? |
spellingShingle |
Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não? Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de Educação infantil Brincadeira Alfabetização educação infantil. brincadeira. alfabetização. livro didático. Child education Play Literacy Textbook |
title_short |
Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não? |
title_full |
Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não? |
title_fullStr |
Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não? |
title_full_unstemmed |
Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não? |
title_sort |
Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não? |
author |
Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de |
author_facet |
Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de Bastos, Ana Paula Solino Mota, Maria Danielle Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Ana Paula Solino Mota, Maria Danielle Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de Bastos, Ana Paula Solino Mota, Maria Danielle Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Brincadeira Alfabetização educação infantil. brincadeira. alfabetização. livro didático. Child education Play Literacy Textbook |
topic |
Educação infantil Brincadeira Alfabetização educação infantil. brincadeira. alfabetização. livro didático. Child education Play Literacy Textbook |
description |
Neste trabalho, objetiva-se analisar o papel da brincadeira e da participação infantil em atividades propostas em um livro didático da Educação Infantil. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental, a qual tomou como objeto de estudo o livro manual do professor da Pré-escola para crianças de quatro anos. O livro foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva, a partir das seguintes categorias: a) O brincar como ferramenta pedagógica e b) Participação e o desenvolvimento das múltiplas linguagens infantis. Dentre os resultados, constatou-se que apesar da boa qualidade gráfica da coleção e das ilustrações retratarem a diversidade cultural do nosso país, as atividades sugeridas para crianças de quatro anos apresentam exercícios similares àqueles propostos para os anos iniciais do ensino fundamental, estimulando de forma precoce a alfabetização e o letramento, por explorar exclusivamente a literacia e a numeracia. Sendo assim, a brincadeira e a participação infantil considerados, desde então, como eixos fundamentais a serem explorados nesta etapa da educação básica, aparecem de forma superficial, descaracterizando a criança enquanto sujeito ativo que aprende brincando e interagindo, os quais por meio das experiências é que desenvolve o pensamento simbólico e produz cultura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10416 10.22481/riduesb.v7i1.10416 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10416 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v7i1.10416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10416/6931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 58-76 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188122800128 |