Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bastos, Ana Paula Solino, Mota, Maria Danielle Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10416
Resumo: Neste trabalho, objetiva-se analisar o papel da brincadeira e da participação infantil em atividades propostas em um livro didático da Educação Infantil. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental, a qual tomou como objeto de estudo o livro manual do professor da Pré-escola para crianças de quatro anos. O livro foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva, a partir das seguintes categorias: a) O brincar como ferramenta pedagógica e b) Participação e o desenvolvimento das múltiplas linguagens infantis. Dentre os resultados, constatou-se que apesar da boa qualidade gráfica da coleção e das ilustrações retratarem a diversidade cultural do nosso país, as atividades sugeridas para crianças de quatro anos apresentam exercícios similares àqueles propostos para os anos iniciais do ensino fundamental, estimulando de forma precoce a alfabetização e o letramento, por explorar exclusivamente a literacia e a numeracia. Sendo assim, a brincadeira e a participação infantil considerados, desde então, como eixos fundamentais a serem explorados nesta etapa da educação básica, aparecem de forma superficial, descaracterizando a criança enquanto sujeito ativo que aprende brincando e interagindo, os quais por meio das experiências é que desenvolve o pensamento simbólico e produz cultura.
id UESB-8_c26e6889f64daca65fb92db9593ab91c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10416
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não?Didactic book in the Child Education: to use them or not? Educação infantilBrincadeiraAlfabetizaçãoeducação infantil. brincadeira. alfabetização. livro didático.Child educationPlayLiteracyTextbookNeste trabalho, objetiva-se analisar o papel da brincadeira e da participação infantil em atividades propostas em um livro didático da Educação Infantil. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental, a qual tomou como objeto de estudo o livro manual do professor da Pré-escola para crianças de quatro anos. O livro foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva, a partir das seguintes categorias: a) O brincar como ferramenta pedagógica e b) Participação e o desenvolvimento das múltiplas linguagens infantis. Dentre os resultados, constatou-se que apesar da boa qualidade gráfica da coleção e das ilustrações retratarem a diversidade cultural do nosso país, as atividades sugeridas para crianças de quatro anos apresentam exercícios similares àqueles propostos para os anos iniciais do ensino fundamental, estimulando de forma precoce a alfabetização e o letramento, por explorar exclusivamente a literacia e a numeracia. Sendo assim, a brincadeira e a participação infantil considerados, desde então, como eixos fundamentais a serem explorados nesta etapa da educação básica, aparecem de forma superficial, descaracterizando a criança enquanto sujeito ativo que aprende brincando e interagindo, os quais por meio das experiências é que desenvolve o pensamento simbólico e produz cultura.In this work, the objective is to analyze the role of children's play and participation in activities proposed in an Early Childhood Education textbook. Methodologically, a qualitative documental research was carried out, which took as its object of study the preschool teacher's manual book for four-year-old children. The book was analyzed through Discursive Textual Analysis, based on the following categories: a) Playing as a pedagogical tool and b) Participation and development of multiple children's languages. Among the results, it was found that despite the good graphic quality of the collection and the illustrations depicting the cultural diversity of our country, the activities suggested for four-year-olds present exercises similar to those proposed for the early years of elementary school, stimulating in a early literacy and literacy, by exclusively exploring literacy and numeracy. Therefore, children's play and participation, considered since then as fundamental axes to be explored in this stage of basic education, appear in a superficial way, mischaracterizing the child as an active subject who learns by playing and interacting, which through experiences develops. symbolic thought and produces culture.Edições UESB2022-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1041610.22481/riduesb.v7i1.10416Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 58-762525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10416/6931Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Isaura Lays Sá Fernandes deBastos, Ana Paula SolinoMota, Maria Danielle Araújo2022-07-10T23:15:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10416Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-07-10T23:15:39Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não?
Didactic book in the Child Education: to use them or not?
title Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não?
spellingShingle Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não?
Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de
Educação infantil
Brincadeira
Alfabetização
educação infantil. brincadeira. alfabetização. livro didático.
Child education
Play
Literacy
Textbook
title_short Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não?
title_full Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não?
title_fullStr Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não?
title_full_unstemmed Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não?
title_sort Livros didáticos na Educação Infantil: usá-los ou não?
author Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de
author_facet Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de
Bastos, Ana Paula Solino
Mota, Maria Danielle Araújo
author_role author
author2 Bastos, Ana Paula Solino
Mota, Maria Danielle Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de
Bastos, Ana Paula Solino
Mota, Maria Danielle Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Brincadeira
Alfabetização
educação infantil. brincadeira. alfabetização. livro didático.
Child education
Play
Literacy
Textbook
topic Educação infantil
Brincadeira
Alfabetização
educação infantil. brincadeira. alfabetização. livro didático.
Child education
Play
Literacy
Textbook
description Neste trabalho, objetiva-se analisar o papel da brincadeira e da participação infantil em atividades propostas em um livro didático da Educação Infantil. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental, a qual tomou como objeto de estudo o livro manual do professor da Pré-escola para crianças de quatro anos. O livro foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva, a partir das seguintes categorias: a) O brincar como ferramenta pedagógica e b) Participação e o desenvolvimento das múltiplas linguagens infantis. Dentre os resultados, constatou-se que apesar da boa qualidade gráfica da coleção e das ilustrações retratarem a diversidade cultural do nosso país, as atividades sugeridas para crianças de quatro anos apresentam exercícios similares àqueles propostos para os anos iniciais do ensino fundamental, estimulando de forma precoce a alfabetização e o letramento, por explorar exclusivamente a literacia e a numeracia. Sendo assim, a brincadeira e a participação infantil considerados, desde então, como eixos fundamentais a serem explorados nesta etapa da educação básica, aparecem de forma superficial, descaracterizando a criança enquanto sujeito ativo que aprende brincando e interagindo, os quais por meio das experiências é que desenvolve o pensamento simbólico e produz cultura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10416
10.22481/riduesb.v7i1.10416
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10416
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v7i1.10416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10416/6931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 58-76
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188122800128