O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Ana Paula Pachega da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Thaise da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8040
Resumo: O presente estudo tem a intenção de analisar dois livros didáticos elaborados para a Educação Infantil de escolas particulares de Dourados/MS, observando como as questões que envolvem a alfabetização e o letramento são trabalhadas nestes materiais. Para tanto, adota como aporte teórico os referenciais dos estudos sobre letramento tendo como principais autores: Soares (1999, 2007), Ferreiro (1999, 2001), entre outros. Os objetivos propõem analisar as concepções de alfabetização e letramento e observar as ideias teóricas utilizadas para a elaboração das atividades. Para realizar esta investigação foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e documental. A partir da investigação realizada pode-se concluir que os livros não são materiais imprescindíveis para a Educação Infantil, os dois materiais analisados não cumprem o papel de alfabetizar ou letrar uma criança, restringindo a maioria de suas atividades a decodificação e cópia de um modelo.
id UFGD-8_73be116eec0fd47d8662e72367a34088
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8040
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?Educação Infantil. Alfabetização. Livro Didático.O presente estudo tem a intenção de analisar dois livros didáticos elaborados para a Educação Infantil de escolas particulares de Dourados/MS, observando como as questões que envolvem a alfabetização e o letramento são trabalhadas nestes materiais. Para tanto, adota como aporte teórico os referenciais dos estudos sobre letramento tendo como principais autores: Soares (1999, 2007), Ferreiro (1999, 2001), entre outros. Os objetivos propõem analisar as concepções de alfabetização e letramento e observar as ideias teóricas utilizadas para a elaboração das atividades. Para realizar esta investigação foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e documental. A partir da investigação realizada pode-se concluir que os livros não são materiais imprescindíveis para a Educação Infantil, os dois materiais analisados não cumprem o papel de alfabetizar ou letrar uma criança, restringindo a maioria de suas atividades a decodificação e cópia de um modelo.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/804010.30612/hre.v5i10.8040Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 5-222318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8040/4652Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Ana Paula Pachega da SilvaSilva, Thaise da2019-08-15T16:54:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8040Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:54:05Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?
title O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?
spellingShingle O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?
Albuquerque, Ana Paula Pachega da Silva
Educação Infantil. Alfabetização. Livro Didático.
title_short O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?
title_full O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?
title_fullStr O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?
title_full_unstemmed O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?
title_sort O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?
author Albuquerque, Ana Paula Pachega da Silva
author_facet Albuquerque, Ana Paula Pachega da Silva
Silva, Thaise da
author_role author
author2 Silva, Thaise da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Ana Paula Pachega da Silva
Silva, Thaise da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Alfabetização. Livro Didático.
topic Educação Infantil. Alfabetização. Livro Didático.
description O presente estudo tem a intenção de analisar dois livros didáticos elaborados para a Educação Infantil de escolas particulares de Dourados/MS, observando como as questões que envolvem a alfabetização e o letramento são trabalhadas nestes materiais. Para tanto, adota como aporte teórico os referenciais dos estudos sobre letramento tendo como principais autores: Soares (1999, 2007), Ferreiro (1999, 2001), entre outros. Os objetivos propõem analisar as concepções de alfabetização e letramento e observar as ideias teóricas utilizadas para a elaboração das atividades. Para realizar esta investigação foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e documental. A partir da investigação realizada pode-se concluir que os livros não são materiais imprescindíveis para a Educação Infantil, os dois materiais analisados não cumprem o papel de alfabetizar ou letrar uma criança, restringindo a maioria de suas atividades a decodificação e cópia de um modelo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8040
10.30612/hre.v5i10.8040
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8040
identifier_str_mv 10.30612/hre.v5i10.8040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8040/4652
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 5-22
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170533588992