Preparação do professor para o Ensino de Alunos com Deficiência: Estudo de Caso em uma Instituição Federal de Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Samantha Marina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Kieling, Sueli Farias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10315
Resumo: A educação inclusiva diz respeito a oportunizar o direito de educação para todos. Assim, torna-se primordial a preparação do professor para o atendimento adequado aos alunos com deficiência. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de averiguar a percepção dos formandos de um curso de especialização em docência profissional em relação à preparação para lecionar para alunos com deficiência. Para tanto, foi analisada a Matriz Curricular do curso, a fim de identificar as unidades curriculares que abordam a inclusão educacional. De forma complementar, foi realizada uma pesquisa com os formandos de 2020, por meio de questionário, com o objetivo de obter a percepção deles quanto à capacitação recebida. A pesquisa é classificada como qualitativa-quantitativa, por meio de análise documental, levantamento e estudo de caso. A partir das análises dos dados, observa-se obtenção de conhecimentos acerca de adaptação de instrumentos de avaliação para alunos com deficiência, bem como relativos às atividades diferenciadas para o atendimento educacional especializado (adequação de materiais, comunicação alternativa e informática acessível). Os resultados indicam que o curso apresenta capacitação suficiente para que os futuros docentes atuem com alunos com deficiência, embora uma ampliação na abordagem do tema, realização de oficina, atividades práticas e outras melhorias seriam bem recebidas.
id UESB-8_c587317a25027b5ce554f588d166b8e4
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10315
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Preparação do professor para o Ensino de Alunos com Deficiência: Estudo de Caso em uma Instituição Federal de EnsinoTeacher Preparation for Teaching Students with Disabilities: a case study in a Federal Teaching Institution DeficiênciaPreparaçãoDocênciaDeficiencyPreparationTheachingA educação inclusiva diz respeito a oportunizar o direito de educação para todos. Assim, torna-se primordial a preparação do professor para o atendimento adequado aos alunos com deficiência. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de averiguar a percepção dos formandos de um curso de especialização em docência profissional em relação à preparação para lecionar para alunos com deficiência. Para tanto, foi analisada a Matriz Curricular do curso, a fim de identificar as unidades curriculares que abordam a inclusão educacional. De forma complementar, foi realizada uma pesquisa com os formandos de 2020, por meio de questionário, com o objetivo de obter a percepção deles quanto à capacitação recebida. A pesquisa é classificada como qualitativa-quantitativa, por meio de análise documental, levantamento e estudo de caso. A partir das análises dos dados, observa-se obtenção de conhecimentos acerca de adaptação de instrumentos de avaliação para alunos com deficiência, bem como relativos às atividades diferenciadas para o atendimento educacional especializado (adequação de materiais, comunicação alternativa e informática acessível). Os resultados indicam que o curso apresenta capacitação suficiente para que os futuros docentes atuem com alunos com deficiência, embora uma ampliação na abordagem do tema, realização de oficina, atividades práticas e outras melhorias seriam bem recebidas.Inclusive education is about providing the right to education for all. Thus, it becomes essential to prepare the teacher for the appropriate care for students with disabilities. The present study was developed with the objective of verifying the perception of the trainees of a specialization course in professional teaching in relation to the preparation to teach to students with disabilities. Therefore, the Curriculum Matrix of the course was analyzed to identify the curricular units that address educational inclusion. In addition, a survey was carried out with the 2020 graduates, through a questionnaire, in order to obtain their perception of the training received. The research is classified as qualitative-quantitative, through document analysis, survey, and case study. From the analysis of the data, it is possible to observe the acquisition of knowledge about the adaptation of assessment instruments for students with disabilities, as well as related to differentiated activities for specialized educational service (suitability of materials, alternative communication, and accessible computing). The results indicate that the course has sufficient training for future teachers to work with disabled students, although an expansion in the approach to the topic, workshop, practical activities, and other improvements would be well received.Edições UESB2022-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1031510.22481/riduesb.v7i1.10315Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 209-2262525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10315/6939Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMafra, Samantha MarinaKieling, Sueli Farias2022-07-10T23:15:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10315Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-07-10T23:15:39Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Preparação do professor para o Ensino de Alunos com Deficiência: Estudo de Caso em uma Instituição Federal de Ensino
Teacher Preparation for Teaching Students with Disabilities: a case study in a Federal Teaching Institution
title Preparação do professor para o Ensino de Alunos com Deficiência: Estudo de Caso em uma Instituição Federal de Ensino
spellingShingle Preparação do professor para o Ensino de Alunos com Deficiência: Estudo de Caso em uma Instituição Federal de Ensino
Mafra, Samantha Marina
Deficiência
Preparação
Docência
Deficiency
Preparation
Theaching
title_short Preparação do professor para o Ensino de Alunos com Deficiência: Estudo de Caso em uma Instituição Federal de Ensino
title_full Preparação do professor para o Ensino de Alunos com Deficiência: Estudo de Caso em uma Instituição Federal de Ensino
title_fullStr Preparação do professor para o Ensino de Alunos com Deficiência: Estudo de Caso em uma Instituição Federal de Ensino
title_full_unstemmed Preparação do professor para o Ensino de Alunos com Deficiência: Estudo de Caso em uma Instituição Federal de Ensino
title_sort Preparação do professor para o Ensino de Alunos com Deficiência: Estudo de Caso em uma Instituição Federal de Ensino
author Mafra, Samantha Marina
author_facet Mafra, Samantha Marina
Kieling, Sueli Farias
author_role author
author2 Kieling, Sueli Farias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafra, Samantha Marina
Kieling, Sueli Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência
Preparação
Docência
Deficiency
Preparation
Theaching
topic Deficiência
Preparação
Docência
Deficiency
Preparation
Theaching
description A educação inclusiva diz respeito a oportunizar o direito de educação para todos. Assim, torna-se primordial a preparação do professor para o atendimento adequado aos alunos com deficiência. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de averiguar a percepção dos formandos de um curso de especialização em docência profissional em relação à preparação para lecionar para alunos com deficiência. Para tanto, foi analisada a Matriz Curricular do curso, a fim de identificar as unidades curriculares que abordam a inclusão educacional. De forma complementar, foi realizada uma pesquisa com os formandos de 2020, por meio de questionário, com o objetivo de obter a percepção deles quanto à capacitação recebida. A pesquisa é classificada como qualitativa-quantitativa, por meio de análise documental, levantamento e estudo de caso. A partir das análises dos dados, observa-se obtenção de conhecimentos acerca de adaptação de instrumentos de avaliação para alunos com deficiência, bem como relativos às atividades diferenciadas para o atendimento educacional especializado (adequação de materiais, comunicação alternativa e informática acessível). Os resultados indicam que o curso apresenta capacitação suficiente para que os futuros docentes atuem com alunos com deficiência, embora uma ampliação na abordagem do tema, realização de oficina, atividades práticas e outras melhorias seriam bem recebidas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10315
10.22481/riduesb.v7i1.10315
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10315
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v7i1.10315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10315/6939
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 209-226
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188114411520