Preparação do professor para o Ensino de Alunos com Deficiência: Estudo de Caso em uma Instituição Federal de Ensino
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10315 |
Resumo: | A educação inclusiva diz respeito a oportunizar o direito de educação para todos. Assim, torna-se primordial a preparação do professor para o atendimento adequado aos alunos com deficiência. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de averiguar a percepção dos formandos de um curso de especialização em docência profissional em relação à preparação para lecionar para alunos com deficiência. Para tanto, foi analisada a Matriz Curricular do curso, a fim de identificar as unidades curriculares que abordam a inclusão educacional. De forma complementar, foi realizada uma pesquisa com os formandos de 2020, por meio de questionário, com o objetivo de obter a percepção deles quanto à capacitação recebida. A pesquisa é classificada como qualitativa-quantitativa, por meio de análise documental, levantamento e estudo de caso. A partir das análises dos dados, observa-se obtenção de conhecimentos acerca de adaptação de instrumentos de avaliação para alunos com deficiência, bem como relativos às atividades diferenciadas para o atendimento educacional especializado (adequação de materiais, comunicação alternativa e informática acessível). Os resultados indicam que o curso apresenta capacitação suficiente para que os futuros docentes atuem com alunos com deficiência, embora uma ampliação na abordagem do tema, realização de oficina, atividades práticas e outras melhorias seriam bem recebidas. |
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Preparação do professor para o Ensino de Alunos com Deficiência: Estudo de Caso em uma Instituição Federal de EnsinoTeacher Preparation for Teaching Students with Disabilities: a case study in a Federal Teaching Institution DeficiênciaPreparaçãoDocênciaDeficiencyPreparationTheachingA educação inclusiva diz respeito a oportunizar o direito de educação para todos. Assim, torna-se primordial a preparação do professor para o atendimento adequado aos alunos com deficiência. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de averiguar a percepção dos formandos de um curso de especialização em docência profissional em relação à preparação para lecionar para alunos com deficiência. Para tanto, foi analisada a Matriz Curricular do curso, a fim de identificar as unidades curriculares que abordam a inclusão educacional. De forma complementar, foi realizada uma pesquisa com os formandos de 2020, por meio de questionário, com o objetivo de obter a percepção deles quanto à capacitação recebida. A pesquisa é classificada como qualitativa-quantitativa, por meio de análise documental, levantamento e estudo de caso. A partir das análises dos dados, observa-se obtenção de conhecimentos acerca de adaptação de instrumentos de avaliação para alunos com deficiência, bem como relativos às atividades diferenciadas para o atendimento educacional especializado (adequação de materiais, comunicação alternativa e informática acessível). Os resultados indicam que o curso apresenta capacitação suficiente para que os futuros docentes atuem com alunos com deficiência, embora uma ampliação na abordagem do tema, realização de oficina, atividades práticas e outras melhorias seriam bem recebidas.Inclusive education is about providing the right to education for all. Thus, it becomes essential to prepare the teacher for the appropriate care for students with disabilities. The present study was developed with the objective of verifying the perception of the trainees of a specialization course in professional teaching in relation to the preparation to teach to students with disabilities. Therefore, the Curriculum Matrix of the course was analyzed to identify the curricular units that address educational inclusion. In addition, a survey was carried out with the 2020 graduates, through a questionnaire, in order to obtain their perception of the training received. The research is classified as qualitative-quantitative, through document analysis, survey, and case study. From the analysis of the data, it is possible to observe the acquisition of knowledge about the adaptation of assessment instruments for students with disabilities, as well as related to differentiated activities for specialized educational service (suitability of materials, alternative communication, and accessible computing). The results indicate that the course has sufficient training for future teachers to work with disabled students, although an expansion in the approach to the topic, workshop, practical activities, and other improvements would be well received.Edições UESB2022-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1031510.22481/riduesb.v7i1.10315Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 209-2262525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10315/6939Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMafra, Samantha MarinaKieling, Sueli Farias2022-07-10T23:15:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10315Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-07-10T23:15:39Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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