A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARRETO, ADILSON FERRAZ
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SANT'ANA, CLAUDINEI DE CAMARGO, SANT'ANA, IRANI PAROLIN
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6144
Resumo: Entendemos que a Educação Matemática poderia colaborar na busca para suplantarmos as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da Matemática e, dentro dessa perspectiva, uma das opções que vem tomando notoriedade é a utilização da gamificação. Temos como intuito apresentar uma pesquisa que utilizou este conceito na prática pedagógica, onde discutimos atividades desenvolvidas com os estudantes da disciplina “Informática na Educação Matemática”, futuros professores de Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Analisamos também, como foram utilizados a WebQuest e o Scratch para criação de atividades gamificadas. Os resultados apontam para pertinência da proposta de utilização da gamificação e de outros recursos tecnológicos na prática pedagógica do ensino superior, bem como no desenvolvimento - pelos estudantes - de propostas para a escola básica.
id UESB-8_db1593cdab7adc587301b33efaee9857
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6144
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do ScratchGamificação; Educação Matemática; Scratch; Webquest.Entendemos que a Educação Matemática poderia colaborar na busca para suplantarmos as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da Matemática e, dentro dessa perspectiva, uma das opções que vem tomando notoriedade é a utilização da gamificação. Temos como intuito apresentar uma pesquisa que utilizou este conceito na prática pedagógica, onde discutimos atividades desenvolvidas com os estudantes da disciplina “Informática na Educação Matemática”, futuros professores de Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Analisamos também, como foram utilizados a WebQuest e o Scratch para criação de atividades gamificadas. Os resultados apontam para pertinência da proposta de utilização da gamificação e de outros recursos tecnológicos na prática pedagógica do ensino superior, bem como no desenvolvimento - pelos estudantes - de propostas para a escola básica.Edições UESB2020-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/614410.22481/rid-uesb.v4i1.6144Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 1 (2019): v. 4, n. 1 (2019): (jan. - jun., 2019); 44 - 592525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6144/4576BARRETO, ADILSON FERRAZSANT'ANA, CLAUDINEI DE CAMARGOSANT'ANA, IRANI PAROLINinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:48Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6144Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:48Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch
title A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch
spellingShingle A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch
BARRETO, ADILSON FERRAZ
Gamificação; Educação Matemática; Scratch; Webquest.
title_short A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch
title_full A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch
title_fullStr A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch
title_full_unstemmed A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch
title_sort A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch
author BARRETO, ADILSON FERRAZ
author_facet BARRETO, ADILSON FERRAZ
SANT'ANA, CLAUDINEI DE CAMARGO
SANT'ANA, IRANI PAROLIN
author_role author
author2 SANT'ANA, CLAUDINEI DE CAMARGO
SANT'ANA, IRANI PAROLIN
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARRETO, ADILSON FERRAZ
SANT'ANA, CLAUDINEI DE CAMARGO
SANT'ANA, IRANI PAROLIN
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação; Educação Matemática; Scratch; Webquest.
topic Gamificação; Educação Matemática; Scratch; Webquest.
description Entendemos que a Educação Matemática poderia colaborar na busca para suplantarmos as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da Matemática e, dentro dessa perspectiva, uma das opções que vem tomando notoriedade é a utilização da gamificação. Temos como intuito apresentar uma pesquisa que utilizou este conceito na prática pedagógica, onde discutimos atividades desenvolvidas com os estudantes da disciplina “Informática na Educação Matemática”, futuros professores de Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Analisamos também, como foram utilizados a WebQuest e o Scratch para criação de atividades gamificadas. Os resultados apontam para pertinência da proposta de utilização da gamificação e de outros recursos tecnológicos na prática pedagógica do ensino superior, bem como no desenvolvimento - pelos estudantes - de propostas para a escola básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6144
10.22481/rid-uesb.v4i1.6144
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6144
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v4i1.6144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6144/4576
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 1 (2019): v. 4, n. 1 (2019): (jan. - jun., 2019); 44 - 59
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187228364800