A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6144 |
Resumo: | Entendemos que a Educação Matemática poderia colaborar na busca para suplantarmos as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da Matemática e, dentro dessa perspectiva, uma das opções que vem tomando notoriedade é a utilização da gamificação. Temos como intuito apresentar uma pesquisa que utilizou este conceito na prática pedagógica, onde discutimos atividades desenvolvidas com os estudantes da disciplina “Informática na Educação Matemática”, futuros professores de Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Analisamos também, como foram utilizados a WebQuest e o Scratch para criação de atividades gamificadas. Os resultados apontam para pertinência da proposta de utilização da gamificação e de outros recursos tecnológicos na prática pedagógica do ensino superior, bem como no desenvolvimento - pelos estudantes - de propostas para a escola básica. |
id |
UESB-8_db1593cdab7adc587301b33efaee9857 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6144 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do ScratchGamificação; Educação Matemática; Scratch; Webquest.Entendemos que a Educação Matemática poderia colaborar na busca para suplantarmos as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da Matemática e, dentro dessa perspectiva, uma das opções que vem tomando notoriedade é a utilização da gamificação. Temos como intuito apresentar uma pesquisa que utilizou este conceito na prática pedagógica, onde discutimos atividades desenvolvidas com os estudantes da disciplina “Informática na Educação Matemática”, futuros professores de Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Analisamos também, como foram utilizados a WebQuest e o Scratch para criação de atividades gamificadas. Os resultados apontam para pertinência da proposta de utilização da gamificação e de outros recursos tecnológicos na prática pedagógica do ensino superior, bem como no desenvolvimento - pelos estudantes - de propostas para a escola básica.Edições UESB2020-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/614410.22481/rid-uesb.v4i1.6144Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 1 (2019): v. 4, n. 1 (2019): (jan. - jun., 2019); 44 - 592525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6144/4576BARRETO, ADILSON FERRAZSANT'ANA, CLAUDINEI DE CAMARGOSANT'ANA, IRANI PAROLINinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:48Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6144Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:48Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch |
title |
A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch |
spellingShingle |
A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch BARRETO, ADILSON FERRAZ Gamificação; Educação Matemática; Scratch; Webquest. |
title_short |
A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch |
title_full |
A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch |
title_fullStr |
A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch |
title_full_unstemmed |
A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch |
title_sort |
A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch |
author |
BARRETO, ADILSON FERRAZ |
author_facet |
BARRETO, ADILSON FERRAZ SANT'ANA, CLAUDINEI DE CAMARGO SANT'ANA, IRANI PAROLIN |
author_role |
author |
author2 |
SANT'ANA, CLAUDINEI DE CAMARGO SANT'ANA, IRANI PAROLIN |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARRETO, ADILSON FERRAZ SANT'ANA, CLAUDINEI DE CAMARGO SANT'ANA, IRANI PAROLIN |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação; Educação Matemática; Scratch; Webquest. |
topic |
Gamificação; Educação Matemática; Scratch; Webquest. |
description |
Entendemos que a Educação Matemática poderia colaborar na busca para suplantarmos as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da Matemática e, dentro dessa perspectiva, uma das opções que vem tomando notoriedade é a utilização da gamificação. Temos como intuito apresentar uma pesquisa que utilizou este conceito na prática pedagógica, onde discutimos atividades desenvolvidas com os estudantes da disciplina “Informática na Educação Matemática”, futuros professores de Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Analisamos também, como foram utilizados a WebQuest e o Scratch para criação de atividades gamificadas. Os resultados apontam para pertinência da proposta de utilização da gamificação e de outros recursos tecnológicos na prática pedagógica do ensino superior, bem como no desenvolvimento - pelos estudantes - de propostas para a escola básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6144 10.22481/rid-uesb.v4i1.6144 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6144 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid-uesb.v4i1.6144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6144/4576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 1 (2019): v. 4, n. 1 (2019): (jan. - jun., 2019); 44 - 59 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187228364800 |