Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelar, Giselle Cristina, 1978-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378
Resumo: Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
id UNICAMP-30_1ddefebfc42be4267423ba7a5d2ff576
oai_identifier_str oai::1377686
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldadesGamification with Scratch and ScratchJr in Early Childhood Education : perceptions about contributions and difficultiesEducação infantilGamificaçãoScratch (Linguagem de programação de computador)Jogos eletrônicosPercepçãoEarly childhood educationGamificationScratch (Computer program language)Electronic gamesPerceptionOrientador: Sérgio Ferreira do AmaralDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Através de múltiplas linguagens a criança se comunica, desenvolve, aprende e ressignifica. Para que se possa pensar em novas abordagens de ensino condizentes com a geração atual, faz-se necessário conhecer e utilizar também nos espaços de Educação Infantil a linguagem digital. O presente estudo tem como objetivo analisar a utilização de games construídos na linguagem Scratch e ScratchJr na rotina pedagógica da Pré-escola da Educação Infantil. A pesquisa é exploratória e terá uma abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento será dividida em duas etapas. Na primeira etapa, com previsão de duração de duas semanas, as crianças serão observadas pela pesquisadora enquanto brincam em duplas com três jogos diferentes construídos na linguagem Scratch. Na segunda etapa, prevista para duas semanas, a proposta é que as crianças construam, também em duplas, seu próprio game ou animação utilizando o aplicativo ScratchJr. Nas duas etapas a pesquisadora registrará suas percepções sobre a interação e desenvolvimento das crianças através de filmagens que serão utilizadas apenas para a coleta de dados e em um diário de bordo. A delimitação, organização e análise dos dados foi realizada a partir da orientação metodológica de três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA). A hipótese inicial é que o uso de games construídos na linguagem Scratch contribui positivamente para a práxis pedagógica da Educação Infantil, norteia novas pesquisas sobre o uso de tecnologia para crianças pequenas e contribui na reflexão sobre a implementação do Letramento Digital na Educação Infantil adequando esse espaço a nova legislaçãoAbstract: Early Childhood Education is a privileged space for play and interaction. Through multiple languages the child communicates, develops, learns and resignifies. In order to think of new teaching approaches consistent with the current generation, it is necessary to know and use digital language in Early Childhood Education spaces. The present study aims to analyze the use of games built in the Scratch and ScratchJr language in the pedagogical routine of kindergarten. The research is exploratory and will have a qualitative approach. For the development will be divided into two stages. In the first stage, expected to last two weeks, the children will be observed by the researcher while they play in pairs with three different games built in the Scratch language. In the second stage, scheduled for two weeks, the proposal is for children to build, also in pairs, their own game or animation using the ScratchJr application. In both stages, the researcher will record her perceptions about the interaction and development of children through footage that will be used only for data collection and in a logbook. The delimitation, organization and analysis of the data was carried out based on the methodological orientation of three matrices: Dialogic-Problematizing Matrix (MDP), Thematic-Organizing Matrix (MTO) and Thematic-Analytical Matrix (MTA). The initial hypothesis is that the use of games built in the Scratch language positively contributes to the pedagogical practice of Early Childhood Education, guides new research on the use of technology for young children and contributes to the reflection on the implementation of Digital Literacy in Early Childhood Education, adapting this space the new legislationAbertoMestradoEducação EscolarMestra em Educação[s.n.]Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-Garbin, Mônica CristinaSouza, Karla Isabel deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAvelar, Giselle Cristina, 1978-20232023-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378AVELAR, Giselle Cristina. Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil: percepções sobre contribuições e dificuldades. 2023. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1377686Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T19:20:46Zoai::1377686Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-03T19:20:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades
Gamification with Scratch and ScratchJr in Early Childhood Education : perceptions about contributions and difficulties
title Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades
spellingShingle Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades
Avelar, Giselle Cristina, 1978-
Educação infantil
Gamificação
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Jogos eletrônicos
Percepção
Early childhood education
Gamification
Scratch (Computer program language)
Electronic games
Perception
title_short Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades
title_full Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades
title_fullStr Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades
title_full_unstemmed Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades
title_sort Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades
author Avelar, Giselle Cristina, 1978-
author_facet Avelar, Giselle Cristina, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Garbin, Mônica Cristina
Souza, Karla Isabel de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelar, Giselle Cristina, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Gamificação
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Jogos eletrônicos
Percepção
Early childhood education
Gamification
Scratch (Computer program language)
Electronic games
Perception
topic Educação infantil
Gamificação
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Jogos eletrônicos
Percepção
Early childhood education
Gamification
Scratch (Computer program language)
Electronic games
Perception
description Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-12-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378
AVELAR, Giselle Cristina. Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil: percepções sobre contribuições e dificuldades. 2023. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378
identifier_str_mv AVELAR, Giselle Cristina. Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil: percepções sobre contribuições e dificuldades. 2023. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1377686
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189196188876800