Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378 |
Resumo: | Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral |
id |
UNICAMP-30_1ddefebfc42be4267423ba7a5d2ff576 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1377686 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldadesGamification with Scratch and ScratchJr in Early Childhood Education : perceptions about contributions and difficultiesEducação infantilGamificaçãoScratch (Linguagem de programação de computador)Jogos eletrônicosPercepçãoEarly childhood educationGamificationScratch (Computer program language)Electronic gamesPerceptionOrientador: Sérgio Ferreira do AmaralDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Através de múltiplas linguagens a criança se comunica, desenvolve, aprende e ressignifica. Para que se possa pensar em novas abordagens de ensino condizentes com a geração atual, faz-se necessário conhecer e utilizar também nos espaços de Educação Infantil a linguagem digital. O presente estudo tem como objetivo analisar a utilização de games construídos na linguagem Scratch e ScratchJr na rotina pedagógica da Pré-escola da Educação Infantil. A pesquisa é exploratória e terá uma abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento será dividida em duas etapas. Na primeira etapa, com previsão de duração de duas semanas, as crianças serão observadas pela pesquisadora enquanto brincam em duplas com três jogos diferentes construídos na linguagem Scratch. Na segunda etapa, prevista para duas semanas, a proposta é que as crianças construam, também em duplas, seu próprio game ou animação utilizando o aplicativo ScratchJr. Nas duas etapas a pesquisadora registrará suas percepções sobre a interação e desenvolvimento das crianças através de filmagens que serão utilizadas apenas para a coleta de dados e em um diário de bordo. A delimitação, organização e análise dos dados foi realizada a partir da orientação metodológica de três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA). A hipótese inicial é que o uso de games construídos na linguagem Scratch contribui positivamente para a práxis pedagógica da Educação Infantil, norteia novas pesquisas sobre o uso de tecnologia para crianças pequenas e contribui na reflexão sobre a implementação do Letramento Digital na Educação Infantil adequando esse espaço a nova legislaçãoAbstract: Early Childhood Education is a privileged space for play and interaction. Through multiple languages the child communicates, develops, learns and resignifies. In order to think of new teaching approaches consistent with the current generation, it is necessary to know and use digital language in Early Childhood Education spaces. The present study aims to analyze the use of games built in the Scratch and ScratchJr language in the pedagogical routine of kindergarten. The research is exploratory and will have a qualitative approach. For the development will be divided into two stages. In the first stage, expected to last two weeks, the children will be observed by the researcher while they play in pairs with three different games built in the Scratch language. In the second stage, scheduled for two weeks, the proposal is for children to build, also in pairs, their own game or animation using the ScratchJr application. In both stages, the researcher will record her perceptions about the interaction and development of children through footage that will be used only for data collection and in a logbook. The delimitation, organization and analysis of the data was carried out based on the methodological orientation of three matrices: Dialogic-Problematizing Matrix (MDP), Thematic-Organizing Matrix (MTO) and Thematic-Analytical Matrix (MTA). The initial hypothesis is that the use of games built in the Scratch language positively contributes to the pedagogical practice of Early Childhood Education, guides new research on the use of technology for young children and contributes to the reflection on the implementation of Digital Literacy in Early Childhood Education, adapting this space the new legislationAbertoMestradoEducação EscolarMestra em Educação[s.n.]Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-Garbin, Mônica CristinaSouza, Karla Isabel deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAvelar, Giselle Cristina, 1978-20232023-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378AVELAR, Giselle Cristina. Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil: percepções sobre contribuições e dificuldades. 2023. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1377686Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T19:20:46Zoai::1377686Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-03T19:20:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades Gamification with Scratch and ScratchJr in Early Childhood Education : perceptions about contributions and difficulties |
title |
Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades |
spellingShingle |
Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades Avelar, Giselle Cristina, 1978- Educação infantil Gamificação Scratch (Linguagem de programação de computador) Jogos eletrônicos Percepção Early childhood education Gamification Scratch (Computer program language) Electronic games Perception |
title_short |
Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades |
title_full |
Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades |
title_fullStr |
Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades |
title_full_unstemmed |
Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades |
title_sort |
Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil : percepções sobre contribuições e dificuldades |
author |
Avelar, Giselle Cristina, 1978- |
author_facet |
Avelar, Giselle Cristina, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- Garbin, Mônica Cristina Souza, Karla Isabel de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avelar, Giselle Cristina, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Gamificação Scratch (Linguagem de programação de computador) Jogos eletrônicos Percepção Early childhood education Gamification Scratch (Computer program language) Electronic games Perception |
topic |
Educação infantil Gamificação Scratch (Linguagem de programação de computador) Jogos eletrônicos Percepção Early childhood education Gamification Scratch (Computer program language) Electronic games Perception |
description |
Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-12-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378 AVELAR, Giselle Cristina. Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil: percepções sobre contribuições e dificuldades. 2023. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378 |
identifier_str_mv |
AVELAR, Giselle Cristina. Gamificação com Scratch e ScratchJr na Educação Infantil: percepções sobre contribuições e dificuldades. 2023. 1 recurso online (127 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16378. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1377686 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189196188876800 |