Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10699 |
Resumo: | As relações de gênero e diversidades sexuais sempre fizeram parte das práticas e discursos no contexto escolar, mesmo silenciadas nesses espaços. Devido a urgência emergida acerca dessa temática, nos propusemos analisar os atravessamentos entre a abordagem de gênero, corpo e sexualidade e o ensino de Ciências, identificando quais tipos de discursos são propagados pelos/as professores/as. O presente estudo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso, de caráter exploratório e qualitativo, desenvolvido com sete professores/as de Ciências da rede pública e privada da cidade de Campina Grande - PB, do período de janeiro a fevereiro de 2022, por meio de um questionário online. A pesquisa está fundamentada em estudos pós-estruturais. Identificamos que se repercute uma abordagem biologicista nas salas de aula referentes as temáticas de sexualidade e gênero, tendo como principais desafios questões de preconceito, de cunho polêmico ou constrangedor. Concluímos que não só o exercício docente, mas também os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, necessitam considerar as dimensões históricas, sociais e culturais da sexualidade e relações de gênero, renovando-se e transformando-se. |
id |
UESB-8_dc7674605849f5bd50c4a277c09394f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10699 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciênciasTensions and resistances: analysis of the approach to body, gender and sexuality in science classesEnsino de CiênciasEducação sexualSexualidadeFormação de professoresTeaching of ScienceSex educationSexualityTeacher formationAs relações de gênero e diversidades sexuais sempre fizeram parte das práticas e discursos no contexto escolar, mesmo silenciadas nesses espaços. Devido a urgência emergida acerca dessa temática, nos propusemos analisar os atravessamentos entre a abordagem de gênero, corpo e sexualidade e o ensino de Ciências, identificando quais tipos de discursos são propagados pelos/as professores/as. O presente estudo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso, de caráter exploratório e qualitativo, desenvolvido com sete professores/as de Ciências da rede pública e privada da cidade de Campina Grande - PB, do período de janeiro a fevereiro de 2022, por meio de um questionário online. A pesquisa está fundamentada em estudos pós-estruturais. Identificamos que se repercute uma abordagem biologicista nas salas de aula referentes as temáticas de sexualidade e gênero, tendo como principais desafios questões de preconceito, de cunho polêmico ou constrangedor. Concluímos que não só o exercício docente, mas também os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, necessitam considerar as dimensões históricas, sociais e culturais da sexualidade e relações de gênero, renovando-se e transformando-se.Gender relations and sexual diversities were part of practitces and discourses in the school context, even if are silenced themes in these spaces. Due to an emerging urgency, we proposed to study the themes approached between the approach of gender, body and sexuality and the teaching of science, identifying which types of discourses are propagated by the teachers. The present study is the result of a final paper of graduate, of exploratory and qualitative nature, developed with seven Science teachers from the public and private network of the city of Campina Grande – PB, from January to February 2022, through an online questionnaire. The research is based on post-structurals studies. We identified that a biological approach has repercussions in the classrooms regarding the themes of sexuality and gender, having as main challenges issues of prejudice, of a controversial or embarrassing nature. We conclude that not only the teaching practice, but also the degree courses in Biological Sciences, need to consider the historical, social and cultural dimensions of sexuality and gender relations renewing and transforming themselves.Edições UESB2022-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1069910.22481/riduesb.v7i1.10699Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 170-1882525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10699/6937Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Iorana Raiane CostaSilva, Valdecy Margarida da2022-07-10T23:15:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10699Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-07-10T23:15:39Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências Tensions and resistances: analysis of the approach to body, gender and sexuality in science classes |
title |
Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências |
spellingShingle |
Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências Batista, Iorana Raiane Costa Ensino de Ciências Educação sexual Sexualidade Formação de professores Teaching of Science Sex education Sexuality Teacher formation |
title_short |
Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências |
title_full |
Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências |
title_fullStr |
Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências |
title_full_unstemmed |
Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências |
title_sort |
Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências |
author |
Batista, Iorana Raiane Costa |
author_facet |
Batista, Iorana Raiane Costa Silva, Valdecy Margarida da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Valdecy Margarida da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Iorana Raiane Costa Silva, Valdecy Margarida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Educação sexual Sexualidade Formação de professores Teaching of Science Sex education Sexuality Teacher formation |
topic |
Ensino de Ciências Educação sexual Sexualidade Formação de professores Teaching of Science Sex education Sexuality Teacher formation |
description |
As relações de gênero e diversidades sexuais sempre fizeram parte das práticas e discursos no contexto escolar, mesmo silenciadas nesses espaços. Devido a urgência emergida acerca dessa temática, nos propusemos analisar os atravessamentos entre a abordagem de gênero, corpo e sexualidade e o ensino de Ciências, identificando quais tipos de discursos são propagados pelos/as professores/as. O presente estudo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso, de caráter exploratório e qualitativo, desenvolvido com sete professores/as de Ciências da rede pública e privada da cidade de Campina Grande - PB, do período de janeiro a fevereiro de 2022, por meio de um questionário online. A pesquisa está fundamentada em estudos pós-estruturais. Identificamos que se repercute uma abordagem biologicista nas salas de aula referentes as temáticas de sexualidade e gênero, tendo como principais desafios questões de preconceito, de cunho polêmico ou constrangedor. Concluímos que não só o exercício docente, mas também os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, necessitam considerar as dimensões históricas, sociais e culturais da sexualidade e relações de gênero, renovando-se e transformando-se. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10699 10.22481/riduesb.v7i1.10699 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10699 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v7i1.10699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10699/6937 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 170-188 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188130140160 |