Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Iorana Raiane Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Valdecy Margarida da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10699
Resumo: As relações de gênero e diversidades sexuais sempre fizeram parte das práticas e discursos no contexto escolar, mesmo silenciadas nesses espaços. Devido a urgência emergida acerca dessa temática, nos propusemos analisar os atravessamentos entre a abordagem de gênero, corpo e sexualidade e o ensino de Ciências, identificando quais tipos de discursos são propagados pelos/as professores/as. O presente estudo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso, de caráter exploratório e qualitativo, desenvolvido com sete professores/as de Ciências da rede pública e privada da cidade de Campina Grande - PB, do período de janeiro a fevereiro de 2022, por meio de um questionário online. A pesquisa está fundamentada em estudos pós-estruturais. Identificamos que se repercute uma abordagem biologicista nas salas de aula referentes as temáticas de sexualidade e gênero, tendo como principais desafios questões de preconceito, de cunho polêmico ou constrangedor. Concluímos que não só o exercício docente, mas também os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, necessitam considerar as dimensões históricas, sociais e culturais da sexualidade e relações de gênero, renovando-se e transformando-se.
id UESB-8_dc7674605849f5bd50c4a277c09394f2
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10699
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciênciasTensions and resistances: analysis of the approach to body, gender and sexuality in science classesEnsino de CiênciasEducação sexualSexualidadeFormação de professoresTeaching of ScienceSex educationSexualityTeacher formationAs relações de gênero e diversidades sexuais sempre fizeram parte das práticas e discursos no contexto escolar, mesmo silenciadas nesses espaços. Devido a urgência emergida acerca dessa temática, nos propusemos analisar os atravessamentos entre a abordagem de gênero, corpo e sexualidade e o ensino de Ciências, identificando quais tipos de discursos são propagados pelos/as professores/as. O presente estudo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso, de caráter exploratório e qualitativo, desenvolvido com sete professores/as de Ciências da rede pública e privada da cidade de Campina Grande - PB, do período de janeiro a fevereiro de 2022, por meio de um questionário online. A pesquisa está fundamentada em estudos pós-estruturais. Identificamos que se repercute uma abordagem biologicista nas salas de aula referentes as temáticas de sexualidade e gênero, tendo como principais desafios questões de preconceito, de cunho polêmico ou constrangedor. Concluímos que não só o exercício docente, mas também os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, necessitam considerar as dimensões históricas, sociais e culturais da sexualidade e relações de gênero, renovando-se e transformando-se.Gender relations and sexual diversities were part of practitces and discourses in the school context, even if are silenced themes in these spaces. Due to an emerging urgency, we proposed to study the themes approached between the approach of gender, body and sexuality and the teaching of science, identifying which types of discourses are propagated by the teachers. The present study is the result of a final paper of graduate, of exploratory and qualitative nature, developed with seven Science teachers from the public and private network of the city of Campina Grande – PB, from January to February 2022, through an online questionnaire. The research is based on post-structurals studies. We identified that a biological approach has repercussions in the classrooms regarding the themes of sexuality and gender, having as main challenges issues of prejudice, of a controversial or embarrassing nature.  We conclude that not only the teaching practice, but also the degree courses in Biological Sciences, need to consider the historical, social and cultural dimensions of sexuality and gender relations renewing and transforming themselves.Edições UESB2022-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1069910.22481/riduesb.v7i1.10699Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 170-1882525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10699/6937Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Iorana Raiane CostaSilva, Valdecy Margarida da2022-07-10T23:15:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10699Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2022-07-10T23:15:39Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências
Tensions and resistances: analysis of the approach to body, gender and sexuality in science classes
title Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências
spellingShingle Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências
Batista, Iorana Raiane Costa
Ensino de Ciências
Educação sexual
Sexualidade
Formação de professores
Teaching of Science
Sex education
Sexuality
Teacher formation
title_short Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências
title_full Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências
title_fullStr Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências
title_full_unstemmed Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências
title_sort Tensões e resistências: análise da abordagem de corpo, gênero e sexualidade nas aulas de ciências
author Batista, Iorana Raiane Costa
author_facet Batista, Iorana Raiane Costa
Silva, Valdecy Margarida da
author_role author
author2 Silva, Valdecy Margarida da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Iorana Raiane Costa
Silva, Valdecy Margarida da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Educação sexual
Sexualidade
Formação de professores
Teaching of Science
Sex education
Sexuality
Teacher formation
topic Ensino de Ciências
Educação sexual
Sexualidade
Formação de professores
Teaching of Science
Sex education
Sexuality
Teacher formation
description As relações de gênero e diversidades sexuais sempre fizeram parte das práticas e discursos no contexto escolar, mesmo silenciadas nesses espaços. Devido a urgência emergida acerca dessa temática, nos propusemos analisar os atravessamentos entre a abordagem de gênero, corpo e sexualidade e o ensino de Ciências, identificando quais tipos de discursos são propagados pelos/as professores/as. O presente estudo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso, de caráter exploratório e qualitativo, desenvolvido com sete professores/as de Ciências da rede pública e privada da cidade de Campina Grande - PB, do período de janeiro a fevereiro de 2022, por meio de um questionário online. A pesquisa está fundamentada em estudos pós-estruturais. Identificamos que se repercute uma abordagem biologicista nas salas de aula referentes as temáticas de sexualidade e gênero, tendo como principais desafios questões de preconceito, de cunho polêmico ou constrangedor. Concluímos que não só o exercício docente, mas também os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, necessitam considerar as dimensões históricas, sociais e culturais da sexualidade e relações de gênero, renovando-se e transformando-se.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10699
10.22481/riduesb.v7i1.10699
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10699
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v7i1.10699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/10699/6937
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 7 n. 1 (2022): V. 7 n. 1: (jan. - jun., 2022); 170-188
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188130140160