O meme e as orientações argumentativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2657 |
Resumo: | O presente trabalho propõe investigar como se manifesta a (re)construção dos efeitos de sentido e a orientação argumentativa, por meio do meme, a partir de um olhar semântico-enunciativo. Sendo assim, nossa pesquisa elege os memes como objeto de estudo, no intuito de compreender esse fenômeno de ação coletiva na/da cibercultura sob a perspectiva da Semântica da Enunciação. Para desenvolver a análise a que nos propomos, buscamos discutir o conceito de meme, examinando as características que o compõem. No que tange ao tema e à delimitação do objeto de estudo, procuramos abordar os memes relacionados à ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff. A elaboração do corpus da pesquisa foi realizada por meio de entradas de busca na plataforma Google utilizando do processo metodológico das redes enunciativas (DIAS, 2018). Como resultado, a pesquisa constatou que os movimentos argumentativos, presentes nos memes, se configuram pela orientação temática e posicionamentos, direcionando efeitos de sentido. |
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O meme e as orientações argumentativasO presente trabalho propõe investigar como se manifesta a (re)construção dos efeitos de sentido e a orientação argumentativa, por meio do meme, a partir de um olhar semântico-enunciativo. Sendo assim, nossa pesquisa elege os memes como objeto de estudo, no intuito de compreender esse fenômeno de ação coletiva na/da cibercultura sob a perspectiva da Semântica da Enunciação. Para desenvolver a análise a que nos propomos, buscamos discutir o conceito de meme, examinando as características que o compõem. No que tange ao tema e à delimitação do objeto de estudo, procuramos abordar os memes relacionados à ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff. A elaboração do corpus da pesquisa foi realizada por meio de entradas de busca na plataforma Google utilizando do processo metodológico das redes enunciativas (DIAS, 2018). Como resultado, a pesquisa constatou que os movimentos argumentativos, presentes nos memes, se configuram pela orientação temática e posicionamentos, direcionando efeitos de sentido.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/265710.47369/eidea-20-3-2657Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.2020Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.20202237-698410.47369/eidea-20-3reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2657/2011Silva, Juliemerson JoséDalmaschio, Lucianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T18:38:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2657Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2020-12-23T18:38:55EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
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