A retórica na construção de comerciais publicitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Renata Amaral de Matos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/525
Resumo: A publicidade é estratégica na atual sociedade de consumo. A retórica, cujo fim é persuadir e convencer, torna-se instrumento hábil em sua construção para consolidar o objetivo final que é o consumo do produto. O reforço dos lugares comuns, ao se estabelecer quais valores serão utilizados, está inserido no seio social, e é desse contexto que os elementos retóricos são retirados. O éthos, o páthos e o lógos são mecanismos para alcançar os objetivos perseguidos. Pode-se dizer que a retórica é elemento constitutivo de nossa sociedade e também das relações nela inseridas pelas relações entre essa tridimensão discursiva. A máquina retórica de Barthes (2001) permite resgatar a retórica antiga em nossa análise, acrescendo elementos que não foram considerados importantes pelo autor como: Actio e Memoria. Assim, utilizou-se a análise do discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau (1983) para observar o comercial de O Boticário (2006) e, além da Semiolinguística, utilizou-se também a perspectiva retórica, principalmente sob o viés do páthos, com a patemização e a reflexão do éthos, o que possibilitou apontar os elementos que poderiam ou não convencer os consumidores a adquirir o produto sugerido. 
id UESC-1_40125b088cd9516d9054102824f0a6a2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/525
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling A retórica na construção de comerciais publicitáriosA publicidade é estratégica na atual sociedade de consumo. A retórica, cujo fim é persuadir e convencer, torna-se instrumento hábil em sua construção para consolidar o objetivo final que é o consumo do produto. O reforço dos lugares comuns, ao se estabelecer quais valores serão utilizados, está inserido no seio social, e é desse contexto que os elementos retóricos são retirados. O éthos, o páthos e o lógos são mecanismos para alcançar os objetivos perseguidos. Pode-se dizer que a retórica é elemento constitutivo de nossa sociedade e também das relações nela inseridas pelas relações entre essa tridimensão discursiva. A máquina retórica de Barthes (2001) permite resgatar a retórica antiga em nossa análise, acrescendo elementos que não foram considerados importantes pelo autor como: Actio e Memoria. Assim, utilizou-se a análise do discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau (1983) para observar o comercial de O Boticário (2006) e, além da Semiolinguística, utilizou-se também a perspectiva retórica, principalmente sob o viés do páthos, com a patemização e a reflexão do éthos, o que possibilitou apontar os elementos que poderiam ou não convencer os consumidores a adquirir o produto sugerido. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/525Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 7, jul/dez.2014; 195-214Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 7, jul/dez.2014; 195-2142237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/525/496Rocha, Renata Amaral de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:02:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/525Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2024-05-17T13:37:57.052254EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A retórica na construção de comerciais publicitários
title A retórica na construção de comerciais publicitários
spellingShingle A retórica na construção de comerciais publicitários
Rocha, Renata Amaral de Matos
title_short A retórica na construção de comerciais publicitários
title_full A retórica na construção de comerciais publicitários
title_fullStr A retórica na construção de comerciais publicitários
title_full_unstemmed A retórica na construção de comerciais publicitários
title_sort A retórica na construção de comerciais publicitários
author Rocha, Renata Amaral de Matos
author_facet Rocha, Renata Amaral de Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Renata Amaral de Matos
description A publicidade é estratégica na atual sociedade de consumo. A retórica, cujo fim é persuadir e convencer, torna-se instrumento hábil em sua construção para consolidar o objetivo final que é o consumo do produto. O reforço dos lugares comuns, ao se estabelecer quais valores serão utilizados, está inserido no seio social, e é desse contexto que os elementos retóricos são retirados. O éthos, o páthos e o lógos são mecanismos para alcançar os objetivos perseguidos. Pode-se dizer que a retórica é elemento constitutivo de nossa sociedade e também das relações nela inseridas pelas relações entre essa tridimensão discursiva. A máquina retórica de Barthes (2001) permite resgatar a retórica antiga em nossa análise, acrescendo elementos que não foram considerados importantes pelo autor como: Actio e Memoria. Assim, utilizou-se a análise do discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau (1983) para observar o comercial de O Boticário (2006) e, além da Semiolinguística, utilizou-se também a perspectiva retórica, principalmente sob o viés do páthos, com a patemização e a reflexão do éthos, o que possibilitou apontar os elementos que poderiam ou não convencer os consumidores a adquirir o produto sugerido. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/525
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/525/496
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 7, jul/dez.2014; 195-214
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 7, jul/dez.2014; 195-214
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1799319036718219264