A retórica na construção de comerciais publicitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/525 |
Resumo: | A publicidade é estratégica na atual sociedade de consumo. A retórica, cujo fim é persuadir e convencer, torna-se instrumento hábil em sua construção para consolidar o objetivo final que é o consumo do produto. O reforço dos lugares comuns, ao se estabelecer quais valores serão utilizados, está inserido no seio social, e é desse contexto que os elementos retóricos são retirados. O éthos, o páthos e o lógos são mecanismos para alcançar os objetivos perseguidos. Pode-se dizer que a retórica é elemento constitutivo de nossa sociedade e também das relações nela inseridas pelas relações entre essa tridimensão discursiva. A máquina retórica de Barthes (2001) permite resgatar a retórica antiga em nossa análise, acrescendo elementos que não foram considerados importantes pelo autor como: Actio e Memoria. Assim, utilizou-se a análise do discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau (1983) para observar o comercial de O Boticário (2006) e, além da Semiolinguística, utilizou-se também a perspectiva retórica, principalmente sob o viés do páthos, com a patemização e a reflexão do éthos, o que possibilitou apontar os elementos que poderiam ou não convencer os consumidores a adquirir o produto sugerido. |
id |
UESC-1_40125b088cd9516d9054102824f0a6a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/525 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
A retórica na construção de comerciais publicitáriosA publicidade é estratégica na atual sociedade de consumo. A retórica, cujo fim é persuadir e convencer, torna-se instrumento hábil em sua construção para consolidar o objetivo final que é o consumo do produto. O reforço dos lugares comuns, ao se estabelecer quais valores serão utilizados, está inserido no seio social, e é desse contexto que os elementos retóricos são retirados. O éthos, o páthos e o lógos são mecanismos para alcançar os objetivos perseguidos. Pode-se dizer que a retórica é elemento constitutivo de nossa sociedade e também das relações nela inseridas pelas relações entre essa tridimensão discursiva. A máquina retórica de Barthes (2001) permite resgatar a retórica antiga em nossa análise, acrescendo elementos que não foram considerados importantes pelo autor como: Actio e Memoria. Assim, utilizou-se a análise do discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau (1983) para observar o comercial de O Boticário (2006) e, além da Semiolinguística, utilizou-se também a perspectiva retórica, principalmente sob o viés do páthos, com a patemização e a reflexão do éthos, o que possibilitou apontar os elementos que poderiam ou não convencer os consumidores a adquirir o produto sugerido. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/525Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 7, jul/dez.2014; 195-214Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 7, jul/dez.2014; 195-2142237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/525/496Rocha, Renata Amaral de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:02:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/525Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2024-05-17T13:37:57.052254EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A retórica na construção de comerciais publicitários |
title |
A retórica na construção de comerciais publicitários |
spellingShingle |
A retórica na construção de comerciais publicitários Rocha, Renata Amaral de Matos |
title_short |
A retórica na construção de comerciais publicitários |
title_full |
A retórica na construção de comerciais publicitários |
title_fullStr |
A retórica na construção de comerciais publicitários |
title_full_unstemmed |
A retórica na construção de comerciais publicitários |
title_sort |
A retórica na construção de comerciais publicitários |
author |
Rocha, Renata Amaral de Matos |
author_facet |
Rocha, Renata Amaral de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Renata Amaral de Matos |
description |
A publicidade é estratégica na atual sociedade de consumo. A retórica, cujo fim é persuadir e convencer, torna-se instrumento hábil em sua construção para consolidar o objetivo final que é o consumo do produto. O reforço dos lugares comuns, ao se estabelecer quais valores serão utilizados, está inserido no seio social, e é desse contexto que os elementos retóricos são retirados. O éthos, o páthos e o lógos são mecanismos para alcançar os objetivos perseguidos. Pode-se dizer que a retórica é elemento constitutivo de nossa sociedade e também das relações nela inseridas pelas relações entre essa tridimensão discursiva. A máquina retórica de Barthes (2001) permite resgatar a retórica antiga em nossa análise, acrescendo elementos que não foram considerados importantes pelo autor como: Actio e Memoria. Assim, utilizou-se a análise do discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau (1983) para observar o comercial de O Boticário (2006) e, além da Semiolinguística, utilizou-se também a perspectiva retórica, principalmente sob o viés do páthos, com a patemização e a reflexão do éthos, o que possibilitou apontar os elementos que poderiam ou não convencer os consumidores a adquirir o produto sugerido. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/525 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/525/496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 7, jul/dez.2014; 195-214 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 7, jul/dez.2014; 195-214 2237-6984 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1799319036718219264 |