Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldato, João Carlos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nasser, Lilian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3985
Resumo: O objetivo deste artigo é identificar como estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática interpretam as terminologias argumentação, prova e demonstração. Trata-se de um recorte da primeira etapa de uma pesquisa sobre argumentação no âmbito da Educação Matemática. Ao todo, 78 licenciandos de três instituições públicas de Ensino Superior participaram da produção de dados. Para a análise dos dados, foi utilizado um software que permite realizar análises estatísticas sobre dados textuais. Em vista disso, um objetivo secundário deste artigo é apresentar a possibilidade de utilizar o software IRaMuTeQ como um instrumento que auxilia na análise e na criação de categorias. Assim, foi possível inferir que o significado destas terminologias não é consensual entre os participantes e que, na visão deles, a prova estaria relacionada a algo mais formal ou a uma generalização, enquanto a demonstração estaria relacionada a algo mais informal ou a uma etapa que antecede a prova.
id UESC-1_54cac9ab3949d0adb97b04a537e0e13f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3985
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ softwareArgumentación, prueba y demostración desde la perspectiva de los estudiantes de ingreso a la carrera de Matemáticas: Un análisis de datos textuales utilizando el software IRaMuTeQArgumentação, prova e demonstração na visão de estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática: Uma análise de dados textuais a partir do software IRaMuTeQO objetivo deste artigo é identificar como estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática interpretam as terminologias argumentação, prova e demonstração. Trata-se de um recorte da primeira etapa de uma pesquisa sobre argumentação no âmbito da Educação Matemática. Ao todo, 78 licenciandos de três instituições públicas de Ensino Superior participaram da produção de dados. Para a análise dos dados, foi utilizado um software que permite realizar análises estatísticas sobre dados textuais. Em vista disso, um objetivo secundário deste artigo é apresentar a possibilidade de utilizar o software IRaMuTeQ como um instrumento que auxilia na análise e na criação de categorias. Assim, foi possível inferir que o significado destas terminologias não é consensual entre os participantes e que, na visão deles, a prova estaria relacionada a algo mais formal ou a uma generalização, enquanto a demonstração estaria relacionada a algo mais informal ou a uma etapa que antecede a prova.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/398510.47369/eidea-23-3-3985Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; Vol. 23 Núm. 3 (2023); 97-120Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; v. 23 n. 3 (2023); 97-1202237-698410.47369/eidea-23-3reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3985/2544Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&Ahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaldato, João CarlosNasser, Lilian2024-01-30T17:28:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3985Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2024-05-17T13:38:13.690780EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software
Argumentación, prueba y demostración desde la perspectiva de los estudiantes de ingreso a la carrera de Matemáticas: Un análisis de datos textuales utilizando el software IRaMuTeQ
Argumentação, prova e demonstração na visão de estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática: Uma análise de dados textuais a partir do software IRaMuTeQ
title Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software
spellingShingle Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software
Caldato, João Carlos
title_short Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software
title_full Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software
title_fullStr Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software
title_full_unstemmed Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software
title_sort Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software
author Caldato, João Carlos
author_facet Caldato, João Carlos
Nasser, Lilian
author_role author
author2 Nasser, Lilian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldato, João Carlos
Nasser, Lilian
description O objetivo deste artigo é identificar como estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática interpretam as terminologias argumentação, prova e demonstração. Trata-se de um recorte da primeira etapa de uma pesquisa sobre argumentação no âmbito da Educação Matemática. Ao todo, 78 licenciandos de três instituições públicas de Ensino Superior participaram da produção de dados. Para a análise dos dados, foi utilizado um software que permite realizar análises estatísticas sobre dados textuais. Em vista disso, um objetivo secundário deste artigo é apresentar a possibilidade de utilizar o software IRaMuTeQ como um instrumento que auxilia na análise e na criação de categorias. Assim, foi possível inferir que o significado destas terminologias não é consensual entre os participantes e que, na visão deles, a prova estaria relacionada a algo mais formal ou a uma generalização, enquanto a demonstração estaria relacionada a algo mais informal ou a uma etapa que antecede a prova.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3985
10.47369/eidea-23-3-3985
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3985
identifier_str_mv 10.47369/eidea-23-3-3985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3985/2544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&A
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&A
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; Vol. 23 Núm. 3 (2023); 97-120
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; v. 23 n. 3 (2023); 97-120
2237-6984
10.47369/eidea-23-3
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1799319037970219008