Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3985 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é identificar como estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática interpretam as terminologias argumentação, prova e demonstração. Trata-se de um recorte da primeira etapa de uma pesquisa sobre argumentação no âmbito da Educação Matemática. Ao todo, 78 licenciandos de três instituições públicas de Ensino Superior participaram da produção de dados. Para a análise dos dados, foi utilizado um software que permite realizar análises estatísticas sobre dados textuais. Em vista disso, um objetivo secundário deste artigo é apresentar a possibilidade de utilizar o software IRaMuTeQ como um instrumento que auxilia na análise e na criação de categorias. Assim, foi possível inferir que o significado destas terminologias não é consensual entre os participantes e que, na visão deles, a prova estaria relacionada a algo mais formal ou a uma generalização, enquanto a demonstração estaria relacionada a algo mais informal ou a uma etapa que antecede a prova. |
id |
UESC-1_54cac9ab3949d0adb97b04a537e0e13f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3985 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ softwareArgumentación, prueba y demostración desde la perspectiva de los estudiantes de ingreso a la carrera de Matemáticas: Un análisis de datos textuales utilizando el software IRaMuTeQArgumentação, prova e demonstração na visão de estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática: Uma análise de dados textuais a partir do software IRaMuTeQO objetivo deste artigo é identificar como estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática interpretam as terminologias argumentação, prova e demonstração. Trata-se de um recorte da primeira etapa de uma pesquisa sobre argumentação no âmbito da Educação Matemática. Ao todo, 78 licenciandos de três instituições públicas de Ensino Superior participaram da produção de dados. Para a análise dos dados, foi utilizado um software que permite realizar análises estatísticas sobre dados textuais. Em vista disso, um objetivo secundário deste artigo é apresentar a possibilidade de utilizar o software IRaMuTeQ como um instrumento que auxilia na análise e na criação de categorias. Assim, foi possível inferir que o significado destas terminologias não é consensual entre os participantes e que, na visão deles, a prova estaria relacionada a algo mais formal ou a uma generalização, enquanto a demonstração estaria relacionada a algo mais informal ou a uma etapa que antecede a prova.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/398510.47369/eidea-23-3-3985Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; Vol. 23 Núm. 3 (2023); 97-120Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; v. 23 n. 3 (2023); 97-1202237-698410.47369/eidea-23-3reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3985/2544Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&Ahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaldato, João CarlosNasser, Lilian2024-01-30T17:28:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3985Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2024-05-17T13:38:13.690780EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software Argumentación, prueba y demostración desde la perspectiva de los estudiantes de ingreso a la carrera de Matemáticas: Un análisis de datos textuales utilizando el software IRaMuTeQ Argumentação, prova e demonstração na visão de estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática: Uma análise de dados textuais a partir do software IRaMuTeQ |
title |
Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software |
spellingShingle |
Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software Caldato, João Carlos |
title_short |
Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software |
title_full |
Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software |
title_fullStr |
Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software |
title_full_unstemmed |
Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software |
title_sort |
Argumentation, proof and demonstration from the perspective of students entering the undergraduate course in Mathematics: An analysis of textual data using the IRaMuTeQ software |
author |
Caldato, João Carlos |
author_facet |
Caldato, João Carlos Nasser, Lilian |
author_role |
author |
author2 |
Nasser, Lilian |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldato, João Carlos Nasser, Lilian |
description |
O objetivo deste artigo é identificar como estudantes ingressantes no curso de licenciatura em Matemática interpretam as terminologias argumentação, prova e demonstração. Trata-se de um recorte da primeira etapa de uma pesquisa sobre argumentação no âmbito da Educação Matemática. Ao todo, 78 licenciandos de três instituições públicas de Ensino Superior participaram da produção de dados. Para a análise dos dados, foi utilizado um software que permite realizar análises estatísticas sobre dados textuais. Em vista disso, um objetivo secundário deste artigo é apresentar a possibilidade de utilizar o software IRaMuTeQ como um instrumento que auxilia na análise e na criação de categorias. Assim, foi possível inferir que o significado destas terminologias não é consensual entre os participantes e que, na visão deles, a prova estaria relacionada a algo mais formal ou a uma generalização, enquanto a demonstração estaria relacionada a algo mais informal ou a uma etapa que antecede a prova. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3985 10.47369/eidea-23-3-3985 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3985 |
identifier_str_mv |
10.47369/eidea-23-3-3985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3985/2544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&A http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&A http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; Vol. 23 Núm. 3 (2023); 97-120 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; v. 23 n. 3 (2023); 97-120 2237-6984 10.47369/eidea-23-3 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1799319037970219008 |