Professores em movimento discursivo: espaços para interpretação e autoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacífico, Soraya Maria Romano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/445
Resumo: Fundamentados na Análise do Discurso pecheutiana, pretendemos investigar como se dá a assunção da autoria pelo sujeito-professor do Ensino Fundamental, participante do CADEP (Centro de Aprendizagem da Docência dos Egressos de Pedagogia). Esse centro, cujo objetivo é sustentar a relação entre ensino, pesquisa e extensão para os egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), configura-se como um espaço pedagógico de apoio aos professores, visando a contribuir para o desenvolvimento profissional do professor e a organização do ensino em sala de aula. A metodologia de pesquisa deste trabalho prevê que, a partir da análise do material didático da Coleção Ler e Escrever, usado nas escolas públicas de São Paulo, os sujeitos-professores escrevam seus pontos de vista, por meio de textos argumentativos, acerca do modo como o conhecimento científico circula na escola, ou seja, quais considerações eles têm sobre o discurso científico (DC) e sobre o discurso de divulgação científica (DDC). A análise dos dados considera os textos argumentativos produzidos pelos sujeitos-professores, a partir do paradigma indiciário proposto por Ginzburg. Buscamos interpretar, também, como esses sujeitos legitimam, ou não, o uso do DDC na escola, visto que a presença do DDC pode implicar o silêncio do DC no contexto escolar. Os resultados mostram que, após os encontros com o grupo, com as discussões sobre os textos estudados, os professores assumiram a autoria e passaram a questionar a presença do DDC no livro didático, em detrimento do DC.
id UESC-1_5a76ee50e89df79bcce4e9b76232a988
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/445
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Professores em movimento discursivo: espaços para interpretação e autoriaFundamentados na Análise do Discurso pecheutiana, pretendemos investigar como se dá a assunção da autoria pelo sujeito-professor do Ensino Fundamental, participante do CADEP (Centro de Aprendizagem da Docência dos Egressos de Pedagogia). Esse centro, cujo objetivo é sustentar a relação entre ensino, pesquisa e extensão para os egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), configura-se como um espaço pedagógico de apoio aos professores, visando a contribuir para o desenvolvimento profissional do professor e a organização do ensino em sala de aula. A metodologia de pesquisa deste trabalho prevê que, a partir da análise do material didático da Coleção Ler e Escrever, usado nas escolas públicas de São Paulo, os sujeitos-professores escrevam seus pontos de vista, por meio de textos argumentativos, acerca do modo como o conhecimento científico circula na escola, ou seja, quais considerações eles têm sobre o discurso científico (DC) e sobre o discurso de divulgação científica (DDC). A análise dos dados considera os textos argumentativos produzidos pelos sujeitos-professores, a partir do paradigma indiciário proposto por Ginzburg. Buscamos interpretar, também, como esses sujeitos legitimam, ou não, o uso do DDC na escola, visto que a presença do DDC pode implicar o silêncio do DC no contexto escolar. Os resultados mostram que, após os encontros com o grupo, com as discussões sobre os textos estudados, os professores assumiram a autoria e passaram a questionar a presença do DDC no livro didático, em detrimento do DC.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/445Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 5, jul/dez.2013; 218-234Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 5, jul/dez.2013; 218-2342237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/445/450Pacífico, Soraya Maria Romanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/445Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:03:06EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores em movimento discursivo: espaços para interpretação e autoria
title Professores em movimento discursivo: espaços para interpretação e autoria
spellingShingle Professores em movimento discursivo: espaços para interpretação e autoria
Pacífico, Soraya Maria Romano
title_short Professores em movimento discursivo: espaços para interpretação e autoria
title_full Professores em movimento discursivo: espaços para interpretação e autoria
title_fullStr Professores em movimento discursivo: espaços para interpretação e autoria
title_full_unstemmed Professores em movimento discursivo: espaços para interpretação e autoria
title_sort Professores em movimento discursivo: espaços para interpretação e autoria
author Pacífico, Soraya Maria Romano
author_facet Pacífico, Soraya Maria Romano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacífico, Soraya Maria Romano
description Fundamentados na Análise do Discurso pecheutiana, pretendemos investigar como se dá a assunção da autoria pelo sujeito-professor do Ensino Fundamental, participante do CADEP (Centro de Aprendizagem da Docência dos Egressos de Pedagogia). Esse centro, cujo objetivo é sustentar a relação entre ensino, pesquisa e extensão para os egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), configura-se como um espaço pedagógico de apoio aos professores, visando a contribuir para o desenvolvimento profissional do professor e a organização do ensino em sala de aula. A metodologia de pesquisa deste trabalho prevê que, a partir da análise do material didático da Coleção Ler e Escrever, usado nas escolas públicas de São Paulo, os sujeitos-professores escrevam seus pontos de vista, por meio de textos argumentativos, acerca do modo como o conhecimento científico circula na escola, ou seja, quais considerações eles têm sobre o discurso científico (DC) e sobre o discurso de divulgação científica (DDC). A análise dos dados considera os textos argumentativos produzidos pelos sujeitos-professores, a partir do paradigma indiciário proposto por Ginzburg. Buscamos interpretar, também, como esses sujeitos legitimam, ou não, o uso do DDC na escola, visto que a presença do DDC pode implicar o silêncio do DC no contexto escolar. Os resultados mostram que, após os encontros com o grupo, com as discussões sobre os textos estudados, os professores assumiram a autoria e passaram a questionar a presença do DDC no livro didático, em detrimento do DC.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/445
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/445/450
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 5, jul/dez.2013; 218-234
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 5, jul/dez.2013; 218-234
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284431690596352