A imposição de reformas e a midiatização: o ensino médio no Brasil entre consensos e resistências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2225 |
Resumo: | Problematizando as formas como são produzidas e circulam as notícias sobre Reformas Políticas, analisaremos a Campanha da Reforma do ensino médio, feita pelo Governo Michel Temer no Brasil. A Medida Provisória (MPV) nº 746, de 2016, ao ser apresentada de forma midiática à população brasileira, desencadeou discursos que expuseram o confronto das relações de poder inscritas no corpo docente e discente, nas expectativas políticas e empresariais, nos imaginários sobre o que se deve saber. Na mídia tradicional essas relações de poder tendem à defesa de um sistema de controle disciplinar (do corpo, do tempo e da vida) regido pelo pensamento capitalista liberal, obliterando o pensamento científico, pedagógico e acadêmico. |
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A imposição de reformas e a midiatização: o ensino médio no Brasil entre consensos e resistênciasProblematizando as formas como são produzidas e circulam as notícias sobre Reformas Políticas, analisaremos a Campanha da Reforma do ensino médio, feita pelo Governo Michel Temer no Brasil. A Medida Provisória (MPV) nº 746, de 2016, ao ser apresentada de forma midiática à população brasileira, desencadeou discursos que expuseram o confronto das relações de poder inscritas no corpo docente e discente, nas expectativas políticas e empresariais, nos imaginários sobre o que se deve saber. Na mídia tradicional essas relações de poder tendem à defesa de um sistema de controle disciplinar (do corpo, do tempo e da vida) regido pelo pensamento capitalista liberal, obliterando o pensamento científico, pedagógico e acadêmico. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/222510.17648/eidea-16-2225Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 16, set.2018: n.esp. Discurso e argumentação na política latino-americana; 314-333Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 16, set.2018: n.esp. Discurso e argumentação na política latino-americana; 314-3332237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2225/1561Sargentini, Vaniceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:08:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2225Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:08:14EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
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