A imposição de reformas e a midiatização: o ensino médio no Brasil entre consensos e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sargentini, Vanice
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2225
Resumo: Problematizando as formas como são produzidas e circulam as notícias sobre Reformas Políticas, analisaremos a Campanha da Reforma do ensino médio, feita pelo Governo Michel Temer no Brasil. A Medida Provisória (MPV) nº 746, de 2016, ao ser apresentada de forma midiática à população brasileira, desencadeou discursos que expuseram o confronto das relações de poder inscritas no corpo docente e discente, nas expectativas políticas e empresariais, nos imaginários sobre o que se deve saber. Na mídia tradicional essas relações de poder tendem à defesa de um sistema de controle disciplinar (do corpo, do tempo e da vida) regido pelo pensamento capitalista liberal, obliterando o pensamento científico, pedagógico e acadêmico. 
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