Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2089 |
Resumo: | A atuação do professor em sala de aula é permeada pela seleção de estratégias para construir conhecimento de modo atraente e agradável tanto para o docente quanto para os discentes, e a Retórica está diretamente ligada a esse processo. Com o objetivo de fomentar as discussões sobre essa relação entre Retórica e formação do docente, este artigo faz uma reflexão sobre os resultados obtidos por meio do uso de uma ferramenta didática denominada Proferição e Avaliação do Discurso (PAD), a qual foi desenvolvida para o trabalho na disciplina de Retórica, no curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon Os resultados obtidos permitem refletir sobre a percepção do professor como orador, o desenvolvimento da competência retórica, a adequação das formas de expressão da avaliação e a ética em sala de aula. |
id |
UESC-1_a1176b8bdc14027b34751e68bbb50ab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2089 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discursoA atuação do professor em sala de aula é permeada pela seleção de estratégias para construir conhecimento de modo atraente e agradável tanto para o docente quanto para os discentes, e a Retórica está diretamente ligada a esse processo. Com o objetivo de fomentar as discussões sobre essa relação entre Retórica e formação do docente, este artigo faz uma reflexão sobre os resultados obtidos por meio do uso de uma ferramenta didática denominada Proferição e Avaliação do Discurso (PAD), a qual foi desenvolvida para o trabalho na disciplina de Retórica, no curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon Os resultados obtidos permitem refletir sobre a percepção do professor como orador, o desenvolvimento da competência retórica, a adequação das formas de expressão da avaliação e a ética em sala de aula.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/208910.17648/eidea-17-2089Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 17, jul./dez.2018; 85-102Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 17, jul./dez.2018; 85-1022237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2089/1617Jurach, Jussara MariaSeide, Márcia Sipaviciusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T13:59:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2089Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T13:59:28EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso |
title |
Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso |
spellingShingle |
Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso Jurach, Jussara Maria |
title_short |
Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso |
title_full |
Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso |
title_fullStr |
Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso |
title_full_unstemmed |
Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso |
title_sort |
Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso |
author |
Jurach, Jussara Maria |
author_facet |
Jurach, Jussara Maria Seide, Márcia Sipavicius |
author_role |
author |
author2 |
Seide, Márcia Sipavicius |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jurach, Jussara Maria Seide, Márcia Sipavicius |
description |
A atuação do professor em sala de aula é permeada pela seleção de estratégias para construir conhecimento de modo atraente e agradável tanto para o docente quanto para os discentes, e a Retórica está diretamente ligada a esse processo. Com o objetivo de fomentar as discussões sobre essa relação entre Retórica e formação do docente, este artigo faz uma reflexão sobre os resultados obtidos por meio do uso de uma ferramenta didática denominada Proferição e Avaliação do Discurso (PAD), a qual foi desenvolvida para o trabalho na disciplina de Retórica, no curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon Os resultados obtidos permitem refletir sobre a percepção do professor como orador, o desenvolvimento da competência retórica, a adequação das formas de expressão da avaliação e a ética em sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2089 10.17648/eidea-17-2089 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2089 |
identifier_str_mv |
10.17648/eidea-17-2089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2089/1617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 17, jul./dez.2018; 85-102 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 17, jul./dez.2018; 85-102 2237-6984 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1809284432580837376 |