Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jurach, Jussara Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Seide, Márcia Sipavicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2089
Resumo: A atuação do professor em sala de aula é permeada pela seleção de estratégias para construir conhecimento de modo atraente e agradável tanto para o docente quanto para os discentes, e a Retórica está diretamente ligada a esse processo. Com o objetivo de fomentar as discussões sobre essa relação entre Retórica e formação do docente, este artigo faz uma reflexão sobre os resultados obtidos por meio do uso de uma ferramenta didática denominada Proferição e Avaliação do Discurso (PAD), a qual foi desenvolvida para o trabalho na disciplina de Retórica, no curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon Os resultados obtidos permitem refletir sobre a percepção do professor como orador, o desenvolvimento da competência retórica, a adequação das formas de expressão da avaliação e a ética em sala de aula.
id UESC-1_a1176b8bdc14027b34751e68bbb50ab5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2089
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discursoA atuação do professor em sala de aula é permeada pela seleção de estratégias para construir conhecimento de modo atraente e agradável tanto para o docente quanto para os discentes, e a Retórica está diretamente ligada a esse processo. Com o objetivo de fomentar as discussões sobre essa relação entre Retórica e formação do docente, este artigo faz uma reflexão sobre os resultados obtidos por meio do uso de uma ferramenta didática denominada Proferição e Avaliação do Discurso (PAD), a qual foi desenvolvida para o trabalho na disciplina de Retórica, no curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon Os resultados obtidos permitem refletir sobre a percepção do professor como orador, o desenvolvimento da competência retórica, a adequação das formas de expressão da avaliação e a ética em sala de aula.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/208910.17648/eidea-17-2089Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 17, jul./dez.2018; 85-102Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 17, jul./dez.2018; 85-1022237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2089/1617Jurach, Jussara MariaSeide, Márcia Sipaviciusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T13:59:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2089Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T13:59:28EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso
title Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso
spellingShingle Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso
Jurach, Jussara Maria
title_short Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso
title_full Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso
title_fullStr Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso
title_full_unstemmed Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso
title_sort Retórica e argumentação na formação docente: uma experiência didática de proferição e avaliação do discurso
author Jurach, Jussara Maria
author_facet Jurach, Jussara Maria
Seide, Márcia Sipavicius
author_role author
author2 Seide, Márcia Sipavicius
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jurach, Jussara Maria
Seide, Márcia Sipavicius
description A atuação do professor em sala de aula é permeada pela seleção de estratégias para construir conhecimento de modo atraente e agradável tanto para o docente quanto para os discentes, e a Retórica está diretamente ligada a esse processo. Com o objetivo de fomentar as discussões sobre essa relação entre Retórica e formação do docente, este artigo faz uma reflexão sobre os resultados obtidos por meio do uso de uma ferramenta didática denominada Proferição e Avaliação do Discurso (PAD), a qual foi desenvolvida para o trabalho na disciplina de Retórica, no curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon Os resultados obtidos permitem refletir sobre a percepção do professor como orador, o desenvolvimento da competência retórica, a adequação das formas de expressão da avaliação e a ética em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2089
10.17648/eidea-17-2089
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2089
identifier_str_mv 10.17648/eidea-17-2089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2089/1617
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 17, jul./dez.2018; 85-102
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 17, jul./dez.2018; 85-102
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284432580837376