A orientação argumentativa dos modalizadores avaliativos
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1347 |
Resumo: | Este estudo analisa a orientação argumentativa dos modalizadores avaliativos em entrevistas de seleção de emprego, adotando a concepção de argumentação como orientação discursiva, proposta por Ducrot (1988) e colaboradores, mas fundamenta-se, principalmente, nos estudos sobre a modalização discursiva, a partir de diferentes autores. Apresenta uma natureza qualitativa, de caráter descritivo e de base interpretativa. De modo mais preciso, orienta-se pelas seguintes questões: (i) que modalizadores avaliativos são usados na construção do gênero entrevista de seleção de emprego?; e (ii) como tais modalizadores avaliativos são mobilizados de modo a construir a argumentatividade nas/das entrevistas? A análise realizada no corpus, constituída por 22 entrevistas de seleção de emprego, constatou a mobilização de adjetivos, advérbios, expressões adverbiais, orações adjetivas, entre outros elementos linguísticos, funcionando como modalizadores discursivos no gênero em estudo, orientando argumentativamente os enunciados, no sentido de expressar juízos de valor ou apresentar uma justificativa a respeito do conteúdo proposicional. |
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A orientação argumentativa dos modalizadores avaliativosEste estudo analisa a orientação argumentativa dos modalizadores avaliativos em entrevistas de seleção de emprego, adotando a concepção de argumentação como orientação discursiva, proposta por Ducrot (1988) e colaboradores, mas fundamenta-se, principalmente, nos estudos sobre a modalização discursiva, a partir de diferentes autores. Apresenta uma natureza qualitativa, de caráter descritivo e de base interpretativa. De modo mais preciso, orienta-se pelas seguintes questões: (i) que modalizadores avaliativos são usados na construção do gênero entrevista de seleção de emprego?; e (ii) como tais modalizadores avaliativos são mobilizados de modo a construir a argumentatividade nas/das entrevistas? A análise realizada no corpus, constituída por 22 entrevistas de seleção de emprego, constatou a mobilização de adjetivos, advérbios, expressões adverbiais, orações adjetivas, entre outros elementos linguísticos, funcionando como modalizadores discursivos no gênero em estudo, orientando argumentativamente os enunciados, no sentido de expressar juízos de valor ou apresentar uma justificativa a respeito do conteúdo proposicional.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2017-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/134710.17648/eidea-13-1347Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 13, jan/jun.2017; 18-35Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 13, jan/jun.2017; 18-352237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1347/1244Adelino, Francisca Janete da SilvaNascimento, Erivaldo Pereira doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1347Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:01:11EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
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