Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Adelino, Francisca Janete
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva de Oliveira Nelo, Jaynne, Gonçalves de Deus, Kátia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2872
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar os tipos de modalizadores que caracterizam o gênero memorial.  Especificamente, buscou-se mapear os tipos de modalizadores presentes no corpus; descrever os tipos de modalizadores; analisar o funcionamento argumentativo desse fenômeno no gênero em estudo; verificar os efeitos de sentido gerados nos enunciados; e identificar o estilo linguístico, a estrutura composicional e o conteúdo temático do gênero memorial. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, interpretativa e documental, considerando a perspectiva teórica adotada. O corpus foi composto de 06 (seis) memoriais produzidos por alunos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os resultados comprovaram a presença de diversos tipos de modalizadores, destacando-se os delimitadores e os avaliativos, que funcionaram como estratégia argumentativa no gênero em estudo, visto que apresentaram uma maior relação com o estilo linguístico do gênero. 
id UESC-1_594644451d2f9832f0547e0ac35bf186
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2872
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorialEste artigo tem por objetivo analisar os tipos de modalizadores que caracterizam o gênero memorial.  Especificamente, buscou-se mapear os tipos de modalizadores presentes no corpus; descrever os tipos de modalizadores; analisar o funcionamento argumentativo desse fenômeno no gênero em estudo; verificar os efeitos de sentido gerados nos enunciados; e identificar o estilo linguístico, a estrutura composicional e o conteúdo temático do gênero memorial. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, interpretativa e documental, considerando a perspectiva teórica adotada. O corpus foi composto de 06 (seis) memoriais produzidos por alunos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os resultados comprovaram a presença de diversos tipos de modalizadores, destacando-se os delimitadores e os avaliativos, que funcionaram como estratégia argumentativa no gênero em estudo, visto que apresentaram uma maior relação com o estilo linguístico do gênero. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/287210.47369/eidea-20-3-2872Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.2020Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.20202237-698410.47369/eidea-20-3reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2872/2009da Silva Adelino, Francisca JaneteSilva de Oliveira Nelo, JaynneGonçalves de Deus, Kátia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T18:38:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2872Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2020-12-23T18:38:55EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial
title Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial
spellingShingle Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial
da Silva Adelino, Francisca Janete
title_short Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial
title_full Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial
title_fullStr Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial
title_full_unstemmed Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial
title_sort Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial
author da Silva Adelino, Francisca Janete
author_facet da Silva Adelino, Francisca Janete
Silva de Oliveira Nelo, Jaynne
Gonçalves de Deus, Kátia Regina
author_role author
author2 Silva de Oliveira Nelo, Jaynne
Gonçalves de Deus, Kátia Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Adelino, Francisca Janete
Silva de Oliveira Nelo, Jaynne
Gonçalves de Deus, Kátia Regina
description Este artigo tem por objetivo analisar os tipos de modalizadores que caracterizam o gênero memorial.  Especificamente, buscou-se mapear os tipos de modalizadores presentes no corpus; descrever os tipos de modalizadores; analisar o funcionamento argumentativo desse fenômeno no gênero em estudo; verificar os efeitos de sentido gerados nos enunciados; e identificar o estilo linguístico, a estrutura composicional e o conteúdo temático do gênero memorial. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, interpretativa e documental, considerando a perspectiva teórica adotada. O corpus foi composto de 06 (seis) memoriais produzidos por alunos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os resultados comprovaram a presença de diversos tipos de modalizadores, destacando-se os delimitadores e os avaliativos, que funcionaram como estratégia argumentativa no gênero em estudo, visto que apresentaram uma maior relação com o estilo linguístico do gênero. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2872
10.47369/eidea-20-3-2872
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2872
identifier_str_mv 10.47369/eidea-20-3-2872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2872/2009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.2020
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 20, v. 3, set/dez.2020
2237-6984
10.47369/eidea-20-3
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284432693035008