Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Viviane Netto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/424
Resumo: Este artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada no âmbito do programa de Mestrado em Estudos Linguísticos na UFMG. Buscaremos refletir sobre como se dá o trabalho de leitura e interpretação de textos em manuais didáticos de língua portuguesa, tendo como foco específico a análise das perguntas sobre os textos para leitura. A pesquisa tem como objetivo investigar por que os alunos brasileiros têm dificuldades em ler e interpretar textos. Como teoria de base, temos a Análise do Discurso de linha francesa acrescida da contribuição de autores como Authier-Revuz e Oswald Ducrot, que enriqueceram o estudo.
id UESC-1_e7976e4a41e2af882827dc45bc20f07d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/424
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aulaEste artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada no âmbito do programa de Mestrado em Estudos Linguísticos na UFMG. Buscaremos refletir sobre como se dá o trabalho de leitura e interpretação de textos em manuais didáticos de língua portuguesa, tendo como foco específico a análise das perguntas sobre os textos para leitura. A pesquisa tem como objetivo investigar por que os alunos brasileiros têm dificuldades em ler e interpretar textos. Como teoria de base, temos a Análise do Discurso de linha francesa acrescida da contribuição de autores como Authier-Revuz e Oswald Ducrot, que enriqueceram o estudo.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/424Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 4, jan/jun.2013; 102-111Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 4, jan/jun.2013; 102-1112237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/424/431Silva, Viviane Nettoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:03:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/424Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:03:23EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula
title Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula
spellingShingle Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula
Silva, Viviane Netto
title_short Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula
title_full Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula
title_fullStr Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula
title_full_unstemmed Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula
title_sort Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula
author Silva, Viviane Netto
author_facet Silva, Viviane Netto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Viviane Netto
description Este artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada no âmbito do programa de Mestrado em Estudos Linguísticos na UFMG. Buscaremos refletir sobre como se dá o trabalho de leitura e interpretação de textos em manuais didáticos de língua portuguesa, tendo como foco específico a análise das perguntas sobre os textos para leitura. A pesquisa tem como objetivo investigar por que os alunos brasileiros têm dificuldades em ler e interpretar textos. Como teoria de base, temos a Análise do Discurso de linha francesa acrescida da contribuição de autores como Authier-Revuz e Oswald Ducrot, que enriqueceram o estudo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/424
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/424/431
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 4, jan/jun.2013; 102-111
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 4, jan/jun.2013; 102-111
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284431668576256