Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/424 |
Resumo: | Este artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada no âmbito do programa de Mestrado em Estudos Linguísticos na UFMG. Buscaremos refletir sobre como se dá o trabalho de leitura e interpretação de textos em manuais didáticos de língua portuguesa, tendo como foco específico a análise das perguntas sobre os textos para leitura. A pesquisa tem como objetivo investigar por que os alunos brasileiros têm dificuldades em ler e interpretar textos. Como teoria de base, temos a Análise do Discurso de linha francesa acrescida da contribuição de autores como Authier-Revuz e Oswald Ducrot, que enriqueceram o estudo. |
id |
UESC-1_e7976e4a41e2af882827dc45bc20f07d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/424 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aulaEste artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada no âmbito do programa de Mestrado em Estudos Linguísticos na UFMG. Buscaremos refletir sobre como se dá o trabalho de leitura e interpretação de textos em manuais didáticos de língua portuguesa, tendo como foco específico a análise das perguntas sobre os textos para leitura. A pesquisa tem como objetivo investigar por que os alunos brasileiros têm dificuldades em ler e interpretar textos. Como teoria de base, temos a Análise do Discurso de linha francesa acrescida da contribuição de autores como Authier-Revuz e Oswald Ducrot, que enriqueceram o estudo.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/424Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 4, jan/jun.2013; 102-111Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 4, jan/jun.2013; 102-1112237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/424/431Silva, Viviane Nettoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:03:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/424Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:03:23EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula |
title |
Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula |
spellingShingle |
Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula Silva, Viviane Netto |
title_short |
Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula |
title_full |
Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula |
title_fullStr |
Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula |
title_sort |
Reflexões em torno do discurso escolar: uma análise sobre o trabalho com a leitura em sala de aula |
author |
Silva, Viviane Netto |
author_facet |
Silva, Viviane Netto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Viviane Netto |
description |
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada no âmbito do programa de Mestrado em Estudos Linguísticos na UFMG. Buscaremos refletir sobre como se dá o trabalho de leitura e interpretação de textos em manuais didáticos de língua portuguesa, tendo como foco específico a análise das perguntas sobre os textos para leitura. A pesquisa tem como objetivo investigar por que os alunos brasileiros têm dificuldades em ler e interpretar textos. Como teoria de base, temos a Análise do Discurso de linha francesa acrescida da contribuição de autores como Authier-Revuz e Oswald Ducrot, que enriqueceram o estudo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/424 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/424/431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 4, jan/jun.2013; 102-111 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 4, jan/jun.2013; 102-111 2237-6984 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1809284431668576256 |