O gênero redação do ENEM
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3645 |
Resumo: | O gênero redação do ENEM tem sido objeto de estudo de variadas pesquisas que investigam o seu funcionamento textual-enunciativo e a sua presença na escola. Este artigo apresenta um estado do conhecimento acerca da produção científica sobre esse gênero, focalizando sua caracterização, seus constrangimentos e as implicações para o ensino de Língua Portuguesa. Partimos da definição de Morosini e Fernandes (2014) sobre pesquisas do tipo estado do conhecimento e do aporte teórico da Linguística Textual, além de buscarmos respaldo em Bakhtin (2016). A análise, de caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, centrou-se em dissertações e teses e revelou que a redação do ENEM é avaliada como uma produção textual complexa, que se caracteriza pela presença da autoria e por apresentar um funcionamento argumentativo peculiar, que carece de ser melhor compreendido por professores e alunos. |
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