O gênero redação do ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ananias Agostinho da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Lima Cavalcante, Francisco Mailson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3645
Resumo: O gênero redação do ENEM tem sido objeto de estudo de variadas pesquisas que investigam o seu funcionamento textual-enunciativo e a sua presença na escola. Este artigo apresenta um estado do conhecimento acerca da produção científica sobre esse gênero, focalizando sua caracterização, seus constrangimentos e as implicações para o ensino de Língua Portuguesa. Partimos da definição de Morosini e Fernandes (2014) sobre pesquisas do tipo estado do conhecimento e do aporte teórico da Linguística Textual, além de buscarmos respaldo em Bakhtin (2016). A análise, de caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, centrou-se em dissertações e teses e revelou que a redação do ENEM é avaliada como uma produção textual complexa, que se caracteriza pela presença da autoria e por apresentar um funcionamento argumentativo peculiar, que carece de ser melhor compreendido por professores e alunos.
id UESC-1_f15c847a3a7b97bc5e0dbeb27abd977b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3645
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling O gênero redação do ENEMO gênero redação do ENEM tem sido objeto de estudo de variadas pesquisas que investigam o seu funcionamento textual-enunciativo e a sua presença na escola. Este artigo apresenta um estado do conhecimento acerca da produção científica sobre esse gênero, focalizando sua caracterização, seus constrangimentos e as implicações para o ensino de Língua Portuguesa. Partimos da definição de Morosini e Fernandes (2014) sobre pesquisas do tipo estado do conhecimento e do aporte teórico da Linguística Textual, além de buscarmos respaldo em Bakhtin (2016). A análise, de caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, centrou-se em dissertações e teses e revelou que a redação do ENEM é avaliada como uma produção textual complexa, que se caracteriza pela presença da autoria e por apresentar um funcionamento argumentativo peculiar, que carece de ser melhor compreendido por professores e alunos.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2023-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/364510.47369/eidea-23-2-3645Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; Vol. 23 Núm. 2 (2023); 51-70Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; v. 23 n. 2 (2023); 51-702237-698410.47369/eidea-23-2reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3645/2456Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&Ahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ananias Agostinho dade Lima Cavalcante, Francisco Mailson2023-10-20T13:05:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3645Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2023-10-20T13:05:09EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero redação do ENEM
title O gênero redação do ENEM
spellingShingle O gênero redação do ENEM
Silva, Ananias Agostinho da
title_short O gênero redação do ENEM
title_full O gênero redação do ENEM
title_fullStr O gênero redação do ENEM
title_full_unstemmed O gênero redação do ENEM
title_sort O gênero redação do ENEM
author Silva, Ananias Agostinho da
author_facet Silva, Ananias Agostinho da
de Lima Cavalcante, Francisco Mailson
author_role author
author2 de Lima Cavalcante, Francisco Mailson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ananias Agostinho da
de Lima Cavalcante, Francisco Mailson
description O gênero redação do ENEM tem sido objeto de estudo de variadas pesquisas que investigam o seu funcionamento textual-enunciativo e a sua presença na escola. Este artigo apresenta um estado do conhecimento acerca da produção científica sobre esse gênero, focalizando sua caracterização, seus constrangimentos e as implicações para o ensino de Língua Portuguesa. Partimos da definição de Morosini e Fernandes (2014) sobre pesquisas do tipo estado do conhecimento e do aporte teórico da Linguística Textual, além de buscarmos respaldo em Bakhtin (2016). A análise, de caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, centrou-se em dissertações e teses e revelou que a redação do ENEM é avaliada como uma produção textual complexa, que se caracteriza pela presença da autoria e por apresentar um funcionamento argumentativo peculiar, que carece de ser melhor compreendido por professores e alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3645
10.47369/eidea-23-2-3645
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3645
identifier_str_mv 10.47369/eidea-23-2-3645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/3645/2456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&A
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Autor e Revista EID&A
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; Vol. 23 Núm. 2 (2023); 51-70
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; v. 23 n. 2 (2023); 51-70
2237-6984
10.47369/eidea-23-2
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284433264508928