Análise de uma redação nota mil do ENEM 2012: o modo de organização do discurso argumentativo e o emprego dos articuladores textuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Isabel Soares
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cabral, Ana Lúcia Tinoco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/837
Resumo: O artigo aborda a produção textual argumentativa, entendendo que ela retrata uma organização planejada conforme as intenções de dizer do produtor na defesa de um ponto de vista. Tendo como base teórica a Linguística Textual de abordagem sócio-interacional cognitiva, o trabalho analisa uma redação nota mil (1000) resultante da proposta do ENEM 2012, focalizando o modo de organização argumentativo (CHARAUDEAU, 2008) e os articuladores textuais empregados, enquanto estratégias que marcam a direção argumentativa (KOCH, 2009 e 2012; CABRAL, 2010). Inicialmente, apresenta a produção textual no contexto do ENEM (BRASIL, 2013); em seguida, expõe o modo de organização do discurso argumentativo postulado por Charaudeau (2008), dialogando com os articuladores textuais (KOCH, 2009 e 2012; CABRAL, 2010); finalmente, apresenta a análise dos articuladores textuais. A análise indica que o produtor organizou o seu dizer argumentativo e utilizou os articuladores textuais de forma a direcioná-los ao objetivo visado.
id UESC-1_f38e680b69445dd464f7d27c2fc97cb6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/837
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Análise de uma redação nota mil do ENEM 2012: o modo de organização do discurso argumentativo e o emprego dos articuladores textuaisO artigo aborda a produção textual argumentativa, entendendo que ela retrata uma organização planejada conforme as intenções de dizer do produtor na defesa de um ponto de vista. Tendo como base teórica a Linguística Textual de abordagem sócio-interacional cognitiva, o trabalho analisa uma redação nota mil (1000) resultante da proposta do ENEM 2012, focalizando o modo de organização argumentativo (CHARAUDEAU, 2008) e os articuladores textuais empregados, enquanto estratégias que marcam a direção argumentativa (KOCH, 2009 e 2012; CABRAL, 2010). Inicialmente, apresenta a produção textual no contexto do ENEM (BRASIL, 2013); em seguida, expõe o modo de organização do discurso argumentativo postulado por Charaudeau (2008), dialogando com os articuladores textuais (KOCH, 2009 e 2012; CABRAL, 2010); finalmente, apresenta a análise dos articuladores textuais. A análise indica que o produtor organizou o seu dizer argumentativo e utilizou os articuladores textuais de forma a direcioná-los ao objetivo visado.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/837Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 9, jul/dez.2015; 67-87Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 9, jul/dez.2015; 67-872237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/837/789Oliveira, Maria Isabel SoaresCabral, Ana Lúcia Tinocoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:02:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/837Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:02:08EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de uma redação nota mil do ENEM 2012: o modo de organização do discurso argumentativo e o emprego dos articuladores textuais
title Análise de uma redação nota mil do ENEM 2012: o modo de organização do discurso argumentativo e o emprego dos articuladores textuais
spellingShingle Análise de uma redação nota mil do ENEM 2012: o modo de organização do discurso argumentativo e o emprego dos articuladores textuais
Oliveira, Maria Isabel Soares
title_short Análise de uma redação nota mil do ENEM 2012: o modo de organização do discurso argumentativo e o emprego dos articuladores textuais
title_full Análise de uma redação nota mil do ENEM 2012: o modo de organização do discurso argumentativo e o emprego dos articuladores textuais
title_fullStr Análise de uma redação nota mil do ENEM 2012: o modo de organização do discurso argumentativo e o emprego dos articuladores textuais
title_full_unstemmed Análise de uma redação nota mil do ENEM 2012: o modo de organização do discurso argumentativo e o emprego dos articuladores textuais
title_sort Análise de uma redação nota mil do ENEM 2012: o modo de organização do discurso argumentativo e o emprego dos articuladores textuais
author Oliveira, Maria Isabel Soares
author_facet Oliveira, Maria Isabel Soares
Cabral, Ana Lúcia Tinoco
author_role author
author2 Cabral, Ana Lúcia Tinoco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Isabel Soares
Cabral, Ana Lúcia Tinoco
description O artigo aborda a produção textual argumentativa, entendendo que ela retrata uma organização planejada conforme as intenções de dizer do produtor na defesa de um ponto de vista. Tendo como base teórica a Linguística Textual de abordagem sócio-interacional cognitiva, o trabalho analisa uma redação nota mil (1000) resultante da proposta do ENEM 2012, focalizando o modo de organização argumentativo (CHARAUDEAU, 2008) e os articuladores textuais empregados, enquanto estratégias que marcam a direção argumentativa (KOCH, 2009 e 2012; CABRAL, 2010). Inicialmente, apresenta a produção textual no contexto do ENEM (BRASIL, 2013); em seguida, expõe o modo de organização do discurso argumentativo postulado por Charaudeau (2008), dialogando com os articuladores textuais (KOCH, 2009 e 2012; CABRAL, 2010); finalmente, apresenta a análise dos articuladores textuais. A análise indica que o produtor organizou o seu dizer argumentativo e utilizou os articuladores textuais de forma a direcioná-los ao objetivo visado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/837
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/837/789
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 9, jul/dez.2015; 67-87
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 9, jul/dez.2015; 67-87
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284432098492416