Análise de uma redação nota mil do ENEM 2012: o modo de organização do discurso argumentativo e o emprego dos articuladores textuais
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/837 |
Resumo: | O artigo aborda a produção textual argumentativa, entendendo que ela retrata uma organização planejada conforme as intenções de dizer do produtor na defesa de um ponto de vista. Tendo como base teórica a Linguística Textual de abordagem sócio-interacional cognitiva, o trabalho analisa uma redação nota mil (1000) resultante da proposta do ENEM 2012, focalizando o modo de organização argumentativo (CHARAUDEAU, 2008) e os articuladores textuais empregados, enquanto estratégias que marcam a direção argumentativa (KOCH, 2009 e 2012; CABRAL, 2010). Inicialmente, apresenta a produção textual no contexto do ENEM (BRASIL, 2013); em seguida, expõe o modo de organização do discurso argumentativo postulado por Charaudeau (2008), dialogando com os articuladores textuais (KOCH, 2009 e 2012; CABRAL, 2010); finalmente, apresenta a análise dos articuladores textuais. A análise indica que o produtor organizou o seu dizer argumentativo e utilizou os articuladores textuais de forma a direcioná-los ao objetivo visado. |
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Análise de uma redação nota mil do ENEM 2012: o modo de organização do discurso argumentativo e o emprego dos articuladores textuaisO artigo aborda a produção textual argumentativa, entendendo que ela retrata uma organização planejada conforme as intenções de dizer do produtor na defesa de um ponto de vista. Tendo como base teórica a Linguística Textual de abordagem sócio-interacional cognitiva, o trabalho analisa uma redação nota mil (1000) resultante da proposta do ENEM 2012, focalizando o modo de organização argumentativo (CHARAUDEAU, 2008) e os articuladores textuais empregados, enquanto estratégias que marcam a direção argumentativa (KOCH, 2009 e 2012; CABRAL, 2010). Inicialmente, apresenta a produção textual no contexto do ENEM (BRASIL, 2013); em seguida, expõe o modo de organização do discurso argumentativo postulado por Charaudeau (2008), dialogando com os articuladores textuais (KOCH, 2009 e 2012; CABRAL, 2010); finalmente, apresenta a análise dos articuladores textuais. A análise indica que o produtor organizou o seu dizer argumentativo e utilizou os articuladores textuais de forma a direcioná-los ao objetivo visado.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/837Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 9, jul/dez.2015; 67-87Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 9, jul/dez.2015; 67-872237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/837/789Oliveira, Maria Isabel SoaresCabral, Ana Lúcia Tinocoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:02:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/837Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:02:08EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
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