O EFEITO FRAMING E A PERCEPÇÃO DE VALOR E DE PREÇO: UMA ANÁLISE SOBRE A DECISÃO DE COMPRA DO TURISTA EM UM QUARTO DE HOTEL NO RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flavio Andrew do Nascimento
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Machado, Juliane dos Santos, Mayer, Verônica Feder
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2014
Resumo: O artigo pretende analisar a percepção de valor e preço dos turistas em relação à compra de um quarto de hotel na cidade do Rio de Janeiro com base nos comentários do site TripAdvisor e discutir como o efeito framing pode impactar nessa percepção. Os resultados possuem potenciais implicações de gestão e planejamento dos hotéis, e longo alcance para a pesquisa de comportamento do consumidor no turismo e da hotelaria, tanto quanto para a teoria. Para alcançar os objetivos do trabalho foi realizada uma revisão da literatura acerca dos temas valor percebido e percepção de justiça em preços, além de efeito framing, todos aplicados a hotéis, a partir de busca nas bases SCOPUS e Web of Science. Em seguida, foi realizada uma análise de conteúdo em 374 comentários do TripAdvisor de um hotel de luxo na Zona Sul do Rio de Janeiro no período de Outubro de 2016 à Julho de 2017. A ferramenta utilizada para essa pesquisa foram os softwares SPSS e Nvivo. Os resultados indicam uma boa percepção de valor e de preço por parte dos turistas.
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