Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1562 |
Resumo: | Este trabalho examina os antecedentes e as consequências da percepção de justiça em preços do turista nacional no Bondinho do Pão de Açúcar, atrativo mais visitado do Rio de Janeiro e ícone do turismo na cidade. Os antecedentes estão relacionados às influências e motivações que levaram o turista a visitar o bondinho. A percepção de justiça dos preços indica que há uma divisão entre os que acham o preço justo e injusto do ingresso cobrado. Na percepção de valor, os turistas acreditam que há uma boa relação de custo versus benefício no investimento feito ao visitar o atrativo. As consequências apresentam-se no boca a boca realizado pelos turistas com suas experiências vividas no local, seja presencialmente (família, amigos) seja de forma virtual (redes sociais, TripAdvisor). O estudo aplica conhecimentos teóricos ao bondinho e contribui para um relacionamento melhor entre turistas e a empresa administradora e conclui que não há necessidade de mudança nos preços praticados no bondinho |
id |
UFF-2_3d44aaab4d3bc4b8e4c64a88dc3a7599 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1562 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionaisMarketing turísticoComportamento do consumidorPrecificaçãoTurismoRio de Janeiro (RJ)Pão de Açúcar, Morro do (Rio de Janeiro, RJ)TuristaAspecto econômicoTourism marketingConsumer behaviorPricingEste trabalho examina os antecedentes e as consequências da percepção de justiça em preços do turista nacional no Bondinho do Pão de Açúcar, atrativo mais visitado do Rio de Janeiro e ícone do turismo na cidade. Os antecedentes estão relacionados às influências e motivações que levaram o turista a visitar o bondinho. A percepção de justiça dos preços indica que há uma divisão entre os que acham o preço justo e injusto do ingresso cobrado. Na percepção de valor, os turistas acreditam que há uma boa relação de custo versus benefício no investimento feito ao visitar o atrativo. As consequências apresentam-se no boca a boca realizado pelos turistas com suas experiências vividas no local, seja presencialmente (família, amigos) seja de forma virtual (redes sociais, TripAdvisor). O estudo aplica conhecimentos teóricos ao bondinho e contribui para um relacionamento melhor entre turistas e a empresa administradora e conclui que não há necessidade de mudança nos preços praticados no bondinhoThis paper examines the antecedents and consequences of perceived fairness of national tourist in Sugar Loaf’s prices, most visited attraction of Rio de Janeiro and tourism icon in the city. The antecedents are related to the influences and motivations that led the tourists to visit cable car. The perceived fairness indicates that there is a split between those who think the ticket price is just and unjust. In the perception of value, tourists believe there is a good relation of cost versus benefit in the investment made to visit the attraction. The consequences are given in sharing by tourists with their experiences, either in person (family, friends) or in virtual form (social networks, TripAdvisor). he study applies theoretical knowledge to the cable car and contributes to a better relationship between tourists and the management company and concludes that there is no need to change the prices in the cable carMayer, Verônica FederMarques, Osíris Ricardo BezerraDantas, José Carlos de SouzaSantos, Flavio Andrew do Nascimento2016-03-24T13:27:33Z2016-03-24T13:27:33Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1562CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-15T17:42:17Zoai:app.uff.br:1/1562Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:41.277036Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais |
title |
Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais |
spellingShingle |
Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais Santos, Flavio Andrew do Nascimento Marketing turístico Comportamento do consumidor Precificação Turismo Rio de Janeiro (RJ) Pão de Açúcar, Morro do (Rio de Janeiro, RJ) Turista Aspecto econômico Tourism marketing Consumer behavior Pricing |
title_short |
Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais |
title_full |
Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais |
title_fullStr |
Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais |
title_full_unstemmed |
Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais |
title_sort |
Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais |
author |
Santos, Flavio Andrew do Nascimento |
author_facet |
Santos, Flavio Andrew do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mayer, Verônica Feder Marques, Osíris Ricardo Bezerra Dantas, José Carlos de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Flavio Andrew do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing turístico Comportamento do consumidor Precificação Turismo Rio de Janeiro (RJ) Pão de Açúcar, Morro do (Rio de Janeiro, RJ) Turista Aspecto econômico Tourism marketing Consumer behavior Pricing |
topic |
Marketing turístico Comportamento do consumidor Precificação Turismo Rio de Janeiro (RJ) Pão de Açúcar, Morro do (Rio de Janeiro, RJ) Turista Aspecto econômico Tourism marketing Consumer behavior Pricing |
description |
Este trabalho examina os antecedentes e as consequências da percepção de justiça em preços do turista nacional no Bondinho do Pão de Açúcar, atrativo mais visitado do Rio de Janeiro e ícone do turismo na cidade. Os antecedentes estão relacionados às influências e motivações que levaram o turista a visitar o bondinho. A percepção de justiça dos preços indica que há uma divisão entre os que acham o preço justo e injusto do ingresso cobrado. Na percepção de valor, os turistas acreditam que há uma boa relação de custo versus benefício no investimento feito ao visitar o atrativo. As consequências apresentam-se no boca a boca realizado pelos turistas com suas experiências vividas no local, seja presencialmente (família, amigos) seja de forma virtual (redes sociais, TripAdvisor). O estudo aplica conhecimentos teóricos ao bondinho e contribui para um relacionamento melhor entre turistas e a empresa administradora e conclui que não há necessidade de mudança nos preços praticados no bondinho |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-03-24T13:27:33Z 2016-03-24T13:27:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1562 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823681498775552 |