Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flavio Andrew do Nascimento
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1562
Resumo: Este trabalho examina os antecedentes e as consequências da percepção de justiça em preços do turista nacional no Bondinho do Pão de Açúcar, atrativo mais visitado do Rio de Janeiro e ícone do turismo na cidade. Os antecedentes estão relacionados às influências e motivações que levaram o turista a visitar o bondinho. A percepção de justiça dos preços indica que há uma divisão entre os que acham o preço justo e injusto do ingresso cobrado. Na percepção de valor, os turistas acreditam que há uma boa relação de custo versus benefício no investimento feito ao visitar o atrativo. As consequências apresentam-se no boca a boca realizado pelos turistas com suas experiências vividas no local, seja presencialmente (família, amigos) seja de forma virtual (redes sociais, TripAdvisor). O estudo aplica conhecimentos teóricos ao bondinho e contribui para um relacionamento melhor entre turistas e a empresa administradora e conclui que não há necessidade de mudança nos preços praticados no bondinho
id UFF-2_3d44aaab4d3bc4b8e4c64a88dc3a7599
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1562
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionaisMarketing turísticoComportamento do consumidorPrecificaçãoTurismoRio de Janeiro (RJ)Pão de Açúcar, Morro do (Rio de Janeiro, RJ)TuristaAspecto econômicoTourism marketingConsumer behaviorPricingEste trabalho examina os antecedentes e as consequências da percepção de justiça em preços do turista nacional no Bondinho do Pão de Açúcar, atrativo mais visitado do Rio de Janeiro e ícone do turismo na cidade. Os antecedentes estão relacionados às influências e motivações que levaram o turista a visitar o bondinho. A percepção de justiça dos preços indica que há uma divisão entre os que acham o preço justo e injusto do ingresso cobrado. Na percepção de valor, os turistas acreditam que há uma boa relação de custo versus benefício no investimento feito ao visitar o atrativo. As consequências apresentam-se no boca a boca realizado pelos turistas com suas experiências vividas no local, seja presencialmente (família, amigos) seja de forma virtual (redes sociais, TripAdvisor). O estudo aplica conhecimentos teóricos ao bondinho e contribui para um relacionamento melhor entre turistas e a empresa administradora e conclui que não há necessidade de mudança nos preços praticados no bondinhoThis paper examines the antecedents and consequences of perceived fairness of national tourist in Sugar Loaf’s prices, most visited attraction of Rio de Janeiro and tourism icon in the city. The antecedents are related to the influences and motivations that led the tourists to visit cable car. The perceived fairness indicates that there is a split between those who think the ticket price is just and unjust. In the perception of value, tourists believe there is a good relation of cost versus benefit in the investment made to visit the attraction. The consequences are given in sharing by tourists with their experiences, either in person (family, friends) or in virtual form (social networks, TripAdvisor). he study applies theoretical knowledge to the cable car and contributes to a better relationship between tourists and the management company and concludes that there is no need to change the prices in the cable carMayer, Verônica FederMarques, Osíris Ricardo BezerraDantas, José Carlos de SouzaSantos, Flavio Andrew do Nascimento2016-03-24T13:27:33Z2016-03-24T13:27:33Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1562CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-15T17:42:17Zoai:app.uff.br:1/1562Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:41.277036Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais
title Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais
spellingShingle Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais
Santos, Flavio Andrew do Nascimento
Marketing turístico
Comportamento do consumidor
Precificação
Turismo
Rio de Janeiro (RJ)
Pão de Açúcar, Morro do (Rio de Janeiro, RJ)
Turista
Aspecto econômico
Tourism marketing
Consumer behavior
Pricing
title_short Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais
title_full Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais
title_fullStr Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais
title_full_unstemmed Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais
title_sort Percepção de preço e valor no bondinho do Pão de Açúcar: um estudo exploratório com turistas nacionais
author Santos, Flavio Andrew do Nascimento
author_facet Santos, Flavio Andrew do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Verônica Feder
Marques, Osíris Ricardo Bezerra
Dantas, José Carlos de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Flavio Andrew do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing turístico
Comportamento do consumidor
Precificação
Turismo
Rio de Janeiro (RJ)
Pão de Açúcar, Morro do (Rio de Janeiro, RJ)
Turista
Aspecto econômico
Tourism marketing
Consumer behavior
Pricing
topic Marketing turístico
Comportamento do consumidor
Precificação
Turismo
Rio de Janeiro (RJ)
Pão de Açúcar, Morro do (Rio de Janeiro, RJ)
Turista
Aspecto econômico
Tourism marketing
Consumer behavior
Pricing
description Este trabalho examina os antecedentes e as consequências da percepção de justiça em preços do turista nacional no Bondinho do Pão de Açúcar, atrativo mais visitado do Rio de Janeiro e ícone do turismo na cidade. Os antecedentes estão relacionados às influências e motivações que levaram o turista a visitar o bondinho. A percepção de justiça dos preços indica que há uma divisão entre os que acham o preço justo e injusto do ingresso cobrado. Na percepção de valor, os turistas acreditam que há uma boa relação de custo versus benefício no investimento feito ao visitar o atrativo. As consequências apresentam-se no boca a boca realizado pelos turistas com suas experiências vividas no local, seja presencialmente (família, amigos) seja de forma virtual (redes sociais, TripAdvisor). O estudo aplica conhecimentos teóricos ao bondinho e contribui para um relacionamento melhor entre turistas e a empresa administradora e conclui que não há necessidade de mudança nos preços praticados no bondinho
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-24T13:27:33Z
2016-03-24T13:27:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1562
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823681498775552