TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Eberton da Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Izabel Cristina Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2022
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar e analisar quais são os aplicativos voltados para o turismo nas cidades de Diamantina e Ouro Preto, ambas localizadas em Minas Gerais, assim como, verificar de que forma esses mecanismos digitais estão sendo utilizados sob a ótica do turismo pelos destinos.  Foi realizada uma contextualização do marco dessas tecnologias na história, assim como o uso dos smartphones atualmente, consequentemente dos aplicativos também. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, juntamente com testes promovidos com os próprios aplicativos selecionados, cabendo à pesquisa teórica a explanação e o embasamento das temáticas sobre turismo, tecnologia e marketing, gerando um debate sobre a importância das novas tecnologias de comunicação no mercado turístico e, como os diversos atores da cadeia produtiva do setor podem se beneficiar com tais ferramentas. Foram identificados em nossa pesquisa 41 aplicativos dentre os quais 04 destes foram analisados, carecendo de melhorias, principalmente no que tange as informações disponibilizadas pelos aplicativos, sendo tratadas nesse artigo como fator estratégico crucial para a efetividade do serviço.
id UESC-2_c0fd4164da0fb7839e06ee9bfdedc928
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2022
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETOO objetivo deste estudo é identificar e analisar quais são os aplicativos voltados para o turismo nas cidades de Diamantina e Ouro Preto, ambas localizadas em Minas Gerais, assim como, verificar de que forma esses mecanismos digitais estão sendo utilizados sob a ótica do turismo pelos destinos.  Foi realizada uma contextualização do marco dessas tecnologias na história, assim como o uso dos smartphones atualmente, consequentemente dos aplicativos também. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, juntamente com testes promovidos com os próprios aplicativos selecionados, cabendo à pesquisa teórica a explanação e o embasamento das temáticas sobre turismo, tecnologia e marketing, gerando um debate sobre a importância das novas tecnologias de comunicação no mercado turístico e, como os diversos atores da cadeia produtiva do setor podem se beneficiar com tais ferramentas. Foram identificados em nossa pesquisa 41 aplicativos dentre os quais 04 destes foram analisados, carecendo de melhorias, principalmente no que tange as informações disponibilizadas pelos aplicativos, sendo tratadas nesse artigo como fator estratégico crucial para a efetividade do serviço.Editus2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2022CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 12 n. 1 (2018): Edição Especial II SEMPIT; 189-2151982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2022/1526Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Eberton da CostaOliveira, Izabel Cristina Carvalho de2018-12-27T01:17:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2022Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2018-12-27T01:17:35Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO
title TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO
spellingShingle TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO
Siqueira, Eberton da Costa
title_short TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO
title_full TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO
title_fullStr TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO
title_full_unstemmed TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO
title_sort TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO
author Siqueira, Eberton da Costa
author_facet Siqueira, Eberton da Costa
Oliveira, Izabel Cristina Carvalho de
author_role author
author2 Oliveira, Izabel Cristina Carvalho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Eberton da Costa
Oliveira, Izabel Cristina Carvalho de
description O objetivo deste estudo é identificar e analisar quais são os aplicativos voltados para o turismo nas cidades de Diamantina e Ouro Preto, ambas localizadas em Minas Gerais, assim como, verificar de que forma esses mecanismos digitais estão sendo utilizados sob a ótica do turismo pelos destinos.  Foi realizada uma contextualização do marco dessas tecnologias na história, assim como o uso dos smartphones atualmente, consequentemente dos aplicativos também. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, juntamente com testes promovidos com os próprios aplicativos selecionados, cabendo à pesquisa teórica a explanação e o embasamento das temáticas sobre turismo, tecnologia e marketing, gerando um debate sobre a importância das novas tecnologias de comunicação no mercado turístico e, como os diversos atores da cadeia produtiva do setor podem se beneficiar com tais ferramentas. Foram identificados em nossa pesquisa 41 aplicativos dentre os quais 04 destes foram analisados, carecendo de melhorias, principalmente no que tange as informações disponibilizadas pelos aplicativos, sendo tratadas nesse artigo como fator estratégico crucial para a efetividade do serviço.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2022
url https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2022/1526
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 12 n. 1 (2018): Edição Especial II SEMPIT; 189-215
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1799319079407845376