TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Cultura e Turismo |
Texto Completo: | https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2022 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é identificar e analisar quais são os aplicativos voltados para o turismo nas cidades de Diamantina e Ouro Preto, ambas localizadas em Minas Gerais, assim como, verificar de que forma esses mecanismos digitais estão sendo utilizados sob a ótica do turismo pelos destinos. Foi realizada uma contextualização do marco dessas tecnologias na história, assim como o uso dos smartphones atualmente, consequentemente dos aplicativos também. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, juntamente com testes promovidos com os próprios aplicativos selecionados, cabendo à pesquisa teórica a explanação e o embasamento das temáticas sobre turismo, tecnologia e marketing, gerando um debate sobre a importância das novas tecnologias de comunicação no mercado turístico e, como os diversos atores da cadeia produtiva do setor podem se beneficiar com tais ferramentas. Foram identificados em nossa pesquisa 41 aplicativos dentre os quais 04 destes foram analisados, carecendo de melhorias, principalmente no que tange as informações disponibilizadas pelos aplicativos, sendo tratadas nesse artigo como fator estratégico crucial para a efetividade do serviço. |
id |
UESC-2_c0fd4164da0fb7839e06ee9bfdedc928 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2022 |
network_acronym_str |
UESC-2 |
network_name_str |
Revista de Cultura e Turismo |
repository_id_str |
|
spelling |
TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETOO objetivo deste estudo é identificar e analisar quais são os aplicativos voltados para o turismo nas cidades de Diamantina e Ouro Preto, ambas localizadas em Minas Gerais, assim como, verificar de que forma esses mecanismos digitais estão sendo utilizados sob a ótica do turismo pelos destinos. Foi realizada uma contextualização do marco dessas tecnologias na história, assim como o uso dos smartphones atualmente, consequentemente dos aplicativos também. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, juntamente com testes promovidos com os próprios aplicativos selecionados, cabendo à pesquisa teórica a explanação e o embasamento das temáticas sobre turismo, tecnologia e marketing, gerando um debate sobre a importância das novas tecnologias de comunicação no mercado turístico e, como os diversos atores da cadeia produtiva do setor podem se beneficiar com tais ferramentas. Foram identificados em nossa pesquisa 41 aplicativos dentre os quais 04 destes foram analisados, carecendo de melhorias, principalmente no que tange as informações disponibilizadas pelos aplicativos, sendo tratadas nesse artigo como fator estratégico crucial para a efetividade do serviço.Editus2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2022CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 12 n. 1 (2018): Edição Especial II SEMPIT; 189-2151982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2022/1526Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Eberton da CostaOliveira, Izabel Cristina Carvalho de2018-12-27T01:17:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2022Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2018-12-27T01:17:35Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO |
title |
TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO |
spellingShingle |
TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO Siqueira, Eberton da Costa |
title_short |
TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO |
title_full |
TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO |
title_fullStr |
TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO |
title_full_unstemmed |
TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO |
title_sort |
TURISMO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA OFERTA DE APLICATIVOS NOS DESTINOS DE DIAMANTINA E OURO PRETO |
author |
Siqueira, Eberton da Costa |
author_facet |
Siqueira, Eberton da Costa Oliveira, Izabel Cristina Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Izabel Cristina Carvalho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Eberton da Costa Oliveira, Izabel Cristina Carvalho de |
description |
O objetivo deste estudo é identificar e analisar quais são os aplicativos voltados para o turismo nas cidades de Diamantina e Ouro Preto, ambas localizadas em Minas Gerais, assim como, verificar de que forma esses mecanismos digitais estão sendo utilizados sob a ótica do turismo pelos destinos. Foi realizada uma contextualização do marco dessas tecnologias na história, assim como o uso dos smartphones atualmente, consequentemente dos aplicativos também. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, juntamente com testes promovidos com os próprios aplicativos selecionados, cabendo à pesquisa teórica a explanação e o embasamento das temáticas sobre turismo, tecnologia e marketing, gerando um debate sobre a importância das novas tecnologias de comunicação no mercado turístico e, como os diversos atores da cadeia produtiva do setor podem se beneficiar com tais ferramentas. Foram identificados em nossa pesquisa 41 aplicativos dentre os quais 04 destes foram analisados, carecendo de melhorias, principalmente no que tange as informações disponibilizadas pelos aplicativos, sendo tratadas nesse artigo como fator estratégico crucial para a efetividade do serviço. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2022 |
url |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2022/1526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
dc.source.none.fl_str_mv |
CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 12 n. 1 (2018): Edição Especial II SEMPIT; 189-215 1982-5838 reponame:Revista de Cultura e Turismo instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
Revista de Cultura e Turismo |
collection |
Revista de Cultura e Turismo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com |
_version_ |
1799319079407845376 |