ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Cultura e Turismo |
Texto Completo: | https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047 |
Resumo: | Este estudo identifica o perfil psicográfico de moradores da comunidade da Rocinha, clientes de agências de viagem. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor de turismo no Brasil e pela importância da classe média emergente, havendo necessidade de conhecer melhor este público. A Academia no Brasil tem enfatizado aspectos do consumo de baixa renda relacionados ao varejo e às características destes consumidores, assim como seu processo de compra. Percebe-se, no entanto, lacunas quanto à aplicação do conceito de perfis psicográficos e estudos sobre consumo da classe média emergente em turismo. O arcabouço teórico deste trabalho baseia-se na tipologia de Plog e seus perfis, os quais o autor denomina de “alocêntrico”, “mesocêntrico” e “psicocêntrico”, conforme suas características. Foi adotada uma análise de conteúdo de Bardin, das 12 entrevistas em profundidade realizadas com clientes da agência, escolhidos segundo critérios de tipicidade e acessibilidade. Comparou-se os relatos das entrevistas com os perfis psicográficos, embasados no referencial teórico. Os dados revelaram uniformidade no perfil dos clientes da agência, predominando o tipo “psicocêntrico”, com algumas características do perfil “mesocêntrico”. Os clientes da agência eram de origem nordestina, e compravam, em geral, passagens aéreas ou rodoviárias para visitar seus parentes nas cidades de origem. |
id |
UESC-2_dacad5874c151c21bf09e950e82bec68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1047 |
network_acronym_str |
UESC-2 |
network_name_str |
Revista de Cultura e Turismo |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHAEste estudo identifica o perfil psicográfico de moradores da comunidade da Rocinha, clientes de agências de viagem. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor de turismo no Brasil e pela importância da classe média emergente, havendo necessidade de conhecer melhor este público. A Academia no Brasil tem enfatizado aspectos do consumo de baixa renda relacionados ao varejo e às características destes consumidores, assim como seu processo de compra. Percebe-se, no entanto, lacunas quanto à aplicação do conceito de perfis psicográficos e estudos sobre consumo da classe média emergente em turismo. O arcabouço teórico deste trabalho baseia-se na tipologia de Plog e seus perfis, os quais o autor denomina de “alocêntrico”, “mesocêntrico” e “psicocêntrico”, conforme suas características. Foi adotada uma análise de conteúdo de Bardin, das 12 entrevistas em profundidade realizadas com clientes da agência, escolhidos segundo critérios de tipicidade e acessibilidade. Comparou-se os relatos das entrevistas com os perfis psicográficos, embasados no referencial teórico. Os dados revelaram uniformidade no perfil dos clientes da agência, predominando o tipo “psicocêntrico”, com algumas características do perfil “mesocêntrico”. Os clientes da agência eram de origem nordestina, e compravam, em geral, passagens aéreas ou rodoviárias para visitar seus parentes nas cidades de origem. Editus2017-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 1 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 01 – Fev/2017; 113 - 1421982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047/1340https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047/1673Copyright (c) 2017 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Roberto Pessoa de Queiroz2018-12-27T01:12:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1047Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2018-12-27T01:12:37Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA |
title |
ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA |
spellingShingle |
ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz |
title_short |
ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA |
title_full |
ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA |
title_fullStr |
ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA |
title_sort |
ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA |
author |
Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz |
author_facet |
Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz |
description |
Este estudo identifica o perfil psicográfico de moradores da comunidade da Rocinha, clientes de agências de viagem. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor de turismo no Brasil e pela importância da classe média emergente, havendo necessidade de conhecer melhor este público. A Academia no Brasil tem enfatizado aspectos do consumo de baixa renda relacionados ao varejo e às características destes consumidores, assim como seu processo de compra. Percebe-se, no entanto, lacunas quanto à aplicação do conceito de perfis psicográficos e estudos sobre consumo da classe média emergente em turismo. O arcabouço teórico deste trabalho baseia-se na tipologia de Plog e seus perfis, os quais o autor denomina de “alocêntrico”, “mesocêntrico” e “psicocêntrico”, conforme suas características. Foi adotada uma análise de conteúdo de Bardin, das 12 entrevistas em profundidade realizadas com clientes da agência, escolhidos segundo critérios de tipicidade e acessibilidade. Comparou-se os relatos das entrevistas com os perfis psicográficos, embasados no referencial teórico. Os dados revelaram uniformidade no perfil dos clientes da agência, predominando o tipo “psicocêntrico”, com algumas características do perfil “mesocêntrico”. Os clientes da agência eram de origem nordestina, e compravam, em geral, passagens aéreas ou rodoviárias para visitar seus parentes nas cidades de origem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047 |
url |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047/1340 https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047/1673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
dc.source.none.fl_str_mv |
CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 1 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 01 – Fev/2017; 113 - 142 1982-5838 reponame:Revista de Cultura e Turismo instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
Revista de Cultura e Turismo |
collection |
Revista de Cultura e Turismo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com |
_version_ |
1799319079319764992 |