ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047
Resumo: Este estudo identifica o perfil psicográfico de moradores da comunidade da Rocinha, clientes de agências de viagem. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor de turismo no Brasil e pela importância da classe média emergente, havendo necessidade de conhecer melhor este público. A Academia no Brasil tem enfatizado aspectos do consumo de baixa renda relacionados ao varejo e às características destes consumidores, assim como seu processo de compra. Percebe-se, no entanto, lacunas quanto à aplicação do conceito de perfis psicográficos e estudos sobre consumo da classe média emergente em turismo. O arcabouço teórico deste trabalho baseia-se na tipologia de Plog e seus perfis, os quais o autor denomina de “alocêntrico”, “mesocêntrico” e “psicocêntrico”, conforme suas características. Foi adotada uma análise de conteúdo de Bardin, das 12 entrevistas em profundidade realizadas com clientes da agência, escolhidos segundo critérios de tipicidade e acessibilidade. Comparou-se os relatos das entrevistas com os perfis psicográficos, embasados no referencial teórico. Os dados revelaram uniformidade no perfil dos clientes da agência, predominando o tipo “psicocêntrico”, com algumas características do perfil “mesocêntrico”. Os clientes da agência eram de origem nordestina, e compravam, em geral, passagens aéreas ou rodoviárias para visitar seus parentes nas cidades de origem.
id UESC-2_dacad5874c151c21bf09e950e82bec68
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1047
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHAEste estudo identifica o perfil psicográfico de moradores da comunidade da Rocinha, clientes de agências de viagem. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor de turismo no Brasil e pela importância da classe média emergente, havendo necessidade de conhecer melhor este público. A Academia no Brasil tem enfatizado aspectos do consumo de baixa renda relacionados ao varejo e às características destes consumidores, assim como seu processo de compra. Percebe-se, no entanto, lacunas quanto à aplicação do conceito de perfis psicográficos e estudos sobre consumo da classe média emergente em turismo. O arcabouço teórico deste trabalho baseia-se na tipologia de Plog e seus perfis, os quais o autor denomina de “alocêntrico”, “mesocêntrico” e “psicocêntrico”, conforme suas características. Foi adotada uma análise de conteúdo de Bardin, das 12 entrevistas em profundidade realizadas com clientes da agência, escolhidos segundo critérios de tipicidade e acessibilidade. Comparou-se os relatos das entrevistas com os perfis psicográficos, embasados no referencial teórico. Os dados revelaram uniformidade no perfil dos clientes da agência, predominando o tipo “psicocêntrico”, com algumas características do perfil “mesocêntrico”. Os clientes da agência eram de origem nordestina, e compravam, em geral, passagens aéreas ou rodoviárias para visitar seus parentes nas cidades de origem. Editus2017-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 1 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 01 – Fev/2017; 113 - 1421982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047/1340https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047/1673Copyright (c) 2017 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Roberto Pessoa de Queiroz2018-12-27T01:12:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1047Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2018-12-27T01:12:37Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA
title ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA
spellingShingle ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA
Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz
title_short ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA
title_full ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA
title_fullStr ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA
title_full_unstemmed ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA
title_sort ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA
author Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz
author_facet Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz
description Este estudo identifica o perfil psicográfico de moradores da comunidade da Rocinha, clientes de agências de viagem. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor de turismo no Brasil e pela importância da classe média emergente, havendo necessidade de conhecer melhor este público. A Academia no Brasil tem enfatizado aspectos do consumo de baixa renda relacionados ao varejo e às características destes consumidores, assim como seu processo de compra. Percebe-se, no entanto, lacunas quanto à aplicação do conceito de perfis psicográficos e estudos sobre consumo da classe média emergente em turismo. O arcabouço teórico deste trabalho baseia-se na tipologia de Plog e seus perfis, os quais o autor denomina de “alocêntrico”, “mesocêntrico” e “psicocêntrico”, conforme suas características. Foi adotada uma análise de conteúdo de Bardin, das 12 entrevistas em profundidade realizadas com clientes da agência, escolhidos segundo critérios de tipicidade e acessibilidade. Comparou-se os relatos das entrevistas com os perfis psicográficos, embasados no referencial teórico. Os dados revelaram uniformidade no perfil dos clientes da agência, predominando o tipo “psicocêntrico”, com algumas características do perfil “mesocêntrico”. Os clientes da agência eram de origem nordestina, e compravam, em geral, passagens aéreas ou rodoviárias para visitar seus parentes nas cidades de origem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047
url https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047/1340
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1047/1673
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 1 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 01 – Fev/2017; 113 - 142
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1799319079319764992