O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Barboza da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Siqueira, Vanuza de Paula, Faria, Wendell Fiori de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Litterata
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/817
Resumo: As constantes discussões levantadas sobre o tradicional ensino de Língua Portuguesa arraigado em um método normativista que não contempla as diversidades linguísticas, sociais e históricas que compõem a esfera escolar do ensino de língua materna, são fundamentais para construir uma prática de ensino-aprendizagem que tenha como pilar justamente o aspecto sociointeracionista do ensino. O presente trabalho traz reflexões que corroboram com essas discussões e ainda apresenta a prática do ensino com Gêneros Discursivos como aliado na busca pela educação inclusiva e verdadeiramente formadora de sujeitos dotados de competências e capacidades de se apropriarem da língua como hábeis participantes em interação com o mundo.
id UESC-3_b726c98db90e21b76de2a4fab8b7e386
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/817
network_acronym_str UESC-3
network_name_str Litterata
repository_id_str
spelling O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesaAs constantes discussões levantadas sobre o tradicional ensino de Língua Portuguesa arraigado em um método normativista que não contempla as diversidades linguísticas, sociais e históricas que compõem a esfera escolar do ensino de língua materna, são fundamentais para construir uma prática de ensino-aprendizagem que tenha como pilar justamente o aspecto sociointeracionista do ensino. O presente trabalho traz reflexões que corroboram com essas discussões e ainda apresenta a prática do ensino com Gêneros Discursivos como aliado na busca pela educação inclusiva e verdadeiramente formadora de sujeitos dotados de competências e capacidades de se apropriarem da língua como hábeis participantes em interação com o mundo.Editus2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/817Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 3 n. 1 (2013): Leitura, literatura e escritura; 70-792526-48502237-0781reponame:Litteratainstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/817/835Copyright (c) 2015 Anderson Barboza da Silva, Vanuza de Paula Siqueira, Wendell Fiori de Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Barboza daSiqueira, Vanuza de PaulaFaria, Wendell Fiori de2017-10-26T20:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/817Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/oai2526-48502237-0781opendoar:2017-10-26T20:36:08Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa
title O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa
spellingShingle O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa
Silva, Anderson Barboza da
title_short O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa
title_full O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa
title_fullStr O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa
title_full_unstemmed O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa
title_sort O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa
author Silva, Anderson Barboza da
author_facet Silva, Anderson Barboza da
Siqueira, Vanuza de Paula
Faria, Wendell Fiori de
author_role author
author2 Siqueira, Vanuza de Paula
Faria, Wendell Fiori de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Barboza da
Siqueira, Vanuza de Paula
Faria, Wendell Fiori de
description As constantes discussões levantadas sobre o tradicional ensino de Língua Portuguesa arraigado em um método normativista que não contempla as diversidades linguísticas, sociais e históricas que compõem a esfera escolar do ensino de língua materna, são fundamentais para construir uma prática de ensino-aprendizagem que tenha como pilar justamente o aspecto sociointeracionista do ensino. O presente trabalho traz reflexões que corroboram com essas discussões e ainda apresenta a prática do ensino com Gêneros Discursivos como aliado na busca pela educação inclusiva e verdadeiramente formadora de sujeitos dotados de competências e capacidades de se apropriarem da língua como hábeis participantes em interação com o mundo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/817
url http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/817/835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Anderson Barboza da Silva, Vanuza de Paula Siqueira, Wendell Fiori de Faria
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Anderson Barboza da Silva, Vanuza de Paula Siqueira, Wendell Fiori de Faria
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 3 n. 1 (2013): Leitura, literatura e escritura; 70-79
2526-4850
2237-0781
reponame:Litterata
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Litterata
collection Litterata
repository.name.fl_str_mv Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313127433994240