O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Litterata |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/817 |
Resumo: | As constantes discussões levantadas sobre o tradicional ensino de Língua Portuguesa arraigado em um método normativista que não contempla as diversidades linguísticas, sociais e históricas que compõem a esfera escolar do ensino de língua materna, são fundamentais para construir uma prática de ensino-aprendizagem que tenha como pilar justamente o aspecto sociointeracionista do ensino. O presente trabalho traz reflexões que corroboram com essas discussões e ainda apresenta a prática do ensino com Gêneros Discursivos como aliado na busca pela educação inclusiva e verdadeiramente formadora de sujeitos dotados de competências e capacidades de se apropriarem da língua como hábeis participantes em interação com o mundo. |
id |
UESC-3_b726c98db90e21b76de2a4fab8b7e386 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/817 |
network_acronym_str |
UESC-3 |
network_name_str |
Litterata |
repository_id_str |
|
spelling |
O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesaAs constantes discussões levantadas sobre o tradicional ensino de Língua Portuguesa arraigado em um método normativista que não contempla as diversidades linguísticas, sociais e históricas que compõem a esfera escolar do ensino de língua materna, são fundamentais para construir uma prática de ensino-aprendizagem que tenha como pilar justamente o aspecto sociointeracionista do ensino. O presente trabalho traz reflexões que corroboram com essas discussões e ainda apresenta a prática do ensino com Gêneros Discursivos como aliado na busca pela educação inclusiva e verdadeiramente formadora de sujeitos dotados de competências e capacidades de se apropriarem da língua como hábeis participantes em interação com o mundo.Editus2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/817Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 3 n. 1 (2013): Leitura, literatura e escritura; 70-792526-48502237-0781reponame:Litteratainstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/817/835Copyright (c) 2015 Anderson Barboza da Silva, Vanuza de Paula Siqueira, Wendell Fiori de Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Barboza daSiqueira, Vanuza de PaulaFaria, Wendell Fiori de2017-10-26T20:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/817Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/oai2526-48502237-0781opendoar:2017-10-26T20:36:08Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
title |
O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
spellingShingle |
O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa Silva, Anderson Barboza da |
title_short |
O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
title_full |
O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
title_fullStr |
O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
title_sort |
O gênero discursivo como prática no ensino-aprendizagem de língua portuguesa |
author |
Silva, Anderson Barboza da |
author_facet |
Silva, Anderson Barboza da Siqueira, Vanuza de Paula Faria, Wendell Fiori de |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Vanuza de Paula Faria, Wendell Fiori de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anderson Barboza da Siqueira, Vanuza de Paula Faria, Wendell Fiori de |
description |
As constantes discussões levantadas sobre o tradicional ensino de Língua Portuguesa arraigado em um método normativista que não contempla as diversidades linguísticas, sociais e históricas que compõem a esfera escolar do ensino de língua materna, são fundamentais para construir uma prática de ensino-aprendizagem que tenha como pilar justamente o aspecto sociointeracionista do ensino. O presente trabalho traz reflexões que corroboram com essas discussões e ainda apresenta a prática do ensino com Gêneros Discursivos como aliado na busca pela educação inclusiva e verdadeiramente formadora de sujeitos dotados de competências e capacidades de se apropriarem da língua como hábeis participantes em interação com o mundo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/817 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/817/835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Anderson Barboza da Silva, Vanuza de Paula Siqueira, Wendell Fiori de Faria info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Anderson Barboza da Silva, Vanuza de Paula Siqueira, Wendell Fiori de Faria |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 3 n. 1 (2013): Leitura, literatura e escritura; 70-79 2526-4850 2237-0781 reponame:Litterata instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
Litterata |
collection |
Litterata |
repository.name.fl_str_mv |
Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313127433994240 |