Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sandra Mara Moraes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista odisséia
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9678
Resumo: O trabalho se propõe a discutir o conceito de gênero discursivo veiculado pelo Círculo bakhtiniano, considerando o ensino/aprendizagem de língua materna na educação básica. Toma como pressuposto a teoria de que os gêneros discursivos constituem categorias primordiais para a interação discursiva, uma vez que os gêneros nos são dados como nos é dada a língua materna e que são introduzidos em nossa experiência e em nossa consciência conjuntamente sem que sua estreita correlação seja rompida. A proposta, nesse momento, também, faz uma breve análise dos manuais didáticos do Ensino Médio da rede estadual do estado do Espírito Santo, adotados no triênio de 2012 a 2014, com o objetivo de demonstrar como conceito de gênero discursivo é abordado e aplicado no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio nos referidos manuais. 
id UFRN-7_eae8492d5965383bf8e4f5cac2a90281
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/9678
network_acronym_str UFRN-7
network_name_str Revista odisséia
repository_id_str
spelling Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino MédioGênero discursivo. Ensino/aprendizagem. Língua Materna.O trabalho se propõe a discutir o conceito de gênero discursivo veiculado pelo Círculo bakhtiniano, considerando o ensino/aprendizagem de língua materna na educação básica. Toma como pressuposto a teoria de que os gêneros discursivos constituem categorias primordiais para a interação discursiva, uma vez que os gêneros nos são dados como nos é dada a língua materna e que são introduzidos em nossa experiência e em nossa consciência conjuntamente sem que sua estreita correlação seja rompida. A proposta, nesse momento, também, faz uma breve análise dos manuais didáticos do Ensino Médio da rede estadual do estado do Espírito Santo, adotados no triênio de 2012 a 2014, com o objetivo de demonstrar como conceito de gênero discursivo é abordado e aplicado no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio nos referidos manuais. UFRN2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/967810.21680/1983-2435.2016v1n1ID9678Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 118 - 131Revue Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 118 - 131Revista Odisseia; v. 1 n. 1 (2016); p. 118 - 1311983-243510.21680/1983-2435.2016v1n1reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9678/6947Copyright (c) 2016 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Sandra Mara Moraes2021-10-07T11:19:51Zoai:periodicos.ufrn.br:article/9678Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2021-10-07T11:19:51Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio
title Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio
spellingShingle Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio
Lima, Sandra Mara Moraes
Gênero discursivo. Ensino/aprendizagem. Língua Materna.
title_short Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio
title_full Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio
title_fullStr Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio
title_full_unstemmed Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio
title_sort Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio
author Lima, Sandra Mara Moraes
author_facet Lima, Sandra Mara Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sandra Mara Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo. Ensino/aprendizagem. Língua Materna.
topic Gênero discursivo. Ensino/aprendizagem. Língua Materna.
description O trabalho se propõe a discutir o conceito de gênero discursivo veiculado pelo Círculo bakhtiniano, considerando o ensino/aprendizagem de língua materna na educação básica. Toma como pressuposto a teoria de que os gêneros discursivos constituem categorias primordiais para a interação discursiva, uma vez que os gêneros nos são dados como nos é dada a língua materna e que são introduzidos em nossa experiência e em nossa consciência conjuntamente sem que sua estreita correlação seja rompida. A proposta, nesse momento, também, faz uma breve análise dos manuais didáticos do Ensino Médio da rede estadual do estado do Espírito Santo, adotados no triênio de 2012 a 2014, com o objetivo de demonstrar como conceito de gênero discursivo é abordado e aplicado no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio nos referidos manuais. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9678
10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9678
url https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9678
identifier_str_mv 10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9678/6947
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 118 - 131
Revue Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 118 - 131
Revista Odisseia; v. 1 n. 1 (2016); p. 118 - 131
1983-2435
10.21680/1983-2435.2016v1n1
reponame:Revista odisséia
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista odisséia
collection Revista odisséia
repository.name.fl_str_mv Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaodisseia2016@gmail.com
_version_ 1809282348044255232