Amado Jorge no YouTube:
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Litterata |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/3501 |
Resumo: | A ampliação do acesso às redes sociais tem provocado no público jovem, aparentemente, uma diminuição no aspecto cativante do desejo em ler uma obra literária, em virtude do imediatismo proporcionado pela web. Como peças-chave nesse caminho contemporâneo proporcionado pelo desenvolvimento das tecnologias digitais, da internet e das redes sociais, os booktubers surgiram recentemente no panorama virtual do site de vídeos da empresa Google. Nesse sentido, eles efetuam uma união entre literatura e redes sociais cativando o público para a leitura, seja ela de obras juvenis ou clássicas. No presente artigo, busca-se lançar luz à como a influenciadora Isabella Lubrano, do Canal Ler Antes de Morrer, que hospeda suas vídeo-resenhas no YouTube, articula e expõe suas experiências com a obra literária A morte e a morte de Quincas Berro d’água, de Jorge Amado (2008). Sendo assim, utiliza-se de uma metodologia qualitativa, exploratória e bibliográfica a partir de um quadro teórico que, entre outros, inclui Abreu (2020), Araujo e Saraiva (2021), Candido (2004), Costa (2016) Lévy (1999) e Santos (2013). Os resultados evidenciam que Lubrano ao atualizar a novela amadiana cativa o público espectador de sua produção audiovisual e, assim, colabora para a difusão da obra literária nas redes sociais. |
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Amado Jorge no YouTube:A ampliação do acesso às redes sociais tem provocado no público jovem, aparentemente, uma diminuição no aspecto cativante do desejo em ler uma obra literária, em virtude do imediatismo proporcionado pela web. Como peças-chave nesse caminho contemporâneo proporcionado pelo desenvolvimento das tecnologias digitais, da internet e das redes sociais, os booktubers surgiram recentemente no panorama virtual do site de vídeos da empresa Google. Nesse sentido, eles efetuam uma união entre literatura e redes sociais cativando o público para a leitura, seja ela de obras juvenis ou clássicas. No presente artigo, busca-se lançar luz à como a influenciadora Isabella Lubrano, do Canal Ler Antes de Morrer, que hospeda suas vídeo-resenhas no YouTube, articula e expõe suas experiências com a obra literária A morte e a morte de Quincas Berro d’água, de Jorge Amado (2008). Sendo assim, utiliza-se de uma metodologia qualitativa, exploratória e bibliográfica a partir de um quadro teórico que, entre outros, inclui Abreu (2020), Araujo e Saraiva (2021), Candido (2004), Costa (2016) Lévy (1999) e Santos (2013). Os resultados evidenciam que Lubrano ao atualizar a novela amadiana cativa o público espectador de sua produção audiovisual e, assim, colabora para a difusão da obra literária nas redes sociais. Editus2023-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/350110.36113/litterata.v11i1.3501Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 11 n. 1 (2023): Estudos de Literatura; 103-1172526-48502237-0781reponame:Litteratainstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/3501/2349Copyright (c) 2023 Reginaldo Silva Araujo, Gildeci de Oliveira Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Araujo, Reginaldode Oliveira Leite, Gildeci2023-04-27T13:07:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3501Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/oai2526-48502237-0781opendoar:2023-04-27T13:07:26Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
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