O GÊNERO “MEME” EM POSTS DE BLOG EDUCACIONAL: LENDO ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS COM BAKHTIN E O CÍRCULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Totina de Almeida Lara, Marina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/29
Resumo: As novas possibilidades de atuação humana nas esferas de atividade fazemcom que, cotidianamente, novos gêneros se configurem e se reorganizem. Compossibilidade de existência garantida por novos espaços de dizer (pela internet, porexemplo), esses enunciados definem novos modos de leitura, pois, majoritariamente,compõem-se com materialidades além do signo verbal. Neste artigo, propomosdiscutir o meme como gênero do discurso e como recurso didático-pedagógico no blogde um cursinho pré-vestibular, o Desconversa. A perspectiva teórico-metodológicaadotada para a discussão é a de Bakhtin e seu Círculo, que propõe uma análisedialógica dos enunciados.
id UESPI-1_006f156b638e19c52c6abdbaaf7dc451
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/29
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling O GÊNERO “MEME” EM POSTS DE BLOG EDUCACIONAL: LENDO ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS COM BAKHTIN E O CÍRCULOAs novas possibilidades de atuação humana nas esferas de atividade fazemcom que, cotidianamente, novos gêneros se configurem e se reorganizem. Compossibilidade de existência garantida por novos espaços de dizer (pela internet, porexemplo), esses enunciados definem novos modos de leitura, pois, majoritariamente,compõem-se com materialidades além do signo verbal. Neste artigo, propomosdiscutir o meme como gênero do discurso e como recurso didático-pedagógico no blogde um cursinho pré-vestibular, o Desconversa. A perspectiva teórico-metodológicaadotada para a discussão é a de Bakhtin e seu Círculo, que propõe uma análisedialógica dos enunciados.EDUESPI2018-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/29LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/29/12Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTotina de Almeida Lara, Marina2019-06-12T00:06:04Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/29Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-06-12T00:06:04Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv O GÊNERO “MEME” EM POSTS DE BLOG EDUCACIONAL: LENDO ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS COM BAKHTIN E O CÍRCULO
title O GÊNERO “MEME” EM POSTS DE BLOG EDUCACIONAL: LENDO ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS COM BAKHTIN E O CÍRCULO
spellingShingle O GÊNERO “MEME” EM POSTS DE BLOG EDUCACIONAL: LENDO ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS COM BAKHTIN E O CÍRCULO
Totina de Almeida Lara, Marina
title_short O GÊNERO “MEME” EM POSTS DE BLOG EDUCACIONAL: LENDO ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS COM BAKHTIN E O CÍRCULO
title_full O GÊNERO “MEME” EM POSTS DE BLOG EDUCACIONAL: LENDO ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS COM BAKHTIN E O CÍRCULO
title_fullStr O GÊNERO “MEME” EM POSTS DE BLOG EDUCACIONAL: LENDO ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS COM BAKHTIN E O CÍRCULO
title_full_unstemmed O GÊNERO “MEME” EM POSTS DE BLOG EDUCACIONAL: LENDO ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS COM BAKHTIN E O CÍRCULO
title_sort O GÊNERO “MEME” EM POSTS DE BLOG EDUCACIONAL: LENDO ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS COM BAKHTIN E O CÍRCULO
author Totina de Almeida Lara, Marina
author_facet Totina de Almeida Lara, Marina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Totina de Almeida Lara, Marina
description As novas possibilidades de atuação humana nas esferas de atividade fazemcom que, cotidianamente, novos gêneros se configurem e se reorganizem. Compossibilidade de existência garantida por novos espaços de dizer (pela internet, porexemplo), esses enunciados definem novos modos de leitura, pois, majoritariamente,compõem-se com materialidades além do signo verbal. Neste artigo, propomosdiscutir o meme como gênero do discurso e como recurso didático-pedagógico no blogde um cursinho pré-vestibular, o Desconversa. A perspectiva teórico-metodológicaadotada para a discussão é a de Bakhtin e seu Círculo, que propõe uma análisedialógica dos enunciados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/29
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/29
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/29/12
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1809209401342427136