EXPRESSÕES DE FUTURIDADE NO PORTUGUÊS DO BRASIL: DESCRIÇÃO E ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Livia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues Vieira, Silvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/461
Resumo: Fundamentando-se na proposta intitulada Ensino de gramática em três eixos (VIEIRA, 2014, 2017a, 2017b), aliada a procedimentos da Metodologia de aprendizagem ativa (PILATI, 2017, 2020), o artigo trata da abordagem de temas linguísticos, como o do futuro verbal, no âmbito da Educação Básica. Considerando o comportamento das expressões variáveis de futuridade, sem, entretanto, desconsiderar as regularidades do sistema gramatical, o texto apresenta e aprecia uma proposta pedagógica interventiva (SILVA, 2021) que concebe o ensino de gramática (i) como atividade reflexiva/ metacognitiva, (ii) como recurso para a construção de sentidos em diferentes gêneros textuais e contextos discursivos, e (iii) para a abordagem da variação linguística.
id UESPI-1_11775d97abea9c1f6679ddba5841134b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/461
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling EXPRESSÕES DE FUTURIDADE NO PORTUGUÊS DO BRASIL: DESCRIÇÃO E ENSINOFundamentando-se na proposta intitulada Ensino de gramática em três eixos (VIEIRA, 2014, 2017a, 2017b), aliada a procedimentos da Metodologia de aprendizagem ativa (PILATI, 2017, 2020), o artigo trata da abordagem de temas linguísticos, como o do futuro verbal, no âmbito da Educação Básica. Considerando o comportamento das expressões variáveis de futuridade, sem, entretanto, desconsiderar as regularidades do sistema gramatical, o texto apresenta e aprecia uma proposta pedagógica interventiva (SILVA, 2021) que concebe o ensino de gramática (i) como atividade reflexiva/ metacognitiva, (ii) como recurso para a construção de sentidos em diferentes gêneros textuais e contextos discursivos, e (iii) para a abordagem da variação linguística.EDUESPI2022-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/461LETRAS EM REVISTA; v. 12 n. 01 (2021): DOSSIÊ: ESTUDOS SOBRE DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DO PB E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/461/192Copyright (c) 2022 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, LiviaRodrigues Vieira, Silvia2023-03-09T21:51:22Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/461Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2023-03-09T21:51:22Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPRESSÕES DE FUTURIDADE NO PORTUGUÊS DO BRASIL: DESCRIÇÃO E ENSINO
title EXPRESSÕES DE FUTURIDADE NO PORTUGUÊS DO BRASIL: DESCRIÇÃO E ENSINO
spellingShingle EXPRESSÕES DE FUTURIDADE NO PORTUGUÊS DO BRASIL: DESCRIÇÃO E ENSINO
Silva, Livia
title_short EXPRESSÕES DE FUTURIDADE NO PORTUGUÊS DO BRASIL: DESCRIÇÃO E ENSINO
title_full EXPRESSÕES DE FUTURIDADE NO PORTUGUÊS DO BRASIL: DESCRIÇÃO E ENSINO
title_fullStr EXPRESSÕES DE FUTURIDADE NO PORTUGUÊS DO BRASIL: DESCRIÇÃO E ENSINO
title_full_unstemmed EXPRESSÕES DE FUTURIDADE NO PORTUGUÊS DO BRASIL: DESCRIÇÃO E ENSINO
title_sort EXPRESSÕES DE FUTURIDADE NO PORTUGUÊS DO BRASIL: DESCRIÇÃO E ENSINO
author Silva, Livia
author_facet Silva, Livia
Rodrigues Vieira, Silvia
author_role author
author2 Rodrigues Vieira, Silvia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Livia
Rodrigues Vieira, Silvia
description Fundamentando-se na proposta intitulada Ensino de gramática em três eixos (VIEIRA, 2014, 2017a, 2017b), aliada a procedimentos da Metodologia de aprendizagem ativa (PILATI, 2017, 2020), o artigo trata da abordagem de temas linguísticos, como o do futuro verbal, no âmbito da Educação Básica. Considerando o comportamento das expressões variáveis de futuridade, sem, entretanto, desconsiderar as regularidades do sistema gramatical, o texto apresenta e aprecia uma proposta pedagógica interventiva (SILVA, 2021) que concebe o ensino de gramática (i) como atividade reflexiva/ metacognitiva, (ii) como recurso para a construção de sentidos em diferentes gêneros textuais e contextos discursivos, e (iii) para a abordagem da variação linguística.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/461
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/461/192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 12 n. 01 (2021): DOSSIÊ: ESTUDOS SOBRE DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DO PB E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1809209401302581248